10 vacinas importantes que todo mundo tem que tomar

Todo sistema imunológico precisa ser fortalecido por isso que existem as vacinas para evitar surtos endêmicos e pandêmicos. Conheça agora 10 vacinas importantes que todo mundo tem que tomar.

[read more] .

10. BCG
Essa vacina BCG protege contra formas GRAVES de tuberculose. Deve ser aplicada no primeiro mês de vida, no braço direito e a reação ocorre nas semanas seguintes, devendo somente ter cuidados locais como a limpeza com água e sabão.
.

9. Hepatite B
Essa vacina é muito segura e eficaz, apresentando uma proteção de mais de 95%. Pode ser aplicada desde o primeiro dia de vida, sendo recomendada nas primeiras 12 horas após o nascimento para evitar a transmissão do vírus de mãe para filho. A vacina deve ser feita em três doses: as duas primeiras com um mês de intervalo e a terceira, seis meses após a primeira. Até os 24 anos de idade, qualquer pessoa pode tomar a vacina gratuitamente, em qualquer posto de saúde. Depois disso, a vacina ainda é de graça caso o adulto esteja no grupo de risco, como para pessoas que tenham contato com sangue, profissionais da área da saúde, podólogos, manicures, tatuadores, bombeiros e aquelas que mantem relação íntima com portadores da doença
.

8. Difteria e tétano (vacina dupla tipo adulto)
Difteria é uma doença causada por bactéria, normalmente contraída em contato com secreções de pessoas já infectadas. A doença afeta diretamente o sistema respiratório, causa febre, dores de cabeça e, em casos mais graves, pode causar inflamação no coração. Já o tétano também tem origem na toxina de uma bactéria, que compromete os músculos. Normalmente a pessoa se infecta ao se ferir em algum tipo de metal enferrujado, como num prego, por exemplo. A doença causa espasmos involuntários, compromete a musculatura do diafragma e, se não for tratada no início, pode causar parada respiratória e levar até a morte. A vacina, normalmente, é administrada em duas três doses, com intervalo de dois meses entre cada uma delas. É mais comum que essas injeções sejam tomadas na infância, mas é preciso fazer reforços da vacina enquanto adulto, pelo menos a cada 10 ano.
.

7. VIP/VOP
A vacina VIP/VOP protege contra a poliomielite (paralisia infantil). É aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida. Os reforços devem ser tomados aos 15 meses e aos 4 anos  e também durante as campanhas anuais de multivacinação. As três primeiras doses são da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), injetável. Os demais reforços, normalmente, são com o vírus atenuado (VOP), em gotinhas.
.

6. Pneumonia (pneumo 23)
Causada por uma bactéria chamada pneumococo, a pneumonia pode afetar pessoas de todas as idades, mas costuma ser mais perigosa em indivíduos acima dos 60 anos. Ela causa inflamação nos pulmões e se manifesta pelo corpo por febre alto, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. A doença pode ser ainda mais séria em pessoas com doenças crônicas no pulmão e no coração, que se tornam alvos fáceis para a bactéria. Por isso, é preciso ficar atento a essa vacina, caso você está no grupo de risco. O problema é que essa não é uma das vacinas oferecidas gratuitamente nos postos de saúde. É preciso ir até locais especializados para vacinação, normalmente em clínicas privadas, para se imunizar. Mas vale a pena pagar, sua saúde não tem preço!
.

5. Rotavírus
A vacina contra o rotavírus é tomada em duas doses: aos 2 e aos 4 meses (Deve-se atentar para este período, pois a vacina não pode ser realizada após esse prazo.)
O rotavírus provoca infecção gastrointestinal e é grave para os bebês, podendo levar à morte por desidratação.
.

4. Febre Amarela
Essa vacina é importante na vida adulta. A doença, como você já deve saber, é causada pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes argypti, como você já conhece o quanto perigoso ele é. Mas, no caso da vacina, ela deve ser tomada apenas por quem vive em uma área de risco ou vai viajar para uma (pelo menos 10 dias antes da viagem). Só para lembrar, no Brasil, são consideradas áreas de risco da febre amarela zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste, alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
.

3. Gripe (Influenza)
Essa é uma das vacinas mais importantes para os adultos, especialmente para os maiores de 60 anos. A doença é transmitida pela via respiratória, causa dores musculares, febres altas e pode até matar, dependendo da baixa na imunidade. Sobre as supostas reações à vacina da gripe, os especialistas explicam tudo não se trata de um mito. A suposta reação no corpo, segundo eles, não é causada pela vacina em si. O que acontece é que o vírus da influenza pode ficar armazenado no corpo por semanas e se manifestar, uma vez que a proteção da vacina não é imediata.
.

2. HPV
O HPV é a sigla usada para Papilomavírus Humano, um vírus (de vários tipos) transmitido durante as relações sexuais e o grandes responsável, em até 90% dos casos, pelo câncer de colo de útero. Isso, sem contar que pode provocar tumores de vulva, pênis, boca, ânus e pele. A vacina é indicada para homens e mulheres e imuniza, normalmente, contra os quatro principais tipos de HPV. Ela é administrada em três doses, sengo a segunda aplicada após 30 dias da primeira dose e, a terceira, depois de seis meses da segunda. Embora toda pessoa adulta possa e deva se imunizar, a vacina é bastante indicada para pessoas entre os nove e os 26 anos, especialmente aquelas que ainda não começaram uma vida íntima, para que a imunização seja mais eficiente.
.

1. Herpes Zóster
Trata-se de uma infecção viral , causada pelo varicela-zoster, que provoca vesículas na pele e quase sempre dores intensas. Esse vírus, aliás, é o mesmo agente causador da catapora e costuma infectar pessoas que já tiveram essa doença em algum momento da vida (uma vez que elas ficam com o vírus adormecido em seus gânglios). A Herpes Zóster não costuma ser letal, mas pode ser bastante dolorosa. E, por ser muito comum em idosos e em pessoas acima dos 50 anos, a vacina também é indicada para pessoas que já passaram dos 50. Essa imunização, aliás, vale também contra a neuralgia pós-herpética, que causa dores e queimação no local onde esse tipo de herpes tenha ocorrido. A má notícia, no entanto, é que essa não é uma vacina encontrada nos postos de saúde.
.

[/read]

 

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *