10 alimentos mais perigosos do mundo

Vovó já dizia: Peixe morre pela boca. Cuidado com aquela inofensiva flor, matinho, ch´´ázinho. Confira agora os 10 alimentos mais perigosos do mundo.

10. Fesikh
O prato que celebra o festival Shem el-Nessim é um peixe fermentado que só pode ser consumido depois de ficar secando durante um ano. Isso porque foram encontrados vestígios da bactéria Clostridium botulinium, que bloqueia a liberação de uma substância chamada acetilcolina e leva à uma paralisia facial.

9. Mandioca
Acredite se quiser: a nossa tão adorada mandioca tem uma toxina bem poderosa nas suas folhas e raízes, o cianureto de hidrogênio. A intoxicação pode causar desde náuseas e vômito até a morte em duas ou três horas.

8. Pangium edule
A tradução literal do nome é “a fruta que nauseia”. O responsável por essa sensação nada agradável é o cianureto de hidrogênio: um poderoso veneno com teor explosivo.

7. Água-viva de Nomura (Echizen Kurage)
Ela possui toxinas que são usadas como forma de proteção. Além disso, elas costumam ser encontradas no atum no Japão – por isso a água-viva virou uma iguaria.

6. Casu Marzu
Muito apreciado no sul da Itália, o formaggio marcio é um queijo pecorino que durante o processo de fermentação fica descoberto. Isso permite que moscas botem ovos e larvas se instalem no queijo – e ele é consumido exatamente assim. As larvas podem perfurar o intestino humano e causar dores abdominais intensas.

5. Hákarl
Tradicional da Islândia, o prato é feito com um peixe originário da Groêlandia que fica curando pendurado durante quase seis meses. Até aí nada demais, certo? O problema é que a espécie desse tubarão não tem trato urinário, então, todos os excrementos são filtrados pela carne e pela pele. Inclusive toxinas.

4. Amêijoas de sangue
Como são fervidas por meros 20 segundos e servidas em seguida, podem conter diversas bactérias causadoras de doenças como hepatite A, febre tifóide e disenteria.

3. Sannakji (polvo cru vivo)
Como o molusco é cortado ainda vivo e servido cru, suas ventosas ainda ficam ativas por um período após a morte. Por isso há riscos de sufocamento, já que elas podem se prender na garganta do indivíduo.

2. Akee
As sementes dessa fruta típica da África Ocidental são tóxicas por conterem uma substância chamada hipoglicina. Ela causa vômitos, náuseas e, em casos mais graves, desidratação, coma e até mesmo a morte.

1.Baiacu (Fugu)
Os órgãos do peixe contêm a toxina tetrodoxina, uma neurotoxina muito potente que causa paralisia muscular dos órgãos respiratórios, levando à morte.

FONTE: Exame.com

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *