10 curiosidades para você saber mais sobre a Coreia do Norte

O País mais fechado do mundo é repleto de peculiaridades, que vão desde o que é ensinado nas escolas até as datas em seu calendário. Mais do que isso, o modo como se vive na Coreia do Norte certamente causa estranheza em quem vive no Ocidente. Conheça, então, alguns dos costumes do País:
.

10. No pódio
A Coreia do Norte conquistou medalhas em todos os Jogos Olímpicos que disputou. Sua melhor participação foi nos jogos de Barcelona, em 1992, quando conseguiu 4 ouros.

9. O florescer dos ditadores
Na Coreia do Norte existe uma espécie de orquídea chamada Kimilsungia, que tem esse nome em homenagem ao ditador Kim Il-sung. Já seu filho Kim Jong-il foi homenageado com o nome de uma begônia, que passou a se chamar Kimjongilia.

8. Socialismo
Praticamente tudo é controlado pelo governo, que provê aos cidadãos saúde, educação, moradia e até um parque aquático na capital Pyongyang. Até mesmo barraquinhas de sorvete são propriedade do governo.

7. Já procurou hotel na internet?
O turismo vem crescendo na Coreia do Norte, sendo que a maioria dos turistas vem da Rússia, da China e do Japão. Cidadãos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, porém, costumam ter vistos de turista negados.

6. Cada macaco no seu galho
Segundo especialistas, a Coreia do Sul é hoje a parte menos interessada na reunificação das Coreias, pois isso lhe custaria bilhões de dólares. Já os Estados Unidos veem a reunificação com bons olhos, já que isso significaria ter um país aliado na fronteira com a Rússia.

5. Marche!
A Coreia do Norte possui o quinto maior exército do planeta. Mais de 1 milhão e 200 mil homens e mulheres compõem as forças armadas, que são controladas diretamente pelo Líder Supremo Kim Jong-un. Seus equipamentos, porém, não estão entre os mais modernos.

4. Datas comemorativas
A Coreia do Norte tem 10 feriados oficiais, dentre os quais se destacam o aniversário de Kim Jong Il (16/02), o aniversário de Kim Il-Sung (15/04), a morte de Kim Il-Sung (08/07), a fundação do Partido (10/10) e o Dia da construção do socialismo (27/12).

3. Religião?
Os norte-coreanos são seguidores do Juche. De acordo com estudiosos trata-se de uma espécie de doutrina que mistura diversas correntes filosóficas, que vão do Cristianismo ao Marxismo. Segundo o Juche, o indivíduo é o mestre de seu próprio destino.

2. Intercâmbio
Em 1996, o atual Líder Supremo Kim Jong-un, então com 12 anos, foi estudar na Suíça, onde ficou até 2000. Na ocasião ele levou consigo uma comitiva que incluía até seu próprio chef de cozinha.

1. E o salário ó…
A média salarial na Coreia do Norte é de cerca de 47 dólares por mês.

 

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *