10 jogos de tabuleiro que você talvez não conheça

Há muitos ótimos jogos de tabuleiro que não são tão conhecidos, mas que são passatempos fantásticos e alguns até didáticos. Se você gosta de um bom desafio para o seu cérebro e já cansou de ficar só no Banco Imobiliário, conheça aqui alguns jogos que podem ser uma boa pedida:
.

10. Shogi
É uma versão japonesa do tradicional xadrez. O tabuleiro e as peças são diferentes, porém, o objetivo continua sendo capturar o rei adversário.
01

9. Bagha-Chall
Criado no Nepal, seu nome significa “mudança de tigres”. Nele, um dos jogadores utiliza 4 peças que representam tigres e o outro 20 peças que são cabras. Vence quem capturar todas as cabras ou cercar todos os tigres.
03

8. Dou Shou Qi
É um jogo chinês parecido com xadrez cujo objetivo é conquistar a toca do adversário. Cada peça representa um animal com forças diferentes e o mais forte captura o mais fraco. Dou Shou Qi quer dizer “jogo de luta de animais”.
02

7. Mancala
Muito popular na África, é conhecido como “jogo da semeadura”. Nele os jogadores devem semear as peças pelas casas do tabuleiro e movê-las até capturar todas.
04

6. Hnefatafl
Nesse jogo, conhecido como xadrez viking, cada jogador tem um objetivo diferente. Quem joga com os mercenários deve tentar capturar o rei, já quem está com os soldados deve levar o rei em segurança para um dos cantos do tabuleiro.
05

5. Go
Com mais de 2000 anos de existência, é um dos mais populares jogos chineses. A mecânica do jogo consiste em dispor peças no tabuleiro de maneira que cerque as peças do adversário. É considerado um dos mais estratégicos de todos os tempos.
06

4. Pretwa
Original da Índia, é bem parecido com o jogo de damas. O objetivo é capturar todas as peças do adversário ou reduzi-las para três.
07

3. Surakarta
Esse jogo indonésio tem um sistema muito peculiar de captura. Cada peça pode andar na vertical ou horizontal mas, para capturar outra peça, é obrigatório passar por uma das 8 rotatórias. Vence quem capturar primeiro as peças do adversário.
08

2. Adugo
Criado pela tribo Bororo, do Pantanal brasileiro, o jogo guarda semelhanças com o Bagha-Chall. Nele, um dos jogadores controla uma onça e o outro 14 cachorros. Para vencer o jogo é preciso capturar 5 cachorros ou bloquear os movimentos da onça.
09

1. Rithmomachia
Trata-se de um jogo europeu extremamente complexo. Apesar de ser um combate semelhante ao xadrez, a captura de peças se dá através de somas ou multiplicações com os números escritos nas peças. Detalhe: cada peça do jogo tem um número diferente.
10

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *