10 grandes empresas que foram a falência

Certamente não é fácil manter uma empresa no topo por tanto tempo. Muitas vezes elas não são capazes de se adequar aos novos tempos e acabam fechando por insistir em prosseguir com o modelo de negócios de sempre. Relembre, então, dez empresas que já faturaram bilhões, mas faliram.
.

10. Blockbuster
A gigante que dominou por muitos anos o mercado de alugueis de fitas VHS e DVDs foi a maior vítima dos downloads ilegais e dos serviços de streaming. Outrora com um faturamento bilionário, foi à bancarrota em 2014, fechando suas mais de 8 mil lojas pelo mundo.

[read more]

9. BenQ-Siemens
Quando a taiwanesa BenQ e a alemã Siemens AG se juntaram em 2005, criou-se a 6ª maior fabricante de celulares do mundo. Em cerca de um ano de existência, a empresa lançou mais de 30 modelos de celulares, até pedir falência em setembro de 2006.

8. Gurgel
A fábrica brasileira de automóveis Gurgel Motores S/A foi declarada falida pelo governo em 1994, mas acabou sendo fechada definitivamente apenas em 1996. Em 2004 a marca foi comprada, mas houve briga na justiça com os antigos proprietários.

7. Pleyel
A tradicional fábrica de pianos, que produziu instrumentos tocados por músicos como Chopin e Ravel em seus mais de 200 anos de existência, fechou suas portas em 2017. O presidente da empresa afirmou que o motivo do fechamento é a dificuldade de competição com o mercado chinês.

6. Enron
A empresa norte-americana do setor de energia faturou 101 bilhões de dólares no ano anterior ao seu fechamento. Acontece que foi descoberto um esquema de adulteração de balanços que causou o maior escândalo na época. Com isso a Enron Corporation foi obrigada a pedir concordata em 2001.

5. Lehman Brothers
Foi um dos maiores bancos norte-americanos e faliu em 2008, após a crise financeira desencadeada pelos subprimes. À época foi considerada a maior falência da história dos Estados Unidos. Posteriormente teve seus ativos vendidos para os bancos Barclays e Nomura.

4. Banco Nacional
Outro banco que acabou fechando as portas foi o Nacional, famoso principalmente por ser patrocinador do piloto Ayrton Senna. Em 1995, mesmo sob intervenção do Banco Central, o Nacional foi declarado falido, após ser acusado de inflar seu patrimônio utilizando mais de 600 contas fictícias.

3. Varig
Foi a primeira companhia aérea fundada no Brasil e considerada uma das melhores do mundo na década de 70. Porém, com dívidas bilionárias, entrou em recuperação judicial e foi decretada falida em 2006.

2. Parmalat
Fundada em 1961, a empresa de laticínios foi declarada falida pelo governo italiano em dezembro de 2003. Calisto Tanzi, seu ex-presidente, acabou preso por falência fraudulenta. Posteriormente a marca voltou ao mercado, controlada por novas empresas.

1. Kodak
Em seus tempos áureos, seu nome era considerado referência em fotografia. Infelizmente, a empresa não conseguiu acompanhar a evolução do mercado e pediu concordata em janeiro de 2012. Acabou voltando ao mercado fabricando celulares.

[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *