10 hábitos que estão prejudicando a sua saúde mental

Não há um ser humano que em algum momento da vida precisa dar uma pausa para não enlouquecer de tanto estresse. Mas você sabia que esses hábitos podem ser o responsável pela sua má qualidade de vida. Confira agora 10 hábitos que estão prejudicando a sua saúde mental

10. Rede Social sem limite
Ficar muito tempo conectado ao mundo virtual, pode causar grande estresse devido ao acumulo de informações que seu cérebro é bombardeado o tempo todo. Inclusive, 41% dos jovens dizem se sentir tristes, depressivos ou ansiosos em contato com as redes sociais. Este número é muito elevado e nos evoca uma reflexão.

9. Relações tóxicas
Fique atenta se você não está sofrendo algum tipo de abuso. Não é normal você se sentir numa relação agressiva fisicamente e psicologicamente. Qualquer pessoa que lhe faça sentir como inferior, tente lhe controlar, determinar o que fazer ou não na relação e não lhe valoriza, é um sinal. Observe, converse com as pessoas a sua volta e peça ajuda.

8. Não ter um momento ou atividade para extravasar

Exercício físico é remédio. Por isso, devemos ter um momento ou atividade que nos permita extravasar esse sentimento. Caso contrário, sua saúde mental ficará prejudicada. Dê-se tempo para uma atividade que você sinta que lhe relaxe profundamente e permita liberar as tensões

7. Vitimização
Geralmente as pessoas se afastam de quem se sente vitima de tudo: do emprego, do filho, dos pais, da sociedade, dos amigos. Existem pessoas que se colocam no centro do universo e tudo que acontece de ruim é só para elas. Esse pensamento é o de vitimização, onde a pessoa sente-se o tempo todo a mais injustiçada. Esse pensamento é altamente nocivo, pois é incapacitante e coloca o indivíduo numa posição de inércia.

6. Negligenciar na alimentação
Alimentar-se com refeições de valor nutricional de qualidade vai fazer bem para o seu corpo e lhe ajudar a ter mais disposição. A comida influencia diretamente em nosso humor! Inclusive, alimentos ricos em gordura e açúcar, causam um efeito parecido com a procrastinação em nosso cérebro: dão um efeito momentâneo de prazer e depois provocam um efeito de decepção e a necessidade de mais comida daquele tipo. Por isso, não exagere nesses alimentos e comece cortando alguns deles aos poucos.

5. Não viver o agora
Carpe diem! Essa famosa frase precisa ser entendida no seu real contexto. ‘Aproveitar o dia’, na tradução literal, não significa fazer absolutamente tudo o que der vontade sem limites, mas quer dizer que você precisa estar naquele momento. Viva o hoje.

4. Ver problemas em tudo
Ser crítico é importante, mas ver problema em absolutamente tudo é um hábito que prejudica a sua saúde mental. Seja realista e enxergue os prós e contras do acontecimento para agir. Foque nas alternativas e no que é possível fazer e não fique remoendo os problemas.

3. Fazer tarefas demais ao mesmo tempo
Quando estamos realizando mais de uma atividade ao mesmo tempo, o nosso cérebro precisa dividir a atenção. Isso exige mais esforço mental e provoca estafa mental a longo prazo. Procure estabelecer prioridades e dedique-se às tarefas necessárias por completo.

2. Não cuidar do seu sono
Respeite seu sono. Não tendo hora para dormir e acordar nem se preocupando em ter um bom ambiente para dormir é um hábito que prejudica a sua saúde mental e física. Cuidar do sono é crucial para a manutenção de funções importantes do nosso organismo. Inclusive, a insônia, que caracteriza-se pela incapacidade de dormir ou sono de qualidade ruim pode ser um fator para a depressão.

1. Não procurar ajuda quando as coisas ficam difíceis
Existem momentos em que uma ajuda é necessária para que passemos por eles e aprendamos para evoluirmos na nossa saúde emocional. Conseguir saber o momento de pedir ajuda a alguém, ou a um profissional da saúde como um psiquiatra ou psicólogo, é muito importante para preservar a sua saúde mental.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Assim como redes sociais,, jogos de celular também costumam ser viciantes e tomar muito tempo. É bom tomar cuidado com eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *