10 curiosidades sobre o gênero musical K-Pop

Você pode até não curtir (ou entender) as músicas, mas esse ritmo é febre entre a garotada. Confira agora 10 curiosidades sobre o gênero musical K-Pop

10. Década de 1990
Essa história de K-Pop começou em 1992 com uma apresentação ousada de uma banda chamada Seo Taiji and Boys. Com a modernização do país e a redução na censura, as redes de televisão começaram a introduzir o público a músicas novas em shows de talentos.

9. First band
No dia 11 de abril de 1992, Seo Taiji and Boys foi a um dos shows de talento apresentar o single Nan Arayo (I Know). Com um ritmo que misturava o pop norte-americano moderno e a cultura sul coreana, a letra falava sobre angústias de adolescentes e a pressão social para ser bem sucedido. Só que eles não ganharam o show de talentos, mas foram eleitos a pior banda da noite pelos jurados.

8. Caiu no gosto popular
Apesar de não ter ganho o concurso, o público adorou a banda e a música. Em pouco tempo, a música foi para o topo das paradas, onde permaneceu por um recorde de 17 semanas. Em 1996, a banda resolveu parar enquanto ainda fazia sucesso e se aposentou.

7. O Estouro
Vendo que o K-Pop é um ritmo rentável, um empresário criou um grupo chamado H.O.T, treinando cinco cantores e dançarinos para se transformarem naquilo que ele acreditava que os jovens queriam ver em um grupo de pop. Deu tão certo que o estímulo ao K-Pop se tornou praticamente uma política de governo, com parcela do orçamento dedicada a montar esses grupos.

6. Abragente
Geralmente o K-Pop se refire à música popular sul-coreana, alguns a consideram um gênero abrangente que exibe um vasto espectro de elementos musicais e visuais.

5. Lucros
Estima-se que a indústria criada pelo K-Pop movimente cerca de US$ 5 bilhões. Na principais cidades norte-americanas, como Chicago, Atlanta e Houston, as bandas de K-Pop lotam casas de show com capacidade para 2,5 mil pessoas. Mais ou menos 30% do público cativo não são sul-coreanos.

4. Investimento
Em 2012, o Wall Street Journal informou que o custo de treinamento de um ídolo da SM Entertainment era em média US$ 3 milhões. Caro né!

3. Sucesso não reconhecido

Apesar da popularização em 1992, a primeira música pop escrita por um compositor coreano é considerada “Nakhwayusu” (u ??, Fallen Blossoms on Running Water) cantada por Lee Jeong-suk em 1929.

2. Fãs
Os Fã-Clubes às vezes participam de eventos de caridade para apoiar seus ídolos, comprando sacos de ”arroz de fãs” para mostrar apoio. Os sacos de arroz são doados para os necessitados. Legal a iniciativa!

1. Fã é Fã
Uma característica única dos fãs do K-pop é o ”canto dos fãs”. Quando um grupo de ídolos lança uma nova música, os Fã-Clubes organizam um canto de fãs e o aprendem para que possam cantar partes da música ou nomes de ídolos em partes da música durante apresentações ao vivo. Isso é que é amor de fã!

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *