10 sinais revelados por especialistas para saber se alguém está mentindo
Dizem que coração dos outros é terra que ninguém pisa. Como não existem os poderes mutantes do Professor Xavier para ler mentes e nem inventaram ainda um polígrafo portátil, o jeito é recorrer à psicologia para saber quando alguém está falando a verdade ou mentira. Essas são dez indícios de que você está lidando com um Pinóquio profissional:
1. Especialistas são bem claros: se uma pessoa diz que sim, mas faz sinal que não com a cabeça, a afirmação é provavelmente uma mentira. O corpo tende a se contradizer quando a mente precisa inventar algum aspecto da realidade.
>
2. Coçar o nariz com as mãos e os dedos é um ato do subconsciente próximo à tentar esconder a boca e isso também pode indicar uma mentira.
>
3. Da mesma forma, coçar os olhos pode não ser auspicioso. Para especialistas, isso significa evitar contato visual.
>
4. Uma coçadinha na orelha pode significar um ato de fuga. Isso é visto como uma evolução do gesto infantil de tapar os ouvidos para não escutar aquilo que não se quer.
>
5. Se mexer no nariz, olhos e orelha não é um bom sinal, imagine cobrir a boca? É de lá que sai a mentira e o cérebro pode ter uma reação imediata e inconsciente de tentar impedi-la.
>
6. Pedir para repetir o que foi dito e responder de volta com uma pergunta é um recurso para ganhar tempo enquanto pensa. Mais uma pista de que uma história está sendo criada ali, na hora.
>
7. Coçar e deixar pequenos arranhões no pescoço indica inquietude e insegurança em relação ao que se diz. Dificilmente a pessoa responderia um “sim” sincero se Silvio Santos lhe perguntasse “está certo disso?”.
>
8. Virar o corpo, mesmo que de modo bem sutil, pra outra direção indica desejo de fuga. A situação constrangedora pode ser uma verdadeira tortura para o mentiroso. Fique atento a esse detalhe.
>
9. Olhar para cima e pra direita é um forte indício de que a pessoa está criando algo em vez de acessar uma memória real. Mas atenção: essa técnica tem que ser invertida caso você esteja observando uma pessoa canhota.
>
10. Se mexer nas partes do corpo não é uma coisa boa, esconder as mãos nos bolsos também não. Quem fala a verdade não deve ter dificuldades em agir naturalmente e não se atrapalha com os membros. Observando essas dicas, você vai se tornar praticamente um doutor Cal Lightman, aquele especialista que dedurava mentirosos na série Lie to Me.
>
Deixe um Comentário