10 dicas de ouro para não cair em golpes

Como tem muita gente boa praticando a caridade no mundo, tem aquelas que optam em passar a perna nos outros, por isso a importância de desconfiar de alguns sinais para não cair em golpe. Confira agora 10 dicas de ouro para não cair em golpes

10. Desconfie, sempre!
Primeiramente, siga sua intuição, não ignore os sinais de desconfiança quando algo é muito bom, muito fácil, oportunidade única, muito barato. Acompanhe sempre o raciocínio lógico das práticas comercializadas ou oferecidas no mercado por pessoas e empresas que tenha credibilidade. Negócio da China geralmente acaba em prejuízo.

9. Pesquise

Oferta imperdível, juros baixos, entrada, prêmios, sorteio…vixe! é muito gente querendo “dar” vantagem a troco de “nada”. Então pesquise sobre o assunto oferecido, pesquise sobre a empresa na internet (tem site especializados para isso), peça CNPJ, referências. Não dúvida, não feche negócio.

8. Nunca forneça seus dados e senha
“Oi, bom dia, aqui é do banco…”, responda: “Ok, mas se eu precisar eu ligo para vocês” e desliga. Não forneça seus dados pessoais, principalmente senhas de banco, cartão, não existe atualizar seus dados no sistema utilizando suas senhas, não há lógica. Se precisar de empréstimo vá ao banco, ligue para seu gerente, confirma os telefones nas páginas oficiais do estabelecimento. Não confie em atendentes que você nunca viu na vida.

7. WhatsApp
Há uma forma de dificultar a invasão de hackers no seu celular. O WhatsApp oferece verificação em duas etapas, a qual você pode colocar uma senha e verificação no seu email pessoal, só vc terá acesso. Não compartilhe informações pessoais por conversas também é uma boa dica.

6. Não empresta seu cartão ou faça empréstimo a terceiro
Não empresta cartão, não faça empréstimo para terceiros, a lei não irá te proteger em caso de inadimplência, porque nos contratos quando você adquire um produto financeiro, a cláusula diz que “é pessoal e intransferível”, ou seja, se a pessoa não lhe pagar, você terá que assumir a divida e poderá sim ter seu nome negativado. Até porque se a pessoa não tem crédito, algo de errado pode ter.

5. Compras online
Uma boa dica é pesquisar a idoneidade da empresa, conferindo os dados comerciais da empresa de comércio eletrônicos. Os canais de vendas virtuais são obrigados a fornecer os dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ. Sempre compre em site que possuem referências e que são conhecidos, assim qualquer problema você sabe onde acionar.

4. Sites de investimentos
Atenção!!! Se você não é investidor, procure estudar o assunto antes, não existe atualmente investimentos que te rentabiliza “rios de dinheiros”. Os sites das corretoras de valores e dos bancos costumam ter mecanismos de segurança. Se você é cliente da corretora ou do banco, ligue para eles e se informe sobre os procedimentos e a segurança da transação antes de fazê-la.Busque sempre por sites oficiais, como CVM e B3, para confirmar as informações. A CVM tem uma lista empresas que receberam alertas sobre atuação irregular no mercado financeiro.

3. Golpe do Instagram
O Instagram hoje é uma ferramenta de ouro para anunciar e alavancar as vendas ou serviços de sua empresa. Mas lembre-se aquilo ali não é a vida real. Não existe vida feliz sem problemas. Ou produtos milagrosos que a blogueiras usam, aliás, a maioria delas abusam de recursos de fotografia e procedimentos estéticos. Não cai no golpe da pílula milagrosa só porque a famosinha disse que toma e “funciona”. Fique esperto!!! Isso vale para qualquer mídia social.

2. Recebeu email suspeito
Hummm…se você não solicitou nenhuma informação, desconfie!!! Recebeu um e-mail com um link oferecendo comissão, bônus, empréstimo ou qualquer dinheiro fácil? Ou um e-mail de um desconhecido com algum anexo? Fique atento!!! O link pode possuir software malicioso para hackear seu computador ou o golpista pode roubar sua identidade com essas informações.

1.Mas se mesmo assim eu cair em golpe
Ok, mesmo assim você foi vitima. Primeiramente, não tenha vergonha, o criminoso não é você. Tente registrar imediatamente a reclamação no site do e-commerce, banco ou financeira. Guarde as provas, como prints de tela, e-mails e mensagens recebidos, etc. Além disso, formalize reclamações em sites de consumidores e também no site do Procon, do Ministério da Justiça. Se a fraude for na sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia. Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos, nunca passe informações de senhas bancárias por telefone e verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *