10 famosos naming rights

Naming rights, ou direitos de nome, é uma prática comercial na qual empresas compram o direito de utilizar seus nomes em espaços que terão visibilidade. Naming rights podem ser simplesmente vendidos para a empresa ou incluídos dentro de uma negociação maior de patrocínio. Veja aqui dez famosos casos:
.

10. Emirates Stadium
Antes mesmo de sua inauguração, em 2006, o atual estádio do Arsenal já contava com o patrocínio da companhia aérea dos Emirados Árabes. O acordo de 100 milhões de Libras, aliás, foi fundamental para a construção do estádio.
01

9. Claro Ronaldo
Em uma ação de marketing pioneira, a operadora Claro, que já era patrocinadora do jogador Ronaldo, comprou os naming rights de sua conta no Twitter. Dessa forma, a conta do craque também passou a ser a conta oficial da Claro na rede social.
02

8. Caixa Belas Artes
Após o fechamento do antigo cinema Belas Artes, a Caixa fechou um acordo de patrocínio que possibilitou sua reabertura. Com isso o cinema agregou o nome do banco e passou a se chamar Caixa Belas Artes.
03

7. Kyocera Arena
O estádio do Atlético-PR foi o primeiro caso de naming rights no futebol brasileiro. O acordo com a fábrica de celulares Kyocera, porém, durou apenas 3 anos.
04

6. Mega Senha Sidney Oliveira
Outrora patrocinado pela Bombril, o programa da Rede TV foi apresentado em sua última temporada com o nome da marca de cosméticos e vitaminas Sidney Oliveira, que pertence ao dono da Ultrafarma.
05

5. Barclays Premier League
De 2004 a 2016 o banco Barclays foi quem associou seu nome ao campeonato inglês. A partir de 2017 a Premier League resolveu deixar de comercializar essa propriedade.
06

4. Brasileirão Chevrolet
Seguindo os passos da Premier League, em 2009 o Campeonato Brasileiro passou a se chamar Brasileirão Petrobras, nome que vigorou até 2013. Desde 2014 o campeonato se chama Brasileirão Chevrolet.
07

3. Allianz Arena
Presente nos nome de vários estádios pelo mundo, a seguradora Allianz certamente tem a Allianz Arena, em Munique, como sua propriedade mais icônica. No Brasil a empresa dá seu nome ao Allianz Parque.
08

2. Honda Superclasico
Imagine ir ao Maracanã assistir um Fla-Flu Honda. Pois é basicamente isso que fazem os torcedores do Los Angeles Galaxy e do Club Deportivo Chivas USA desde que a montadora japonesa comprou os naming rights do confronto.
09

1. Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé
Se para muita gente é um incômodo ter o nome de uma empresa junto ao nome de um evento, imagine dois. Pois foi o que aconteceu na etapa brasileira da Formula Indy, que vendeu os naming rights para Itaipava e Nestlé e acabou formando esse nome gigante aí.
10

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *