10 mitos que você provavelmente ainda acredita

Mito é uma narrativa que tem como objetivo explicar a origem das coisas. O mito acaba gerando um rito na vida do homem para por em prática aquilo que se acredita da mitologia fazendo rituais. Um exemplo disso são cerimônias, orações, sacrifícios e etc. Mitos se transformam em lendas quando adquire uma carga simbólica com uma determinada cultura. Por isso podem ser facilmente confundidos. Existem diversos tipos de mitos, inclusive aqueles que sua vó contava quando você era criança. Estamos falando de mentiras que muitas vezes pareciam ter um fundamento verdadeiro como nadar depois do almoço ou sair de perto da televisão porque poderia te cegar.
Fomos atrás dessas histórias e desmitificamos alguns dos principais mitos que muita gente ainda acredita.

22mu

1. Ficar perto da TV pode te cegar
Se a criança gosta de ficar perto da televisão, pode ser sinal de que ela possa estar com algum problema ocular. Mas isso não tem nada a ver em assistir TV de perto. Esse mito provavelmente se espalhou porque na década de 60 os televisores emitiam excesso de raios que prejudicavam a visão devido a um erro de fabricação que posteriormente foi corrigido. Para evitar esse problema, foi colocado um escudo de vidro na frente das TVs. O que pode acontecer é você ter fadiga ocular ou dor de cabeça, mas nada que não seja passageiro.
mitos1

2. Ler no escuro faz mal
Ler no escuro não é uma coisa muito agradável, porém, não faz mal. Com pouca luz, a pupila se dilata e a profundidade de foco fica reduzida. Os nossos olhos precisam de determinada quantidade de luz para focar nos objetos e deixá-los nítidos. Ao lermos sem iluminação, podemos ter dor de cabeça, fadiga ocular e consequentemente ter pouca lubrificação nos olhos por piscar menos vezes, já que o filme lacrimal presente na superfície do olho, evapora mais rápido, causando sensação de cansaço e ardência. Mas isso é temporário.
mitos2

3. Água com açúcar acalma
Afirmar que água com açúcar é um forte remédio natural para enfrentar o estresse é errado. Na verdade, quando essa mistura é ingerida, o corpo acaba transformando o açúcar em fonte de energia e não resulta em nenhum efeito calmante. Mas quem diz que alcança o equilíbrio após consumir essa bebida caseira não está contando lorota: essa mistura pode dar um efeito psíquico, fazendo você acreditar que está mais calmo.
mitos3

4. Água é condutora de eletricidade
A água que bebemos não é 100% pura. Ela possui componentes como sais e outras substâncias. O que faz a eletricidade ser conduzida não é a H2O em si, mas sim as impurezas que a complementam. Porém, é melhor não deixar aparelhos eletrônicos perto dela já que a água que temos acesso não é 100% pura.
mitos4

5. Nadar após a refeição faz mal
Diz a lenda que a criança deve ficar afastada da água no mínimo uma hora após a refeição. Quando fazemos a digestão, nosso corpo aumenta o fluxo de sangue para o sistema digestivo, quanto mais comemos, maior é a quantidade de sangue concentrada nesta região. Portanto, temos menos sangue para as outras partes do corpo. Assim era como nossos avôs e pais diziam, mas na verdade não é bem dessa forma. A preocupação era que a pessoa pudesse ter câimbra, capaz até de se afogar. A parte do fluxo de sangue é verdadeira, mas a preocupação é exagerada. Temos mais sangue do que o suficiente para todo o nosso corpo e a probabilidade de haver câimbras é muito baixo. Portanto, isso é apenas mais um mito que nos contam.
mitos5

6. Manga com leite faz mal
Segundo nossos avôs, um café da manhã composto por manga e leite teria o potencial de um poderoso veneno, certo? Na verdade, não. A combinação é até bastante saudável e não é capaz de levar ninguém direto para o hospital ou a morte. A fama ruim da mistura foi criada por senhores do engenho, que não queriam que os escravos consumissem o leite que era caro, incentivando eles a comerem só as mangas.
mitos6

7. O chiclete demora sete anos para ser digerido
O chiclete não foi feito para ser ingerido. Porém, se você o engolir, não se preocupe porque ele vai sair em até 24 horas nas fezes junto com o resto de alimentos que não foi aproveitado pelo seu organismo e, de forma alguma ficará por mais de um ano no nosso corpo. Mas não se pode tornar um hábito, pois você pode dar o azar de ter que passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o seu entupimento.
mitos7

8. Comer bolo quente dá dor de barriga
Quando a comida passa pelo esôfago, o corpo se adapta ao seu estado. Sendo assim, sua temperatura não faz diferença. O que pode causar algum mal-estar é a porção ingerida ou até algum ingrediente. Este mito pode ter surgido para assustar as crianças e fazerem com que elas esperassem todos postos na mesa para comer na hora certa.
mitos8

9. Se não usarmos roupas espaciais no espaço podemos explodir
O vácuo do espaço pode fazer o nosso corpo esquentar, perdendo tanto calor que iríamos acabar morrendo de frio. A boa notícia é que não seria uma partida dolorosa porque você desmaiaria antes de morrer por conta da falta de oxigênio.
mitos9

10. O Sol é amarelo
O Sol não é amarelo, mas o enxergamos assim porque a nossa atmosfera a muda de cor. Na realidade, o Sol é branco. Essa cor é formada pela união de todas as cores do arco-íris e quando passa pela atmosfera começa a se decompor em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Porém, o amarelo, alaranjado e principalmente o vermelho se destacam na hora de atravessar a atmosfera. Enquanto isso, a cor anil, azul e violeta se espalham por todo o restante e isso explica a cor do céu ser azul. Ao anoitecer, o céu vai ficando mais avermelhado porque o vermelho é a cor que tem maior comprimento de onda. Ou seja, é a cor que mais se ressalta. É complicado de entender, mas se pararmos para pensar faz sentido. É aquela velha história do prisma e a distância das ondas que aprendemos na escola. Sobre o nosso astro luminoso ser branco, é fácil explicar. Quanto mais quente uma estrela, mais para o tom branco ou azulado ela vai. As estrelas mais quentes, com a superfície acima de 9.700°C, são azuis e quando são quase 5.700°C, são brancas. Se quiser ver isso na prática, acenda uma boca do seu fogão ou repare em uma fogueira, a parte mais quente estará azul. As fotos que nos apresentam o Sol com a cor alaranjada, amarela ou vermelha são fictícias. Fazem isso porque já estamos acostumados com essas cores.
mitos10

Por: Ingrid Ohara

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *