10 erros de e-mail que podem custar o seu emprego

1. E-mails enviados sob influência – Por acaso você tomou alguns drinques após o expediente? Salve sua resposta até a manhã seguinte, quando tiver certeza do que estiver dizendo.

2. Sarcasmo e humor negro – O e-mail não é um bom meio de comunicar nuances de sarcasmo, e muitas vezes ele pode ser interpretado fora do seu contexto – com repercussões desastrosas.

3. Assuntos particulares – É sempre bom separar negócios e prazer – e usar os recursos da empresa para questões pessoais em geral é uma má idéia.

4. Críticas profissionais – Se for um assunto breve, diga pelo telefone; caso contrário, vai parecer oficial demais e poderá causar uma preocupação desnecessária. Se a questão for realmente grave, discuta-a pessoalmente.

5. Comentários pessoais e fofoca – É comum usar o e-mail como se a gente estivesse conversando na pausa para o cafezinho, mas a tendência é ‘Encaminhar’ esse tipo de e-mail.

6. Respostas irritadas – É fácil disparar uma resposta irritada sem pensar. Mas nem sempre é fácil retratar-se. O melhor a fazer é analisar um pouco mais o seu e-mail, se possível, ou aguardar um dia antes de responder, se você estiver realmente descontrolado.

7. Linguagem imprópria – A maioria das pessoas simplesmente não a utiliza, mas para aqueles poucos que o fazem – é uma péssima idéia. Em e-mails profissionais não há lugar para blasfêmias e palavrões.

8. Segredos comerciais ou assuntos sigilosos da empresa – Esse assunto pode muito bem lhe render um processo judicial e também uma demissão.

9. Linguagem racista ou sexista –  É melhor evitar esse tipo de coisa em sua fala normal, e muito mais nos seus e-mails profissionais.

10. Mensagens excessivamente emocionais – Mesmo que sejam enviadas de fora de seu ambiente de trabalho, lembre-se de que sua imagem está em jogo.

FONTE
Dica do Glauber que Leu Aqui

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *