Os 10 maiores picos do Brasil

Definir a altitude de uma montanha é mais difícil do que parece, já que seu tamanho pode variar com a ação do tempo e a mudança nos registros pode não acompanhar as medições. Igualmente difícil é definir o que é, de fato, uma montanha. Para alguns, um pico secundário não pode ser considerado como uma, e isso gera acalorados debates a respeito. Longe de tentar dirimir essa polêmica, eis aqui os (prováveis) dez picos mais altos do Brasil:
.

10. Pedra do Sino de Itatiaia
O 10º pico mais alto do Brasil tem 2.670 metros de altitude e fica entre os municípios de Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.
01

9. Morro do Couto
Com 2.680 metros de altitude, é o 9º mais alto do país e está localizado no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro.
02

8. Monte Roraima
Os 2.739 metros do monte que fica na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana fazem dele o 8º mais alto do Brasil.
03

7. Pico do Cristal
Já o 7º mais alto é o Pico do Cristal, que fica em Alto Caparaó, Minas Gerais. Ele tem 2.770 metros de altitude.
04

6. Pico das Agulhas Negras
Seus 2.791 metros fazem dele o 6º mais alto do Brasil. Está localizado entre os municípios Itatiaia e Resende (RJ) e Bocaina de Minas (MG).
05

5. Pedra da Mina
Localizada entre Passa Quatro (MG), Lavrinhas (SP) e Queluz (SP), o 5º pico mais alto do país tem 2.798 metros de altitude.
06

4. Pico do Calçado
Com 2.849 metros de altitude, a montanha localizada entre Ibitirama (ES) e Alto Caparaó (MG) é a 4ª mais alta do Brasil.
07

3. Pico da Bandeira
Também na divisa entre Ibitirama e Alto Caparaó, o Pico da Bandeira é o 3º mais alto do país, graças aos seus 2.892 metros.
08

2. Pico 31 de Março
Seus 2.982 fazem dele o 2º pico mais alto do Brasil. Está localizado no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), além de fazer fronteira com a Venezuela.
09

1. Pico da Neblina
O ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.995 metros de altitude. Assim como o Pico 31 de Março, também está na cidade de Santa Isabel do Rio Negro e na fronteira com a Venezuela.
10

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *