10 missões da NASA que foram estendidas

A NASA depende do orçamento liberado pelo governo americano para realizar suas missões. Várias dela são lançadas com uma data para terminar. Mas há casos de equipamentos e missões que tem sua vida útil estendida, seja por orçamento ou pela durabilidade do projeto. Confira agora 10 missões da NASA que foram estendidas

10. Missão Juno
A equipe da sonda Juno já ventilava a possibilidade de uma nova missão estendida. A sonda apresentou um problema em seu motor principal, o que fez com que a NASA mantivesse a Juno em uma órbita longa ao redor de Júpiter, o que também ampliou o período de missão de fevereiro de 2018 para julho de 2021. Agora, a NASA decidiu prolongar a missão mais uma vez, até setembro de 2025 ou até a sonda parar de funcionar, o que ocorrer primeiro. A ideia é que a Juno seja utilizada para estudar não apenas Júpiter, mas também os anéis e satélites do planeta.

9. Rover Curiosity

Pousando em Marte há quase 10 anos atrás, o rover Curiosity terá (pelo menos) mais três anos, encerrando em 2025. O projeto inicial previa que o robô da NASA, cuja missão é avaliar a condição para colonização do planeta vermelho, encerraria em 2014. O Curiosity está explorando o Monte Sharp, localizado na Cratera Gale.

8. Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO)
O Lunar Reconnaissance Orbiter (nome original em inglês) é uma sonda lançada em 2009 para mapear a superfície lunar. Através do seu mapeamento, a NASA escolherá o melhor ponto de pouso do Programa Artemis, projeto que levará humanos à Lua novamente. Além disso, a LRO busca gelo no nosso satélite natural. É esperado que o combustível da sonda dure até 2026, um ano depois da data planejada pela NASA para a missão Artemis 3, que marcará o retorno de uma missão tripulado para a superfície lunar.

7. OSIRIS-APEX/OSIRIS-REx
O OSIRIS-REx é uma missão da NASA do tipo “captura e envio de amostra”. No caso, a espaçonave captou uma amostra do asteroide 101955 Bennu e enviará essa amostra em 2023. Assim como os ônibus espaciais, a OSIRIS REx será reutilizada em outra missão programada para 2029. Dessa vez, com o nome de OSIRIS APEX, a espaçonave visitará o asteroide Apophis.

6. MAVEN
A sonda MAVEN (sigla em inglês para Evolução e Volatilidade da Atmosfera de Marte) foi lançada em 2013 e iniciou seus trabalhos em 2014. Como explicado pelo seu nome traduzido, seu objetivo é estudar a atmosfera do planeta vermelho e o impacto que isso trouxa para o fim da água na superfície de Marte. MAVEN continuará operando até 2025, contando 11 anos de operação.

5. InSight
O InSight não é uma nave móvel, mas uma espaçonave que está fixa na Elysium Planitia, uma região com intensa atividade vulcânica em Marte. Seu objetivo é estudar o interior e a geologia do planeta. Apesar da extensão da sua missão para o fim deste ano, há um risco de que ela fique sem energia antes disso. Poeira está se acumulando nos seus painéis solares. Enquanto o fim não chega, ela continuará avaliando a atividade sísmica e o clima marciano.

4. New Horizons
A missão New Horizons foi lançada em 2006 para observar Plutão e Arrokoth, um objeto localizado no Cinturão de Kuiper. É esperado que a New Horizons continue viajando pelos próximos três anos. Contudo, a NASA estuda a possibilidade de que a sonda dê meia volta para mais observações de Plutão e Arrokoth.

3. Mars Odyssey
A Mars Odyssey está funcionando desde 2001! No total, são 21 anos de operação. Apesar de estar com um baixo nível combustível, a NASA espera que a sonda opere por mais três anos.

2. Mars Reconnaissance Orbiter
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter está na órbita de Marte desde 2005 (17 anos de operação). Com o objetivo de observar a superfície do planeta, a MRO já mapeou dunas, calotas de gelo e ainda tira um tempinho para espiar as outras missões pousadas em Marte. O seu espectrômetro parou de funcionar, mas a NASA espera que a missão continue por mais três anos. E que venham as duas décadas de trabalho.

1.Ingenuity

O mini helicóptero Ingenuity, que pousou em Marte em fevereiro de 2021, já realizou 16 voos a mais do que o previsto pela agência espacial norte-americana (NASA). Desde então, o órgão decidiu seguir com as decolagens e voos do veículo até onde ele aguentasse – e aguentando ele segue, com a NASA estendendo a missão do Ingenuity até “pelo menos” setembro. O Ingenuity começou como um projeto paralelo de exploração de Marte, chegando ao planeta vermelho acoplado à barriga do rover Perseverance. Enquanto o veículo terrestre explorava a região conhecida como Cratera Jezero, o mini helicóptero faria apenas cinco decolagens para comprovar capacidades de voo em Marte. Ele foi tão bem que já realizou 21 voos e ganhou novas atribuições em sua missão, como identificar rotas não convencionais para o Perseverance.

.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *