10 curiosidades sobre povos indígenas

Dia 19 de abril dia do índio. Esse povo que descobriu nossas terras, rico em cultura. E já vamos matar uma super curiosidade sobre a data que foi escolhida justamente por remeter a um protesto feito por indígenas durante o Congresso Indigenista Interamericano, realizado entre os dias 14 e 24 de abril de 1940, no México. Confira agora 10 curiosidades sobre povos indígenas

10. População
Existem cerca de 370 a 500 milhões de indígenas no mundo, espalhados por 90 países. Eles vivem em todas as regiões geográficas e representam 5 mil culturas diferentes.

9. Língua
Povos indígenas criaram e falam uma grande maioria das 7 mil línguas mundiais.

8. Pobreza
Indígenas têm maior probabilidade de serem pobres e vulneráveis. Apesar de serem menos de 5% da população mundial, representam 15% dos mais pobres.

7. Expectativa de vida
Povos indígenas vivem vidas mais curtas. A expectativa de vida dos povos indígenas é até 20 anos menor do que outras pessoas.

6. Discriminação
Mulheres indígenas têm maior probabilidade de sofrer discriminação e violência. Mais de uma em cada três são agredidas sexualmente durante a sua vida, e também têm taxas mais altas de mortalidade materna, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.

5. Jogos
Os Jogos dos Povos Indígenas do mundo unem atletas para celebrar tradições indígenas. Atletas de 566 comunidades aborígenes de todo o mundo participaram da primeira edição, realizados em 2015 no Brasil.

4. Comunidade
Comunidades indígenas são líderes na proteção do meio ambiente. Quase 70 milhões de mulheres e homens indígenas dependem das florestas para sua subsistência, e muitos mais são agricultores, caçadores ou pastores.

3. Luta
Os povos indígenas lutam contra a mudança climática todos os dias. As suas florestas armazenam pelo menos um quarto de todo o carbono das florestas tropicais, cerca de 55 trilhões de toneladas métricas. Isso equivale a quatro vezes o total de emissões globais de carbono em 2014.

2. Sustentabilidade
Povos indígenas são fundamentais para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Desde proteger o meio ambiente, a combater a desigualdade e lutar pela paz e a segurança, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não serão alcançados sem povos indígenas.

1. Direito
A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, adotada em 2007, é um marco, mas existem lacunas significativas entre o reconhecimento formal dos direitos indígenas e a realidade.

FONTE: Nações Unidas



Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *