10 curiosidades impressionantes sobre o polvo

Meu polvo e minha polva, trago curiosidades de cair o queixo desse molusco marinho. Confira agora 10 curiosidades impressionantes sobre o polvo.

10. Bate forte corações
´É verdade, o polvo possui três corações. Dois deles têm como função bombear o sangue sem oxigênio para as suas brânquias, sendo este o local onde ocorre a respiração do animal. Já o terceiro coração é utilizado para bombear o sangue oxigenado por todo o corpo do polvo.

9. QI alto
Segundo estudos científicos, o polvo é considerado o invertebrado mais inteligente da Terra. Isso porque eles possuem um cérebro central e oito paralelos, que ficam dentro de seus tentáculos. No total, esses animais possuem 500 milhões de neurônios.

8. Olhos de Águia
Os olhos do polvo são muito bem desenvolvidos. Eles possuem uma visão binocular, que permite a formação de imagens. Alguns estudiosos acreditam que eles são capazes de enxergar cores, embora os mesmos estudos mostrem que eles só conseguem diferenciar a polarização das cores.

7. Agarrador

Os tentáculos dos polvos são muito eficientes. Eles possuem duas fileiras de ventosas adesivas que permitem a sua locomoção e também a captura de presas. Na ponta de cada tentáculo há células que têm a função de captar cheiros.

6. Regenerador
Quando os polvos estão em perigo, eles podem utilizar o movimento dos tentáculos para distrair o predador. Essa é uma curiosidade incrível pois caso o inimigo consiga prender um dos seus tentáculos, o polvo realiza a amputação espontânea, deixando o braço com o predador e foge.

5. Sangue Azul

O polvo possui uma proteína do sangue chamada hemocianina, que é rica em cobre e origina a cor azul do sangue. A hemocianina é mais eficiente no transporte do oxigênio pelo corpo dele do que a hemoglobina é nos seres humanos, principalmente em temperaturas mais baixas, como em oceanos.

4. Quase irmãos
Fisicamente os polvos e as lulas são parecidos, mas existem muitas diferenças entre eles. Os polvos possuem um corpo arredondado e são invertebrados, uma vez que não têm esqueleto externo e interno. Ele pode medir até 6m.

3. Autoconsciência
Devido a serotonina, hormônio relacionado ao humor, o polvo possui autoconsciência. Com essa habilidade, esses animais podem interpretar o ambiente, reconhecendo as diferenças entre objetos baseados na forma e tamanho.

2. Fêmeas fatais
Uma das características comportamentais dos polvos é que eles costumam viver sozinhos durante a vida e apenas procuram por um parceiro em épocas de acasalamento. A reprodução desses animais é sexuada iniciando com uma relação que pode durar horas ou dias.

1.Comeu, morreu.
Durante os dois meses, a fêmea protege os ovos e não sai da toca, nem mesmo para se alimentar. Ela cuida dos ovos até eles eclodirem e morre pouco tempo depois de fome. Já o macho, morre pouco tempo depois da cópula.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *