10 expectativas do governo Lula para 2023

Agora os brasileiros terão que se preparar para transição de governo Bolsonaro para o governo Lula. Veja agora as 10 expectativas do governo Lula para 2023.

10. Mercado Financeiro
Para o mercado financeiro, o resultado gera incerteza e deve balançar a Bolsa nos próximos dias. O presidente eleito ainda não apresentou os nomes que devem compor os ministérios, nem mesmo indicou o próximo ministro da Economia. Contudo, haverá oportunidades em ações desde o primeiro pregão pós resultado eleitoral. Ações de empresas de educação devem disparar na Bolsa, na esteira das expectativas de ampliação do programa de financiamento estudantil FIES.

9. Habitação
As empresas ligadas à construções e voltadas para a baixa renda, como Plano&Plano, Direcional Engenharia, Cury Construtora, também devem ganhar destaque neste terceiro mandato do governo. Também é esperado que Lula turbine programas de habitação.

8. Polarização
Um dos desafios do presidente eleito neste domingo (30) será encontrar formas de amenizar os efeitos da polarização que marcou os últimos anos da política no país e que culminou com um resultado apertado no segundo turno das eleições, com uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos entre Lula e o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

7. Supremo
Na relação com o Poder Judiciário, que foi motivo de crise permanente durante o governo Bolsonaro, as expectativas são mais favoráveis ao presidente eleito. Agora, com o presidente de saída do Planalto, os ministros do Supremo Tribunal Federal dizem esperar que a corte reconstrua sua credibilidade e as pontes com o governo federal.

6. Imposto de Renda
Outros dados que geram desconfiança no mercado: a promessa feita por Lula de isentar de Imposto de Renda contribuintes que ganham até R$ 5.000 por mês, além dos R$ 150 extras para beneficiários do Auxílio Brasil.

5. Relações Diplomáticas
Nas relações diplomáticas, Lula terá o desafio de recuperar a credibilidade do país no cenário internacional. Durante a gestão Bolsonaro, o país se distanciou de parceiros tradicionais e ficou isolado depois que Donald Trump deixou a presidência dos Estados Unidos.

4. Amazonas
Lula prometeu, durante a campanha, combater crimes ambientais promovidos por milícias, grileiros e madeireiros e afirma que será implacável contra o desmatamento ilegal. Em suas falas, sempre deixou claro que é possível recompor áreas degradadas para o agronegócio, evitando que o desmatamento avance na direção da Amazônia, e reflorestar biomas. É o oposto da política de destruição que ocorreu nos últimos quatro trágicos anos.

3. Inflação
A nova gestão levará de herança a inflação elevada em 2023. Os economistas ouvidos pelo Focus subiram ligeiramente a previsão da inflação para este ano, de 5,60% para 5,61%, quebrando uma sequência dede 17 semanas de desaceleração na previsão. O IPCA projetado representa mais um estouro na meta, que também não foi cumprida em 2021. O novo governo de Lula terá o desafio de tocar a economia em meio a uma crise internacional e instabilidade interna. E, até agora, sem uma clara sinalização de qual será sua política fiscal em 2023 em diante.

2. Salário-mínimo
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do país, e deve governar em seu terceiro mandato a partir de 2023. Dentre suas prioridades, conforme foi incluso no seu plano e divulgado em campanha, está a alteração na política de valorização do salário mínimo. A ideia é que o piso cresça com aumento real, algo que não era feito desde o primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

1.Conquistar o Congresso
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfrentará um cenário desafiador a partir de janeiro de 2023, quando toma posse. O petista terá de enfrentar uma dura oposição tanto na Câmara quanto no Senado, mas têm condições de formar uma base parlamentar que lhe garanta o mínimo de apoio necessário para levar adiante a agenda do novo governo.


Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *