10 fatos assustadores sobre a grandeza do universo

10 fatos assustadores sobre a grandeza do universo

Já se pegou olhando pra imensidão do espaço e imaginando quanta coisa deve estar escondida por aí? O universo é repleto de mistérios, alguns deles já desvendados. Esses são dez fatos impactantes sobre o espaço que já são do nosso conhecimento:

tamo7

1. Nosso Sistema Solar é só um “risquinho” dentro do espiral da galáxia. O Sol é apenas uma estrela perto de mais de 100 bilhões na Via Láctea!
1
.

2. Estudos apontam que a Via Láctea tem cem mil anos-luz de diâmetro. Ou seja, a imagem de um fenômeno ocorrido em uma ponta da galáxia só chega na outra extremidade cem mil anos depois.
2
.

3. Essa é uma distância relativamente pequena se comparada a outras galáxias. IC 1101, no aglomerado de galáxias Abell 2029, tem quase 6 milhões de anos luz de diâmetro. Uau!
3
.

4. Nosso Sistema Solar dá uma volta completa em torno do centro da Via Láctea a cada 250 milhões de anos. Dá tempo de preparar muitos Miojos.
4
.

5. A Via Láctea gira em torno de um centro misterioso, que os cientistas constataram ser um buraco negro. Ele não pode ser fotografado porque suga toda a luz ao redor..
5
.

6. Acha que o Sol é grande? A VY Canis Majoris, maior estrela conhecida no universo, tem entre 1800 e 2100 vezes o tamanho do nosso solzinho.
6
.

7. Festival da boa vizinhança: a Via Láctea divide o espaço com outros bilhões e bilhões de galáxias. Porém, ela está se aproximando da vizinha, Andrômeda, e a colisão deve acontecer daqui a 3 bilhões de anos.
7
.

8. A cor das estrelas que você vê tem relação com a temperatura da superfície. Ao contrário do que pode parecer, as azuis são as mais quentes e as vermelhas são as mais frias.
8
.

9. “Frias” entre aspas. Estrelas avermelhadas tem temperatura em torno de 3.000°C, enquanto azuis podem atingir 25.000°C.
9
.

10. Até hoje, só estudamos o universo observável, como é chamado o espaço cuja luz teve tempo de chegar até nós. Teorias apontam que a parte desconhecida ainda é muuuito maior que o universo observável. O que será que se esconde por lá? Provavelmente, jamais saberemos.10

VEJA TAMBÉM
DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O POST










Lista 10 © 2007-2017