10 fatos interessantes sobre o corpo humano

O corpo humano é a mais sensacional máquina que existe. A mais perfeita, nos mínimos detalhes. Tudo nele tem um propósito e seu funcionamento nos deixa simplesmente espantados às vezes. Estes são dez fatos incríveis sobre seu corpo que vão te fazer conhecer mais sobre si mesmo:

tamo4

1. Sua unha demora, em média, um semestre pra crescer da base até a ponta. Pense nesse trabalho de 6 meses na próxima vez que der vontade de roer.
1
.

2. O corpo tem mais de 100 000 KM de vasos sanguíneos. Quantas milhas aéreas seu sangue poderia ganhar por dia percorrendo essa distância?
2
.

3. A cada respirada, você inala meio litro de ar mais ou menos. O equivalente a uma garrafinha de água mineral toda vez.
3
.

4. Existem mais de 200 bilhões de células no seu corpo. Cada uma delas tem uma duração diferente. Os glóbulos brancos, por exemplo, duram 15 dias, e as do fígado, até 5 meses.
4
.

5.  Já se perguntou como os muitos espermatozoides fazem para encontrar o óvulo único? Eles se guiam por sinais químicos vindos do próprio óvulo, num fenômeno chamado de quimiotaxia.
5
.

6. Por que algumas crianças nascem loirinhas e o cabelo acaba mudando de cor ao longo dos anos? A resposta está na melanina, que protege o corpo da radiação solar. Com a idade e o crescimento, aumenta o tempo de exposição à luz e a produção interna de melanina!
6
.

7. Seus corpo têm linfócitos especiais com uma memória de todos os agentes infecciosos com os quais o corpo já teve contato. Uma espécie de HD que armazena o banco de dados essencial pra proteção do corpo e ativa a reprodução de anticorpos quando é preciso.
7
.

8. Os pelos da sua axila não estão lá por acaso. Eles ajudam a diminuir a fricção natural entre o braço e o tórax e, biologicamente, estão relacionados à produção de odores que influenciam o acasalamento de mamíferos. Errr…eca.
8
.

9.  Sente falta de uma boa coberta na hora de dormir? Saiba que, à noite, a temperatura do seu corpo diminuiu como um mecanismo de sobrevivência que economiza calorias. As coisas fazem mais sentido agora?
9
.

10. Durante o sono, seu corpo faz uma faxina nas toxinas, o que é muito bom pra conservar uma aparência mais jovem. Aquela história de sono da beleza não é balela. Aproveite que dormir é um dos poucos prazeres grátis da humanidade.
10

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *