As 10 cidades mais poluídas do mundo 2011

avatarTodo ano a consultoria Mercer elabora um ranking que classifica 221 grandes cidades do mundo do ponto de vista ambiental. Os critérios que a consultoria leva em conta em sua pesquisa são a oferta de água doce, o volume de água potável, as medidas para remoção de resíduos, a condição dos esgotos, poluição do ar e nível de congestionamentos. Confira as dez cidades mais poluídas deste ano:

  1. Porto Príncipe (Haiti)
  2. Daka (Bangladesh)
  3. Baku (Azerbaijão)
  4. Kolkata (Índia)
  5. Antananarivo (Madagascar)
  6. Cidade do México (México)
  7. Mumbai (Índia)
  8. Bagdá (Iraque)
  9. Nova Déli (Índia)
  10. Lagos (Nigéria)

Fonte: “Eco-City” Mercer

– E minha mãe ainda reclama do meu quarto.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Ráááááááá

  2. Interessante ver que Baku é a única cidade européia na lista.

  3. Interessante é que num tem nenhuma cidade da America do Sul .

  4. São Paulo ainda não apareceu ?!?!

  5. E desde quando BAKU fica na Europa?!?!?!?!

  6. E eu achando que iria ver o nome SÃO PAULO estampado em primeiro lugar

  7. Cade Xangai?????

  8. Bem, Victor, o Azerbaijão fica no limite entre a Europa e a Ásia… Baku fica, se você colocar uma linha reta, na Ásia, mas o país é considerado Europeu… é complicado…

  9. já estive em Porto Príncipe… deplorável a sujeira das ruas.

  10. E o Azerbaijão fica na europa agora? Tá bom, o interessante é que a maioria são cidades exploradas pelos países ocidentais mais ricos pela mão de obra barata e baixa fiscalização, além dos acordos com os governos desses países

  11. São Paulo não apareceu porque apesar da poluição no ar não chega a ter condições praticamente sub-humanas pra população como em várias partes das cidades acima 😉

  12. KD SP Q EU ACHO UMAS DAS MAIS POLUIDAS

  13. Várias autoridades no campo da Geografia (como a National Geographic Society) sustentam que a fronteira Europa-Ásia segue a bacia hidrográfica dos Montes Urais, desde o Mar de Kara na Rússia até a nascente do Rio Ural, e daí acompanhando este curso d’água até o Mar Cáspio, a bacia hidográfica do Cáucaso e o Mar Negro.
    Nesta definição, a Europa inclui todos os Montes Urais e o Grande Cáucaso, enquanto o Pequeno Cáucaso está localizado inteiramente na Ásia. A Rússia e o Cazaquistão têm partes européias (ao oeste) e asiáticas (ao leste). A cidade turca de Istambul situa-se tanto na Europa como na Ásia, sendo, portanto, uma cidade transcontinental. A capital da Geórgia, Tbilisi, localiza-se exatamente na fronteira dos dois continentes seguindo esta definição, enquanto que a cidade de Rustavi (a sudeste) e a capital do Azerbaijão, Baku, estão ambas na Europa.

  14. Uai, e chernobyl, Cade???

  15. incrivelmente NENHUMA cidade brasileira na lista O_O

  16. kd a cidade de sao paulo?!?! incrivel como nn esteja ai

  17. E desde quando BAKU fica na Europa?!?!?!?! [2]

  18. “incrivelmente NENHUMA cidade brasileira na lista”

    Esse é inocente, nunca esteve em Cidade del Este, no Paraguai.
    Acredito que o Brasil não está nem entro os mais limpos, nem entre os mais sujos. Só no meio.

  19. Estranho foi não ter Pequim, cidade imundissima.

  20. “Interessante ver que Baku é a única cidade européia na lista.”

    Azerbaijão fica na Asia Sr inteligencia

  21. Cade Ciudad del Este?

  22. “Azerbaijão fica na Asia Sr inteligencia” – “Azerbaijão fica Europa.” Taí. Quer xingar os outros antes de se informar! Eu ia comentar e olhei antes… Vi q ia dizer besteira e não postei. Próxima vez, antes de xingar o outro, se informa. “Inteligência”.

  23. Fico feliz em saber que Maputo nao esta la… E eu que achava que estava no topo da poluicao, k ali’vio…..

  24. EM VEZ DE VOCÊS FICAREM PREOCUPADO AONDE É TERITORIO EUROPEU OU ASIATICO, PREOCUPEM-SE COM A DESIGUALDADE DO MUNDO ,OU ATÉ A DE NOSSO PROPRIO PAIS ,ENQUANTO SOMOS UM PAIS CONTINENTAL COM DESIGUALDADES ABSURDAS DE RIQUEZA E POBREZA !! ENQUANTO O SUDESTE NADA EM DINHEIRO E INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL O NORTE E NORDESTE QUE É UMA REGIÃO PROMISSORA É DESPREZADA E ABANDONADA SEN FALA DE SEU POTENCIAL ECOLOGICO E AGRICOLA !! PENCE NISSO AMIGOS

  25. SEM FALA QUE OS JOVENS CRITICOS DE HOJE SERÃO OS GOVERNATES DE AMANHA !! A NÃO SER QUI VOCES PREFIRAM OS FILHOS E NETOS DOS POLITICOS ATUAIS CONTINUAREM NO COMANDO DE NOSSAS VIDAS !!! ACORDA JUVENTUDE !!!!! ESSE É NOSSO FUTURA

  26. Senso comum entrando em ação de novo…

    Parece que SP é o pior lugar do mundo,o lugar mais poluído,mas esquecem que dos males,SP é um dos menores.

    Do jeito que falam de SP,parece que é uma Chernobyl da vida…

  27. Aqui é considerada a poluição como um todo. Entretanto, se for considerada somente a poluição do ar, esta lista mudaria e muito, incluindo inclusive Madrid, Londres e Roma, cidades que hoje preocupam por demais a comunidade europeia pela péssima qualidade do ar. E, no topo, com certeza estaria a capital da China, estive lá e é impossível acreditar que o ar possa ser assim tão poluido, uma lástima. Esta lista na verdade está muito de acordo com o senso comum e não como o senso científico.

  28. A maioria das cidades que apresentam maior grau de poluição se concentra em países considerados de rápido desenvolvimento como é o caso da China e da Índia. São elas:

    Norilsk, Rússia: Emite grande quantidade de níquel, cobre, chumbo e cádmio, além de platina e paládio;

    Chernobyl, Ucrânia: Libera radioatividade na atmosfera;

    Dzerzinsk, Rússia: Libera substâncias químicas através da produção de armas químicas e exploração de minas;

    Kabwe, Zâmbia: Apresenta contaminações com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;

    La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;

    Linfen, China: Libera poeira provenientes de carvão e apresenta contaminação na água por arsênio;

    Sukinda, Índia: Apresenta contaminação nas águas com cromo hexavalente altamente tóxico;

    Tianying, China: Contém grande concentração de chumbo no ar e no solo;

    Vapi, Índia: Apresenta contaminação de resíduos industriais;

    Sumqayit, Azerbaijão: Apresenta contaminação com metais pesados, petróleo e produtos químicos.

  29. Uma pesquisa da organização independente Centro para o Desenvolvimento Global mostrou quais são os países que mais poluem o planeta. De Nova York, as informações com a correspondente Lilia Teles.O mundo nunca tinha visto um retrato tão detalhado de seus principais poluidores. O mapa mostra a quantidade de gás carbônico que os países lançam no ar com a produção de energia elétrica

    Os Estados Unidos lideram a lista: 2,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, por ano. Mas a China, hoje em segundo lugar, deve alcançar o topo do ranking até 2010. A contribuição chinesa para o aquecimento global já é de 2,7 bilhões de toneladas de gás carbônico todos os anos. A Rússia aparece em terceiro e a Índia, outro país industrializado, em quarto lugar.

    A lista dos que contribuem para o efeito estufa tem 203 países. O Brasil, que tem 80% da sua eletricidade produzida por hidrelétricas, está em 42º lugar.

    Assim como o Brasil, toda a América Latina tem pouco destaque na lista dos poluidores. É dessa parte do planeta que vem a maior quantidade de eletricidade gerada pela água, sem emissão de gás carbônico, mas os bons exemplos não impedem que os países menos desenvolvidos também sofram com o efeito estufa. É o mundo todo pagando um preço alto pelo crescimento de poucos.

  30. Avatar for Thales Azamor larissa peixoto machado : 13 de setembro de 2011 at 2:21 pm

    nossa como é interesante isso ne galera

  31. como o pessoal é ignorante, achando que a cidade mais poluída do mundo é São Paulo, São Paulo nem se quer é a cidade mais poluída do Brasil, ela é a terceira cidade, a mais poluída é Rio de Janeiro seguida de Porto Alegre, e então vem São Paulo

  32. Azerbaijão: geograficamente fica na Europa mas culturalmente , na Ásia. Para não polemizar , EURÁSIA.

  33. Porque essa dor de cotovelos relacionada a São Paulo. A cidade está com certeza entre as mais desenvolvidas, onde a poluição é bem controlada, principalmente em relação a emissão veícular. Moro em São Paulo e não tenho problema respiratório. Inveja mata, ou então mude para cá e viva melhor.

  34. nossa , nossa que RIIDICULO!!! , e desde quando BAKU FICA NA EUROPA ? SE EU MORO AQUI EM BAKU dããã devia mudar isso ae … :*

  35. esse cite não me ofereceu nada de interessante porra eu precisava pra um trabalho

  36. O Brasil não e o centro do mundo,só porque são paulo é poluida nao quer dizer que ela é a mais poluida do mundo,mas aqui na america latina sp só perde para a cidade do mexico.

  37. Nossa, digo eu que nen si que sabia disso,mas o Brasil dessa estatística se livrou.
    oh! que bom ser brasileira! ha, ha, ha……………………………

  38. “O Brasil não e o centro do mundo,só porque são paulo é poluida nao quer dizer que ela é a mais poluida do mundo,mas aqui na america latina sp só perde para a cidade do mexico.”

    Na verdade,Santiago e Lima são piores que SP tmbm.

    SP já foi muito pior nos anos 70 e 80,quando haviam várias indústrias muito poluidoras,a gasolina ainda tinha chumbo,os carros e ônibus eram muito atrasados e desperdiçavam muito combustível,não haviam programas de controle de emissões…

    A poluição em SP hj é menos da metade da registrada em 1995.Até pq depois disso,passaram a exigir muito mais controle das emissões veiculares,com aprimoramento de tecnologia,motores mais econômicos,gasolina com mais qualidade…

    SP tem os índices de poluição do ar ligeiramente maiores que a média das grandes cidades mundiais,e tem os mesmos índices que Paris e Buenos Aires.

  39. Baku fica na Europa sim!! Consultem um mapa 🙂

  40. á é muito poluida tem tres cidade dela lá no top

  41. que bom saber que a cidadae do mexico caio na lista das 10

  42. beatrizbyrnne disse:

    18 de outubro de 2011 às 13:01

    nossa , nossa que RIIDICULO!!! , e desde quando BAKU FICA NA EUROPA ? SE EU MORO AQUI EM BAKU dããã devia mudar isso ae … :*

    Nossa….Beatriz filhaaaa … Como vc nao sabe nem onde vc estah amiga???? Tá perdida???

    AZERBAIJÃO É EUROPA SIMMMMMMMMMMMMMMMMMM
    VEJAM UM ATLAS. NÃO EXISTE MAIS DISCORDÂNCIA NISSO. ASSIM COMO A GEORGIA…A ARMENIA…. O CHIPRE ;;;;;
    Informe-se

  43. cade a china e estados unidos sao um dos maiores poluidores do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *