10 pensamentos disfuncionais que podem afetar sua vida

Cuidar da saúde mental é uma necessidade humana muito evidente no dias atuais. Essa lista, publicada no livro Feeling Good Handbook, é uma ótima referência para você passar a enxergar estilos de pensamentos disfuncionais que possam te ocorre. Confira agora 10 pensamentos disfuncionais que podem afetar sua vida.

10. Pensamento de tudo ou nada (ou pensamento dicotômico)
Ocorre sempre que você pensa as coisas em termos de “8 ou 80”. Como se não houvesse possibilidade de meio termo.

9. Supergeneralização
Se refere ao péssimo hábito de interpretar uma situação isolada, ou uma única experiência, como verdade estabelecida. Quem pensa assim, julga que um resultado negativo é suficiente para invalidar novas tentativas.

8. Filtro mental
Equivale à tendência de focar em falhas, erros ou aspectos negativos de um acontecimento. Quando você usa a filtragem mental como critério, os detalhes desagradáveis ou constrangedores costumam ser tudo o que você lembra de uma situação.

7. Desqualificação do positivo
Consiste em perceber que eventos positivos aconteceram, de fato. Porém, em função da distorção cognitiva, a pessoa os considera obra do acaso.
Ou seja, não reconhece a experiência positiva como algo de valor, algo que conte como evidência de uma habilidade, por exemplo.

6. Leitura mental
É uma armadilha que nos faz acreditar que podemos adivinhar o que os outros pensam. Tudo com base em suposições. Seria o mesmo que tirar conclusões precipitadas, presumindo que as intenções das outras pessoas são exatamente aquelas que você “decidiu” como verdades.

5. Adivinhação
Também parte do pressuposto que você tem alguma espécie de bola de cristal. Essa distorção aparece quando você faz previsões sobre o futuro (cria desdobramentos em sua cabeça), se fixando em hipóteses pouco prováveis.

4. Catastrofização
O que são os pensamentos disfuncionais?Entenda os pensamentos disfuncionais. É um tipo de pensamento disfuncional que te faz ampliar ou minimizar o significado, importância ou probabilidade de certas coisas acontecerem. Por essa lente, o pior cenário ou desfecho imaginável ganha ares de consequência lógica. Mesmo que isso desafie a própria lógica!

3. Raciocínio emocional

Significa avaliar as emoções e sentimentos como se fossem fatos. Ou seja, a pessoa assume que a forma como ela se sente sobre uma situação traduz a verdade. Quando permitimos que uma emoção ganhe esse status (ciúmes, por exemplo), ignoramos argumentos razoáveis que poderiam nos mostrar outra perspectiva.

2. Declarações do tipo “deveria” ou “eu devo”.
São pensamentos disfuncionais relacionados às nossas expectativas de como as coisas deveriam ser ou acontecer. O problema é que essas “declarações de dever” são idealizações. E a realidade, dificilmente, é perfeita. Resultado? Nos sentimos culpados ou envergonhados quando as coisas não saem como pensamos. Ou ficamos ressentidos, com raiva e decepcionados quando os outros não agem como acreditamos que eles deveriam agir

1.Rotulação
Equivale a atribuir rótulos negativos a si mesmo (ou aos outros) em função de incidentes isolados. Por exemplo, quando um amigo não te ajuda numa situação e você o julga egoísta. Ou quando você se autointitula incompetente, porque não conseguiu realizar uma tarefa de trabalho. Nesses casos, a rotulagem está distorcendo suas avaliações.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *