As 10 Melhores e Piores cidades do Brasil

banner-lista-listas
O Sistema FIRJAN divulgou este  mês, o ranking das melhores e piores cidades do Brasil relativo aos dados oficiais de 2006. O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, tem essa defasagem temporal de três anos devido ao fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais com efeito, somente em 2009.
A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade. Confira as dez melhores e piores cidades do Brasil.

.
As 10 Melhores:

1º. São Caetano do Sul – SP: 0,9524
2º. São José do Rio Preto – SP: 0,9182
3º. Indaiatuba – SP: 0,9177
4º. Araraquara – SP: 0,9173
5º. Jaguariúna – SP: 0,9111
6º. Barueri – SP: 0,9106
7º. Sertãozinho – SP: 0,9085
8º. Marília – SP: 0,9052
9º. Santana de Parnaíba – SP: 0,9043
10º. Louveira – SP: 0,9030
.

As 10 Piores:

1º. Santa Luzia – BA: 0,2928
2º. Uiramutã – RR: 0,3141
3º. Sebastião Barros – PI: 0,3178
4º. Nova Esperança do Piriá – PA: 0,3277
5º. Guaribas – PI: 0,3323
6º. Santa Brígida – BA: 0,3335
7º. Lamarão – BA: 0,3351
8º. Tonantins – AM: 0,3357
9º. Serrano do Maranhão – MA: 0,3364
10º. São João do Soter – MA: 0,3483
.

A relação completa você pode baixar neste link.
Fonte: Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal

Deixe um Comentário

Comments

  1. meu caro amigo wagner não ligue para o que estes idiotas dizem.São Paulo perto de NY parece brinquedo.

  2. ny e sp so tem fama,
    para viver e uma merda!

  3. PARANAENSE: nosso estado faz MUITOOOO por este paìs mas MUITOOOOO MESMOOOO, pricipamente por SP, sustentamos TODO o estado cm nossa energia, temos a HIDRELÈTRICA MAIS PODEROSA DO MUNDO, temos muitas qualidades q a mìdia ñ divulg, ñ temos o reconhecimente q merecemos sò fikam falando de SP e dizendo coisas q sabemos q são mentira, acorda cara! e PRINCESA: eu ñ tenho problema nenhum e ñ vo dà comentario pra cima pra SP coisa nenhuma, eu to CANSSADO dessa coisa de q TUDO nesse paìs eh esse estado/cidade, TUDO, ngm valoriza os outros lugares q ajudam tanto esse estado a crescer e ser o q è, SP ñ mais é do q todo o Brasil reunido em um sò lugar, dpendente de outros estados em muitas coisa como por EX: a energia do PR! isso ngm v~e, isso ngm fla, isso ngm enxerga ngm investe em outros estado só em SP, CHEGAAA! eu ja vivi nos EUA e sei o q digo o Brasil ñ cresce mais rapido or causa disso penssam sò em SP e eskecem dos outros 26 estados do brasil jà os EUA investem em tudo q è lugar do paìs , alimentos, meio-oeste, fábricas RM de NY e redondezas de Chicago, frtas e informatica, Califòria, ñ eh a toa q eles são com folga a MIOR ECONOMIA DO PLANETA! pke eles penssam assim e se ngm comentar o brasil vai continuar vivendo no mundo de SP q os poderosos como EUA, ALEMANHA e etc.. ñ imaginam q existe lah fora! eh por isso q eu ñ do comentario pra cima por SP, defendo meu estado e e região q tanto faz por este paìs e ngm vê! sò isso q eu tenho pra te fla, para e pensse no comentario acima!

  4. Ora, São Paulo tem o maior PIB do país,no entanto, o Índice de Desenvolvimento Humano é bem inferior ao dos três Estados do Sul, principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quer dizer, o dinheiro está na mão de meia dúzia de pessoas, apenas. Longe de mim um Estado desses. Certa vez, quis morar numa dessa Cidades de SP, pois a primeira vista pensei que o que diziam dela era verdade, mais fui alertado pelos próprios paulistas que SP é virado e crimes e desemprego, logo, desisti.

  5. Xiii WAGNER, seus argumentos são frágeis!!! São Paulo está sim entre os 10 maiores PIBs do mundo, e à frente de Seul e Xangai, para orgulho de nosso país… Vai pesquisar! Vc está bem desatualizado! E que mania é esta de comparar SP com NY? Dá para comparar o Brasil com os EUA? Entendeu??? E enquanto você fala que nós paulistas somos como “retirantes miseráveis” nos países ricos, SP continua exportando através da USP e Unicamp, cientistas, professores, doutores e toda sorte de profissionais que se destacam no primeiro mundo! Pesquise!!! E MAIS OUTRA – A KPMG, uma das mais conceituadas consultorias européias levantou que São Paulo é hoje a quarta cidade do mundo que mais recebe investimentos extrangeiros, só atrás de Londres, Xangai e Hong Kong! Você deveria se orgulhar de uma cidade brasileira estar se destacando no mundo!
    Abraços!!!

  6. Paulo: dane-se se eu estou enganado, eu sabia q ñ estava certo q estava entre as dez, mas cara pensse BEEM a China è o paìs q mais cresce no MUNDO, o pib è mais q odobro maior q o nosso e não hà DUVIDAS q xangai irà ultrapassar SP MUITOO em breve! e outra professores e doutores paulistas q se destacam no exterior? kkkkk’ isso è alguma piada? vc acha q um cara formado na USP q està em quase 70º lugar das melhores universidades do mundo ou UNICAMP vai ter chances contra um q se formou em HAWARD? University of London? vc acha mesmo isso? pra vc ter uma noção das 100 melhores universidades do mundo 75 são dos EUA e das outras 25 20 são dominadas por paises de primeiro mundo como Inglaterra, Alemanha, Japão e etc… vc acha mesmoo q alguem q se formou na USP vai se destacar no mundo afora? pensse um pouco, e outra sabe pke SP tem essa fama de q esta entre as cidades mais ricas do mundo e tal? pke seu crescimento no Brasil està cada vez MENOR, eh isso mesmo MENOR, os outros estados hj em dia tmbm estão se industrializando, enrriquecendo, crescendo e a grande SP ñ esta mais como antes, por isso a Rede globo junto cm os puxa sacos de SP da elite brasileira vivem espalhando pelo mundo a fora q SP è isso e akilo para receber investimentos estrangeiros e consseguir continuar dominado o topo das cidades/estados mais ricos do brasil! a verdade ñ esta no q a mìdia fla meu amigo e siim no q nossos olhos vêem, como muitos aki sabem eu ja morei nos EUA e posso te garantir vcs apenas ACHAM q se destacam là fora pke SP no olhar dos poderosos è com eu falei è apenas um grãozinho de areia no meio do oceano! PAULISTAS ACEITEM ISSO E ESCUTEM O Q DIZ ALGUEM Q JA VIVENCIOU ISSO POR EXPERIENCIA PRÒPIA! è isso q eu tenho a dizer Paulo, ñ acredite no q dizem os sites, faça como eu VIVA E SINTA e vc verà….

  7. Wagner, ME DESCULPE…..vc nao deve ter morado nos EUA nao meu amigo, eu tenho 68 anos de idade, so de moradia nos EUA tenho 45 anos,nasci em Curitiba e sei do que estou falando, SAO PAULO e umas das maiores potencias do MUNDO, eu tenho casa Manhatan, todos que conheço so fala de Sao Paulo, uma cidade que nao para de crescer, entao meu amigo como diz o amigo PAULO…o seu seus argumentos são frágeis!!! vc nao sabe o que diz , eu MORO nos EUA, e tenhos CENTENAS DE AMIGOS AMERICANOS , que estâo loucos pra ir embora pra S.P, por varios fatores, principálmente economicos…vai se atualizar, pelo AMOR DE DEUS homem.

  8. Adorei que vc falou NECO, falou muito bem mesmo, eu moro no CANADA A 32 ANOS,nasci em Minas gerais sou comerciante aqui, tenho casa e carro, tenho uma vida otima aqui, e todas minhas amigas querem ir embora pra SAO PAULO, so falam do brasil, e de Sao Paulo, aqui noticiarios falam muito do crecimento dessa cidade………

  9. Sou Paranaense, mas tenho que admitir, SAO PAULO e bom mesmo, cresce muito , mas muito mesmo…..parabens SAO PAULO

  10. Wagner, DUVIDOOOOOO que vc morou EUA, nem sabe do que ta falando cara, depoimento ridiculo, SAO PAULO, e cotado la fora pra caramba, eu moro em MIAME, a 25 anos, eu sou do Para, eu sei ki digo, todossssssssss as reportagem que falam do BRASIL aqui nos EUA, falam so do crescimento de SAO PAULO, meu vai estudar, e para de falar MERDA NA NET.

  11. Caramba em KIkA, matou a pau, falou bem em muie
    to com vc, eu moro em Chigago, e falam bem de SAO PAULO, o crescimento e visivel mesmo nas paginas MUNDIAIS…parabens amiga KIKA

  12. SAO PAULO hj, esta se destacando muito, mas muuuuuuuuuuito la fora, a minha tia por exemplo, ela mora na ESPANHA a mais de 40 anos, e ela sempre fala, que os espanhois, estao investindo so em Sao paulo,a cidade do mundo que espanhois que ela conhece, desejam morar em S.P, eu sou de Cuiaba……e desejo tudo de bom pra SAO PAULO

  13. E Verdade flor, o meu irmao mora na ESPANHA , tbem, e na EUROPA toda, so falam de SAO PAULO, fazer o que ne

  14. Wagner, vai se atualizar cara, vc nao entende PORRA NENHUMA,ahhh outra coisa eu sou paranaense ta, e nao fico falando merda na net como vc…para com isso.

  15. SAO PAULO E FODA MESMO, ADORO ESSA CIDADE, A MAIS RICA …..AMO VC SAO PAULO

  16. SO VAI DAR SAO PAULO NO FUTURO meu amigo…..PARABENS CIDADE LINDAAAAAAAA

  17. São Paulo com certeza vai ser utrapassada pelas cidades chinesas ao contrario do que os paulistas pensam os estrangeiros quando vem aqui na nossa politica de incentivos fiscais eles dizem que estudos da universidade federal da Alemanha dizem que em 10 anos o transito em São Paulo vai ser um caos ou seja “pior do que e” então adivinhem só todos os empresários europeus e americanos estão sendo orientados a virem para estados emergentes como Goias,Pernambuco,Bahia,Ceará e Espírito Santo devido a infra estrutura boa posição geográfica e mão de obra qualificada pernambuco e espirito santo nem tanto mais os outros sim estudos também indicam que o estado de São Paulo vai ser utrapassado no pib 2028 não se sabe ao certo se vai ser Goias Bahia ou Minas Gerais mais vai sim senhor!

  18. ADAIR, você está equivocado… O último cálculo do IDH em 2005, aponta o seguinte: SC/840, SP/833, RS/832 e PR/820. Portanto, os quatro estão no mesmo patamar… Nada de “bem inferior” como você disse! Fonte:IBGE. Quanto à criminalidade: Taxa de homicídios (assassinatos por 100 mil habitantes) – SC/12,9 – SP/13,9 – RS/19,3 – PR/34,4. Portanto, a taxa paulista é menor que dois dos três estados do Sul. Fonte:Ministério da Justiça.

  19. WAGNER e JOÃO PAULO, vocês bateram o recorde de besteiras por centímetro quadrado!!! O PIB do estado de SP só retraiu entre 1987 e 2000, pois de lá pra cá, mais de uma década e se mantém estável em 33% do PIB nacional… Não se enganem, não há nenhum estudo que indique que SP vá perder o topo deste ranking! A indústria paulista de fato vem caindo em proporção, o que graças à Deus derrubou a migração de pobres para cá e consequentemente acabou com a onda de favelização, que estão sendo finalmente urbanizadas ou removidas! Mas felizmente o setor de serviços, mais qualificado, cresce à passos largos em São Paulo, e ainda vai entrar na conta, a exploração do Pré-Sal na Bacia de Santos… São Paulo sairá do zero, para se tornar o segundo maior produtor de petróleo no país daqui 10 anos, de acordo com a Petrobrás que está investindo mais de R$ 100 bilhões por aqui! Quanto à USP, eu digo que ser uma das primeiras ranqueadas fora dos países ricos, é uma honra e tanto, e procure pesquisar melhor sobre os profissionais formados por ela que se destacam no primeiro mundo… Quanto aos números impressionantes da capital paulista na economia mundial, é tudo com base em consultorias e estudos internacionais bem conceituados no mercado… Fazer o que, né?!

  20. Paulo: nossa cara sèrio msm me dà dò de vc –‘ vc eh apenas mais “um” brasileiro iludido cm a TV e a midia q mentem para paises de primeiro mundo para coloka o nome de SP lah em cima, cara como o JOAO PAULO : disse os outros estados tmbm estão se desenvolvendo e vc eh apenas um paulistano rediculo q ñ aceita a verdade sò isso eu ja vivi nos EUA, ESTADOS UNIDOS DA AMÈRICA, sei muitoo beem q lah ngm conheçe vcs –‘ eu NUNCA vii NENHUM doutor brasileiro formado na USP em um hospital americano, vc vai kere discuti cmg q morei lah por anos? –‘ se liga, aceita a verdade SP eh apenas mais um pedaço do Brasil q a rede globo tenta impressionar o mundo cm suas mentiras e os desinformados como vc caêm! ou sabem da verdade mas ñ kerem enxergar eh sò isso! ¬¬’

  21. São Paulo não é (ainda) um centro turístico internacional, Wagner! Só quem meche ou conhece de economia é que conhece São Paulo… Afinal o Brasil é hoje a sexta maior potência econômica do mundo, e é em SP que eles vem fazer negócios! É na capital paulista que estão sediadas 80% das multinacionais estabelecidas no Brasil!
    Quanto à questão das universidades, não dá para eu “desenhar”, então deixa pra lá…

  22. Paulo:eu adoroo economia, ate pensso em estudar pra isso, mas vo te fla uma coisa , ñ vo te fla mais nda , ja percebi q vc eh uma cara q ñ acc a verdade, tudo beem q venham fazer negocios em SP, sò q o q eu kero dizer eh q esses americanos,japoneses,alemães, q veem em SP ñ chega a representar 0,01% da população desses paises onde muitas pessoas em SP acham q são conhecidos pela população em geral–‘ a kestão da universidades, sò te digo uma coisa SE CONFORMA! pke a 70ª colokação ñ vale, o q vale pra ser conhecido è estar entre as DEZ primeiras e o RESTO `APENAS RESTO!

  23. Paulo pau no cú ! vocês tem pré-sal ? aqui temos a descoberta de uma das maiores jazidas de ferro do brasil la no tocantins,já passa de 25 grandes siderurgicas que se instalam na região metropolitana de goiania e anapolis. eu posso te contar uma pequena história ? SIM! na noite de 22 de agosto de 1982 goias perdeu 25% de seu pib ficou tão depresivo que se atirou nas engrenagems da termeletrica de Hidrolandia-GO chegou a entrar para a lista dos estados mais pobres do basil ficando em 4 lugar no índice dos estados mais pobres do brasil o brasil inteiro achou que Goias nunca iria chegar a ser a 15 economia do pais em menos de 30 anos,e em menos de 30 anos nos tornamos a 9 economia do pais e esta com planos para tornarce a 5 economia do brasil até 2016.moral da historia não e impossível que algum estado possa utrapassar o pib de São Paulo basta estudo e muita passiencia boa posição geografica uma ótima politica de incentivos fiscais e mercado consumidor prossimo e por ultimo boa infra estrutura,tudo que Goias tem em abundancia que não e achado mais em São Paulo poucas destas virtudes o bam bam bam em questão já foi esgotado.

  24. Querendo ou não, S. Paulo é a maior cidade do Brasil. Isso é fato! Temos muitas outras cidades grandes que tambem estão crescendo, o Brasil está em constante avanço como um todo, mas é indiscutível o fato de que S.Paulo é quem movimenta a economia. Carece de muitas coisas, assim como QUALQUER outra cidade. Estamos no Brasil, certo ?
    No entanto, é incabível que, num país como o nosso, que tem TUDO pra crescer, haja discussões sem o menor fundamento quanto a melhor cidade. Somos todos brasileiros, e sendo assim, devíamos todos nos apoiar para que juntos possamos crescer.

    Moro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e tenho muito orgulho dessa cidade, assim como do meu país, o que certamente incluí São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e qualquer outro. NÓS BRASILEIROS TEMOS DE VALORIZAR O LUGAR EM QUE VIVEMOS, SE NÃO O FIZERMOS, NÃO VAI SER O AMERICANO OU O EUROPEU QUE O FARÁ !
    Tudo isso é nosso, entendam.

  25. JOÃOPAULO, que bom que Goiás está se desenvolvendo… Mas entenda uma coisa cidadão – O desenvolvimento de um estado não significa o empobrecimento de outro! O país está se desenvolvendo mas São Paulo segue mais forte que nunca… E ao contrário do que você disse, infra-estrutura e mercado consumidor são justamente o que SP tem de mais forte!Capital e Estado… São exatamente estes dois ítens (infra-estrutura e mercado consumidor) que faz com que 40% do investimento privado no país, venham para São Paulo!
    Quanto ao modo “elegante” ao qual você se referiu à mim, só tenho à lamentar!

  26. WAGNER, quanto à ser conhecida no exterior, isto cabe ao Rio de Janeiro, que é a capital turística do país! São Paulo é capital econômica, é outro papo… Nova York, Paris e Londres são as duas coisas!!! São turísticas e de negócios… SEMPRE foram! São Paulo só passou à ser trabalhada como destino turístico nos últimos anos… Está engatinhando nesta área! Nosso forte mesmo é negócios!!!
    E outra coisa… Você já parou para calcular quantas universidades devem existir no mundo? 10 mil, 30 mil, 50 mil? Provavelmente bem mais que isto…

  27. SAO PAULO E O MAIOR….O RESTO E O RESTO
    PRONTOOOOO………VIVA SAO PAULOOO

  28. Paulo: ñ adianta defender cara, ñ adianta insistir como o joaopaulo disse ñ eh impossivel q outros estados ultrapassem a economia de SP, e dai q vcs tem infraestrutura e mercado conssumidor, isso tmbm ñ eh impossivel de se acontecer, afinal mercado consumidor è a população e população ñ significa riqueza e economia forte, pke se fosse assim os EUA ñ seriam a maior economia do mundo, e o Brasil estaria a frente do japão, cara se conforme basta bons investimentos em outros estados q eles tmbm vão crescer e podem muito beem ultrapassar SP, e segundo forte como nunca? kk’ mano nos ultimos 10 anos SP perdeu varias grandes empresas q fortaleciam a economia do estado, como volksvagem, frabrica de aviões, entre outras, empresas q foram para outros estados devido o custo alto da mão de obra em SP, se liga esse estado ñ eh melhor do q NENHUM outro no Brasil como vcs acham, e por isso eu torço pra q Goiàs ou qualquer outro estado lidere um dia a economia deste pàis para vcs perderem esse rei na barriga q vcs tem! e outra, se a cidade è realmente importante ela eh conhecida no exterior, foi o q me disseram aki q SP è conhecida em todo o mndo, se a cidade è realmente rica ela è conhecida em todo lugar ñ imprta se for feia ou bonita! e outra no mundo pode existir 100, 200 mil universidades mas como eu te disse a 70ª posição ñ leva ngm a se aparecer, o q vale eh os DEZ primeiros o resto è RESTO!

  29. Não apela, Wagner! Cara, eu mesmo disse isto… SP cresce em outros setores, e está diminuindo SÓ NA INDÚSTRIA! Mas nossa vantagem era exagerada neste setor, tinha que diminuir mesmo! E não “perdemos” a VW, só abriram filiais da fábrica em mais dois estados, a matriz continua aqui! Aviões também continuam fabricados aqui, bem como a sede da Embraer!
    Cara, o Brasil caminha para ser um país desenvolvido! Isto vai ocorrer só quando TODOS os estados tiverem um PIB per capita parecido, como ocorre em países ricos! Acontece meu caro, que quando TODOS os estados tiverem um PIB per capita parecido, tornando-nos um país rico, São Paulo vai continuar sendo o estado mais poderoso e com PIB absoluto maior, pois é disparado o mais populoso… Nos EUA, todos os estados tem nível econômico parecido, mais a Califórnia é considerado o mais forte economicamente, pois tem PIB maior, já que é o estado mais populoso! Não há como mudar isto, até porque a população brasileira está estagnando, graças à Deus! Faça as contas; a única chance de algum estado ultrapassar SP economicamente, é se caísse uma bomba aqui e aniquilasse tudo o que foi construído e os paulistas se tornassem duas ou três vezes mais pobres que o resto do país! Só assim, mesmo com maior população, seríamos ultrapassados! Vai sonhando…

  30. Outra coisa Wagner… Não foi eu quem disse que SP é muito conhecida no exterior, até porque não é! Mas isto estão mudando. À 10 anos, SP sequer aparecia entre as cidades brasileiras mais visitadas por estrangeiros… Hoje já é segunda, só perde para o Rio, e continua subindo (Fonte:Embratur). O Guia alemão Hub Culture, super conceituado no mundo, elegeu São Paulo pelo terceiro ano consecutivo, como a cidade número um no mundo hoje, em diversidade cultural, oportunidades e potencial futuro. O detalhe é que esta eleição não é feita pela revista em si, é feita pelos milhares de leitores cadastrados no site em dezenas de países, leitores formadores de opinião e viajados (conhecem “in locco”). São pessoas ligadas às artes, economia, cultura, etc. Ou seja, SP pode não ser tão conhecida lá fora, mas quem conhece, geralmente gosta! Esta é a prova! Aliás, basta ver a quantidade de colônias de imigrantes estabelecidas na capital paulista…
    Orgulhe-se Wagner! São Paulo também é Brasil!!!

  31. Paulo: para de defende tanto SP mano, tah me dando nojooo isso jah, serio msm –‘ se conforma o sogro do meu tio trabalhava na VW ele saiu de là pke a fabrica foi pro Cearà e ele mora em santo andrè, a fabrica de aviões q eu saiba mudou-se de estado devido ao alto custo da mão de obra q è cobrado em SP e isso atrasa qualquer empresa, e outra os estado americanos ñ tem PIB parecido ñ, eu morei lah e sei como è, se desacreditar de mim pesquise a lista de PIBS dos estados de là no google, a clifòrnia è um pouco mais rica do q o estado de NYC, a califòrnia tem aporx. 2 trilhiões em seu PIB e NY aprox 1,5, ñ eh tanta diferença assim, dps vem o texas cm aprox.900 milhõese assim vai, o PIB er capita siim è parecido mas mesmo assim ainda hà uma grande diferença entre regiões como por ex, Delaware, o PIB per capita de là eh bem inferior em vista a califòrnia, devido as muitas empresas na california, pesquise mais sobre os EUA amigo pke eu ñ sò pesquisei como vivenciei e vi de perto os pontos fortes e fracos da maior economia do planeta, e voltando na kestão do Brasil, ñ eh a população q faz dinheiro cara e siim a industrialização e muitas outras coisa, como centros tecnologicos e etc.. se população fosse dinheiro a maior economia do mundo seria a China, e ìndia e sò dps os EUA, mas ñ è! entaum conforme-se hà SIM chances de outrosestados ultrapassarem SP em economia basta investimentos e muito esforço, mas nda è impossivel e isso tà começando a acontecer agr, entaum conforme-se e aceite a verdade, SP ainda è o mais rico mas isso ñ significa q vai ser pra smp, c omo EUA está ameaçado a perder pra China, aceite isso mano –‘ e outra essa història de q o Brasil vai ser paìs desenvolvido, q tah udando e bla,bla,bla, minha pròpia mãe smp diz q ouve isso des-de criança e hj tem 50 anos, isso è fato se depender dos jovens de hj isso aki sÓ vai de mal a pior, opinião de kem viveu por anos no 1º MUNDO!

  32. fiz um erro ortografico ñ eh estado de NYC, NYC è a cidade de NY, e siim estado de NY! desculpem-me;x

  33. Wagner, pra ser claro com você, já que parece que você não entende… Para que Goiás por exemplo supere o PIB de São Paulo, seria nescessário que o PIB per capita de Goiás se tornasse SETE VEZES maior que o de São Paulo, dentro do mesmo país… Isto é surreal! Qualquer economista te chamaria de louco se você defender uma tese destas! Os estados mais próximos em população crescem no mesmo ritmo de SP e possuem PIB per capita menor!
    Wagner, SP mantém 33% de participação no PIB nacional à mais de 10 anos independente do que acontece em outros estados… Pra você ver que não é só a indústria que entra na conta! E talvez você ache que as coisas só estão acontecendo nos outros estados e não em SP… Você não tem idéia do volume financeiro que SP está recebendo e vai receber nos próximos 10 anos. Eu acompanho, eu sei! Outra coisa – A VW do Brasil tem 5 fábricas, sendo três em São Paulo, incluindo a matriz na Via Anchieta em SBC. A Embraer é sediada em São José dos Campos/SP. A internet esta aí para pesquisar, mas se você quer continuar se iludindo, ok!
    A diferença dos estados americanos em PIB per capita é bem reduzida, e no fim das contas, a Califórnia, mais populosa, é que tem maior PIB.
    Como você mesmo confessou, a China vai acabar passando os EUA, o que é óbvio já que é muito mais populosa! Não crescia porque era um regime fechado… Agora está se abrindo!

  34. Não dá pra acreditar em nada que o Wagner publica, além de uma linguagem sem educação, coisa que eu acho que ele não tem, ele demonstra, talves por motivos pessoais, não gostar de São Paulo.

  35. Paulo: td beem q as coisas estejam acontecendo em SP mas cara os outros estados ultimamente vem recebendo grande investimento e outra ñ eh apenas a kestão do PIB per capita pois o PR por ex tem um PIB per capita parecedo,menor mas parecido nada q fike tão atras assim, RS tmbm, RJ tmbm e são mais pobres, se tivessem industrias fortissimas instaladas aki como têm em SP seria um PIB do mesmo patamar, è isso q tah faltado investirem mais em estados como RS e PR q inclusive esse ano receberam grandes empresas como o PR q recebeu a montadora BOB CAT de tratores, e se ñ me engano irà receber na RM de ctba a MAKITA entaum falta mais investimentos para outros estados crescerem e se tornarem fortes como SP entendeu? veja o Japão pop. 90 milhões e PIB quase 5 trilhões, agr Brasil, pop. 197 milhões, pib 2,5 trilhões ñ eh a população e siim a industrialização entendeu? SP leva vantagem da grande pop eu concordo mas se outros estados desenvolvidos como PR,SC E RS tivessem industrias fortes e em grande quantidade como SP tmbm teriam um PIB forte cara! e outra deveriam tirar algumas coisas daì pke td de grande eh em SP td q tem q ser feito, TUDO, isso eh bobagem tem outros estados q tmbm merecem serem industrializados como os do Nordeste q milhares de pessoas passam FOME por ñ ter um emprego digno para se trabalhar enquanto em SP e atè aki no SUL msm a maioria do povo como e bebe MUITO bem, isso q me deixa cm raiva eles ñ dividem os serviços do paìs eh td em SP, RJ e no SUL o resto pro governo q se dane, isso tah errado concorda? os nordestinos passando fome por ñ terem emprego e as pessoas aki e aí comendo e bebendo de barriga cheia, isso eh revoltante ñ acha?

  36. OBS: cometi um erro, a montadora de tratores q estreou no PR ñ eh a BOB CAT e siim a CATERPILLAR, desculpem pelo erro 😉

  37. Então Wagner, aí eu concordo com você! A decentralização da indústria já vem ocorrendo e eu aprovo!!! Ser “tão forte como São Paulo”, não significa ter o mesmo PIB (países são diferentes de estados), significa ter o mesmo nível de desenvolvimento… Os estados do Sul já tem, RJ, MG e os estados do Centro-oeste estão chegando lá, e agora o Norte e Nordeste são as regiões que mais crescem economicamente segundo o IBGE nos últimos 10 anos, e certamente também atingirão este mesmo padrão de desenvolvimento! Isto inclusive é ótimo para SP, pois com isto houve queda na migração para cá, o que tem ajudado à solucionar os problemas sociais gerados por aqui entre as décadas de 70 e 90… Quando se investe em regiões carentes, o país todo sai ganhando!!!

  38. eh isso aew cara, o q deeria ter era o mesmo desenvolvimento em todo o paìs pra q ngm mais morresse de fome, e sede e tivesse falta de energia como no NE/NORTE, e verdade qnd se investe em regiões carente o país td sai ganhando, e inclusive è bom pra SP q perde essa migração q tah vinha antigamente, agr basta o governo aplicar varias industrias em todo o país para q essas pessoas possam tmbm ter o direito de ter comida na mesa, energia e agua para pode beber, ai siim poderiamos falar q o Brasil estaria melhorando!

  39. Adair, o IDH de SP é maior que o do PR, um pouco maior que o do RS e um pouco menor que o de SC. Não tem essa de “bem maior”

  40. meu caro amigo paulo não estou dizendo que São Paulo vai empobrecer só estou dizendo que estados como Goias,Bahia e Minas Gerais estão se desenvolvendo muito nos últimos anos e estes dados são do banco do brasil meu amigo eu não disse especificamente que goias e quem tomara seu lugar um destes estados e quem vai tomar seu lugar “provavelmente”.e estes que se chamam KIKA.amigo,amigos,amigas,neco,lindinha,flor,curitibano,moreno e galo são as mesmas pessoas não acreditem em nada que eles falam pois basta ver na diferença de tempo que e muito baixa exemplo(KIKA matou a pau em muie)vai toma no cu seu (a) filho da puta e obvil que você não vai postar tão sedo depois desta descoberta quando eu vejo gente como você na web da vontade de pegar um taco de basebol e bater na cabeça do individuo até sai os miolos seu maldito (a) farsãnti.

  41. joãopaulo, vamos separar bem as coisas!!! Uma coisa é o PIB ABSOLUTO, outra coisa é o PIB PER CAPITA – este sim é que mostra o nível de desenvolvimento! Óbvio que estados mais pobres estão se desenvolvendo e com fé em Deus, o Brasil INTEIRO será desenvolvido um dia, com todos os estados tendo PIB per capita parecidos, próximos… Neste caso, de fato, estes estados crescendo no PIB per capita não significa que SP vá empobrecer! Mas supor que estados menos populosos superem o PIB ABSOLUTO de SP, é supor que SP tenha que empobrecer para que isto aconteça, pois a diferença de população de SP para os demais estados é muito grande… Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Expliquei agora?

  42. pela ultima vez Paulo eu vou dizer,”não disse hora alguma que São Paulo vai empobrecer”só disse que os outros estados estão crescendo mais que o gigante paulista.

  43. queridos conterranios, do que adianta un companheiro morar na maior cidade do brasil com o pib l00% + ou em algum lugar onde tudo é feito de ouro, se não temos coragem para garimpar-mos?
    Conterranios, não existe lugar ruim pra se viver e sim pessoas sem criatividade,parasitas,e as quais só conseguem viver sendo burro de carga por toda vida.

  44. meu deus quanta discussao sem futuro, hein? mas sao paulo é a maior cidade sim, só nao sei se é a mais rica porq tem muita favela. agora eu sou de natal e posso dizer q essa pequena capital alem de ser a mais bela de todas com praias lindas e dunas tb cresce bastante e é muito bom morar aqui.

  45. bom gente acho que a cidade do futuro e sao paulo ou curitiba PR bom emprego la tem bastante empregos e o melhor de tudo pagam bem meu cunhado foi pra ja trocou de 4 empregos em menos de 5 meses começou ganhando 800 reais hoje quanha mais de 6 mil
    to tentando ir pra la valeu galerinhaaaaBJS

  46. já saiu a previsão de quais serão as cidades mais industrializadas do brasil até 2020.

  47. Isabelle, SP e Curitiba são cidades do presente, pois já possuem alto nível de desenvolvimento (apesar dos problemas comuns à grandes cidades)… É importante que outras regiões além do Sudeste-Sul se desenvolvam mais para que o Brasil como um todo, seja um país desenvolvido! Por enquanto ainda somos emergentes.

  48. Meus caros amigos,não se esqueçam do Rio de Janeiro!!!!!
    Melhor estado do Brasil,Panamericano,Olimpiadas,final da copa do mundo,vcs tem engolir….
    abraços.

  49. Pareceu meio presunsoço, preconceituoso a lista das 10 melhores cidades do Brasil. Nasci e cresci no interior de SP, mas mal vejo a hora de me mandar pra outro Estado, pois aqui perdeu a qualidede de vida e a tranquilidade interiorana que tinha antes. Em resumo: O Estado de SP virou um grande esgoto no dia-a-dia e é o Estado dos sonhos pra ingles ver. Fui!

  50. Sei que muita gente vai cair de pau em mim, mas ser paulista tá virando sinônimo de BURUES-CAPITALISTA-DE-MEIA-TIGELA. Cansei dessa falsa evolução. O Estado pode estar evoluindo pra uma minoria de paulistas, mas a realidade de quem levanta às 4 da manhã pra pegar ônibus pra ir trabalhar e ainda viver com medo de violencia de todos os tipos mostra que SP ainda tem que fazer muita coisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *