10 sinais revelados por especialistas para saber se alguém está mentindo

Dizem que coração dos outros é terra que ninguém pisa. Como não existem os poderes mutantes do Professor Xavier para ler mentes e nem inventaram ainda um polígrafo portátil, o jeito é recorrer à psicologia para saber quando alguém está falando a verdade ou mentira. Essas são dez indícios de que você está lidando com um Pinóquio profissional:

pegar-mentira

1. Especialistas são bem claros: se uma pessoa diz que sim, mas faz sinal que não com a cabeça, a afirmação é provavelmente uma mentira. O corpo tende a se contradizer quando a mente precisa inventar algum aspecto da realidade.
1

2. Coçar o nariz com as mãos e os dedos é um ato do subconsciente próximo à tentar esconder a boca e isso também pode indicar uma mentira.
2

3. Da mesma forma, coçar os olhos pode não ser auspicioso. Para especialistas, isso significa evitar contato visual.
3

4. Uma coçadinha na orelha pode significar um ato de fuga. Isso é visto como uma evolução do gesto infantil de tapar os ouvidos para não escutar aquilo que não se quer.
4

5. Se mexer no nariz, olhos e orelha não é um bom sinal, imagine cobrir a boca? É de lá que sai a mentira e o cérebro pode ter uma reação imediata e inconsciente de tentar impedi-la.
5

6. Pedir para repetir o que foi dito e responder de volta com uma pergunta é um recurso para ganhar tempo enquanto pensa. Mais uma pista de que uma história está sendo criada ali, na hora.
6

7. Coçar e deixar pequenos arranhões no pescoço indica inquietude e insegurança em relação ao que se diz.  Dificilmente a pessoa responderia um “sim” sincero se Silvio Santos lhe perguntasse “está certo disso?”.
7

8. Virar o corpo, mesmo que de modo bem sutil, pra outra direção indica desejo de fuga. A situação constrangedora pode ser uma verdadeira tortura para o mentiroso. Fique atento a esse detalhe.
8

9. Olhar para cima e pra direita é um forte indício de que a pessoa está criando algo em vez de acessar uma memória real. Mas atenção: essa técnica  tem que ser invertida caso você esteja observando uma pessoa canhota.
9

10. Se mexer nas partes do corpo não é uma coisa boa, esconder as mãos nos bolsos também não. Quem fala a verdade não deve ter dificuldades em agir naturalmente e não se atrapalha com os membros. Observando essas dicas, você vai se tornar praticamente um doutor Cal Lightman, aquele especialista que dedurava mentirosos na série Lie to Me.
10

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *