10 curiosas pessoas do Brasil

Confira um Top 10 com brasileiros com histórias peculiares que você provavelmente não conhecia.

edu


1

A origem da melodia de Parabéns a Você surgiu no século 19 nos EUA. Mas aqui no Brasil até a década de 1940 era ainda cantada em inglês, foi ai que o radialista Almirante da rádio Tupi, lançou um concurso de uma letra em português para a canção. Dentre cinco mil concorrentes, a poeta de São Paulo, Bertha Celeste venceu e disse que só precisou de 5 minutos para escrever a letra. Faleceu em 1999 aos 97 anos.
.


2

O Papai Noel do Brasil já recebeu e respondeu mais de um milhão de cartas, desde 2000, quando ganhou dos Correios um CEP exclusivo. Para se corresponder com o Papai Noel, é só colocar no destinatário da Carta: Papai Noel do Brasil e o CEP 89.990-960. As respostas são enviadas uma a uma neste site.
.


3

1.075 Livros é este o número impressionante que fez do paulista Ryoki Inoue, o escritor que tem mais livros publicados no mundo reconhecido pelo Guinness Book. Ryoki formou-se em medicina em 1970 e largou-a em 1986 para tornar-se escritor.
.


4

Uma das cirurgias mais complicadas do mundo, a separação de gêmeos siameses, teve início pelas mãos de um médico brasileiro. Eduardo Chapot Prevóst foi o primeiro cirurgião a realizar com sucesso a separação de xifópagos em 1900. Infelizmente 6 dias depois da operação Maria faleceu, já Rosalina cresceu, se casou e se desenvolveu normalmente.
.


5

A arte de fazer as pessoas rirem, tomou seus moldes através de José Manoel Ferreira da Silva, o palhaço Polydoro, considerado o primeiro do Brasil. Trabalhou no Circo Elias de Castro e montou seu próprio circo posteriormente. Faleceu em Santa Catarina em 1916.
.


6

O imigrante italiano Amleto Gino Meneghetti, foi radicado brasileiro aos 35 anos depois de sua chegada ao País.
Apelidado pela imprensa de Gato do Telhado, devido a sua facilidade de escalar muros e andar pelas telhas, Gino só furtava dos ricos e jamais ameaçou alguém. Ficou 19 anos preso e foi enclausurado diversas outras vezes. Morreu aos 98 anos.
.


7

O imperador Dom Pedro II é considerado o primeiro fotógrafo do Brasil. Após tomar conhecimento do daguerreótipo, invenção capaz de capturar imagens, Pedro encomenda aparelho igual e aos 14 anos de idade se torna o primeiro fotógrafo brasileiro e foi um grande incentivador da profissão no Brasil.
.


8

O catarinense Orestes Golanovski, foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o maior doador de sangue do Brasil e também do mundo. O recordista fez sua última doação de número 187, em junho de 2006, quando completou 65 anos e devido à lei não pode mais doar devido a sua idade. Portador do tipo sanguíneo O+, Orestes foi homenageado com um selo comemorativo dos Correios em 2010 e veio a falecer em 2012.
.


9

Rita Lobato Velho Lopes nasceu no Rio Grande do sul no dia 7 de junho de 1866, matriculou-se inicialmente na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, na Bahia e em 1887, tornou-se a primeira mulher brasileira e a segunda latino-americana a obter diploma de médica, após defender tese sobre a operação cesariana. Rita veio a falecer em 1954.
.


10

O cofundador da rede social Facebook, Eduardo Saverin, possui uma fortuna estimada em US$ 7,7 bilhões segundo a lista da Forbes de 2012. Saverin tem 30 anos e é o mais jovem bilionário do Brasil e quinto do mundo. Atualmente o empresário mora em Singapura onde investe em novas startups.
.

Fontes de consulta: Livro Brasil: Almanaque de Cultura Popular Todo Dia é Dia, RankBrasil, Guinness, www.papainoeldobrasil.com.br e www.ryoki.com.br e Forbes

Deixe um Comentário

Comments

  1. Medica em 1887, ou seja, MUITO ANTES da “revolucao” feminazista, dai elas vem com historinhas de direitos iguais! pateticas

    Isso soh mostra que direitos sempre existiram, soh que elas ignoram(manipulam a historia) que se voce for pobre, independente do seu sexo, tu ta/tava fodido, a vida seria(e ainda eh) extremamente dificil, agora quando tu e rico e filinho de papai, ai a historia muda!

  2. Muito legal, contiue assim.

  3. olha ae o Maior doador..da cidade onde moro..o cara aqui é famoso!

  4. acredite quem quiser, mas o papai noel è meu tio. Irmao da minha mae. Nome dele è helio lazzarotto.

  5. ladrão honesto?! hahahahaha

  6. @Silvio – “Terra chamando.” Volta pro mundo cara.

  7. Avatar for Thales Azamor Vincent da Silva : 4 de julho de 2012 at 7:37 pm

    Esse ladrão parece o senhor Furtado do Chaves.

  8. reenveindico para mim mesmo como o MAIOR DURO DO BRASIL que por mais que eu trabalhe nunca tenho dinheiro para pagar todoas minhas contas, DECLARO-ME DURO DE CARTEIRINHA……

  9. Fatos Curiosos sobre a Sra. Bertha Celeste, criadora da letra do Parabéns.

    1º) A letra verdadeira não é “parabéns pra você”, mas sim “parabéns à você”.

    2º) A letra cantada também está errada na parte “muitas felicidades, muitos anos de vida”, o correto de acordo com a Autora é “muita felicidade, muitos anos de vida”.

    3º) Ela nunca recebeu os direitos autorais patrimoniais da música, além do prêmio que lhe foi dado pela criação na época.

    4º) Sua família briga há muitos anos na justiça para receber estes direitos patrimoniais, que pela lei de direito autoral se estendem por 70 anos após o falecimento da pessoa.

    5º) Em uma jogada política, o ano peço perdão por não me recordar, um apadrinhado de empresas gravadoras, lançou uma 2ª estrofe da música.

    > Essa parte é totalmente desconhecida do público em geral, e só foi criada para modificar-se o direito patrimonial da música e permitir a gravação da mesma sem pagamento dos direitos à Sra. Bertha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *