10 cuidados com animais no verão

Se você vive em uma cidade com altas temperaturas lembre-se que seu animal de estimação depende de seus cuidados para se manter hidratado e saudável durante os dias de calor excessivo. Se está insuportável para você, imagine como não está para seu pet. Confira agora 10 cuidados com animais no verão.

10. Horário de passear
Eles sentem também os efeitos do sol , inclusive suas patinhas não suportam o calor do chão. Imagina você descalço no asfalto, na areia, você aguentaria? Eles também não. Melhor horário para dar aquela caminhada é antes das 10h e após as 18h, dias de altas temperaturas não é aconselhado levar o animal a rua (se necessário, leve-o antes 09h e depois do sol se por totalmente).

9. Dê banhos regulares
Não é aconselhável dar banhos excessivos em seu pet para não remover totalmente a gordura do corpo que o protege de infecções e até mesmo do calor. Adote uma rotina regular de banho no verão de uma vez na semana. Mas se o dia estiver muito quente, um banhinho tbm pode para refrescar o animal.

8. Nunca deixe seus pets sozinhos no carro
Nunca, mas NUNCA deixe os pets sozinhos dentro do carro, nem pelo menor tempo que for, pois a temperatura de dentro do carro pode subir rapidamente, mesmo que esteja com os vidros abertos. Além disso, deixar o ar condicionado ligado também não é aconselhável, pois o mesmo pode se desligar sozinho, e levar o pet à óbito, pelo excesso de calor e choque térmico ou até mesmo pela inalação de gases tóxicos provenientes do ar condicionado.

7. Acesso a água FRESCA abundantemente

Tenha vários potinhos espalhado em casa, uma dica boa e pegar um copo, um pote e congelar a agua, depois colocar a pedra de gelo formada nos potes de água. Se for cachorro médio ou porte grande, pegue uma garrafa pet, coloquei água e congele, depois é só encher o balde e colocar a garrafa pet congelada dentro , dessa forma a agua se manterá fresca por muito mais tempo.

6. Não deixe a ração exposta ao sol
Em dias de calor, além dos cuidados com a água que o pet vai ingerir, os cuidados com a alimentação também são fundamentais. Por isso, deve-se fornecer uma ração com bons nutrientes. É indicado oferecer o alimento somente no momento em que o pet for consumi-lo. Se possível, recolher após a alimentação, evitando deixar o alimento exposto ao tempo, pois o sol e o calor podem levar ao processo de oxidação, e com isso, ocasionar danos à saúde gastrointestinal do animal de estimação.

5. Utilize meios alternativos para refrescar o seu pet
Piscinas infantis ou próprias para cachorro ou até mesmo bacias de tamanhos suficientes para serem confortáveis podem ser boas soluções para brincadeiras com água nos dias de calor. Além disso, os tapetes gelados ou toalhas úmidas também são uma alternativa boa e prática para amenizar o calor dos pets.

4. Tosa em dia
Se você tem um animal muito peludo, o pelo geralmente mantém a temperatura mais amena no corpo do animal, então meu conselho é verificar antes com o veterinário de manter o pelo do seu pet mais curto (não raspado) em alguns períodos do ano.

3. Utilize filtro solar nos pets
É importante utilizar filtro solar específico para os pets, principalmente nos animais de pelo curto, pelagem branca e mucosas claras. Sempre aplicar o produto antes de sair ao sol, principalmente nas regiões mais desprovidas de pelos, como áreas próximas aos olhos, orelhas e focinho, e também no abdômen, pois ele auxilia a diminuir os riscos de dermatite e queimaduras, além de prevenir câncer de pele. Cuidado com as patinhas tbm.

2. Cuidados extras com cães idosos, com sobrepeso e problemas de saúde

Animais de focinho curto, idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos ou respiratórios devem ter atenção especial nos dias quentes, pois geralmente são mais suscetíveis a hipertermia. Limite os exercícios, faça mais pausas entre os passeios e exercícios, ofereça mais água, fuja do sol e do calor e, principalmente, fique atento aos sinais de cansaço e desconforto e, caso note mudanças no comportamento ou na alimentação, comunique o médico veterinário de sua confiança.

1.Alternativas para refrescar mais ainda

Água de coco gelada também é uma boa opção, desde que a bebida seja sem conservantes e seu animal não tenha restrição de consumo. Em alguns casos, pode-se apostar em picolés, preparados com ingredientes e frutas que podem ser consumidos pelos animais, como picolé de sachês e de frutas como melão e melancia, por exemplo.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *