10 informações sobre o câncer de próstata

Não espere até novembro para tirar suas dúvidas. Confira agora 10 informações sobre o câncer de próstata

.
[read more]

10. O que é próstata?
A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.
.

9. Qual é a função?
Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides
.

8. Onde se localiza no corpo masculina?
Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Por seu interior, passa a uretra, detalhe anatômico que explica por quê, nas hipertrofias prostáticas, surge dificuldade para urinar, queixa comum nos homens com mais de 50 anos.
.

7. O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. De acordo com estatísticas americanas, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida.
.

6. Quais são os tipos de câncer?
Podem ser: Adenocarcinomas que são responsáveis por 95% dos tumores malignos de próstata. Podem ser de baixo grau, grau intermediário e alto grau. Os tumores de baixo grau são formados por células bem diferenciadas, que guardam certa semelhança com as células prostáticas normais. Os de alto grau são compostos de células com alto índice de proliferação, muito diferentes do tecido normal da próstata.
Tipos mais raros de câncer de próstata, os demais 5% incluem tipos bem mais raros: carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas. Quando alguém cita o câncer de próstata, está se referindo ao adenocarcinoma e não a esses tipos histológicos mais raros.
.

5.  Quais são os fatores de risco?
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco. Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
.

4. Quais são os sintomas?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
.

3. Como prevenir?
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: Ter uma alimentação saudável. Manter o peso corporal adequado. Praticar atividade física. Não fumar. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
.

2. Quais exames detectam o câncer?
Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata. Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
.

1. Como é o tratamento?
O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.
 .

Fontes: Instituto Vencer o Câncer, Saúde Governo
.

[/read]

 

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *