10 alimentos banidos em alguns países do mundo

Se você pensa que estamos falando dos ultraprocessados que você baniu da sua dieta fitness e nem daquele refrigerante geladinho que só serve para encher o seu corpo de açúcar, errou feio. Existem alguns alimentos que são proibidos pelas agências sanitárias e governos de alguns países por mais motivos de proteger a saúde dos consumidores ou até mesmo por questões éticas, legais, políticas ou mesmo religiosas. Confira agora 10 10 alimentos banidos em alguns países do mundo

10. Caviar Beluga
Desde 2005 o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos proíbe a importação desse tipo de caviar no país, devido a ameaça de extinção do esturjão beluga, uma espécie de peixe que habita o Mar Cáspio e pode viver até 100 anos.

Caviar é alimento de luxo que consiste em ovas de peixe

9. Foie Gras (patê de fígado)
Uma das formas mais cruéis de produção de patê de fígado de pato ou de ganso. As críticas de crueldade animal fizeram o foie gras ser banido em inúmeros países, incluindo Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Alemanha e outros. No Brasil, um projeto de lei de 2020 tramita para proibir a produção e o consumo de foie gras.

Menus Michelin em crise: França enfrenta baixa produção de foie gras | CNN  Brasil Soft

8. Casu Marzu
Esse tipo de queijo tradicional da Sardenha é preparado com larvas de moscas. Chamado de “queijo podre”, as peças de Casu Marzu costumam ser servidas ainda com as larvas vivas rastejando pelo queijo. Por questões sanitárias, a produção comercial e o consumo da iguaria não é permitido na Itália e em nenhum outro país do mundo.

8. Casu Marzu
Esse tipo de queijo tradicional da Sardenha é preparado com larvas de moscas. Chamado de “queijo podre”, as peças de Casu Marzu costumam ser servidas ainda com as larvas vivas rastejando pelo queijo. Por questões sanitárias, a produção comercial e o consumo da iguaria não é permitido na Itália e em nenhum outro país do mundo.

Casu Marzu: E aí, vai encarar? – Casa D'Italia – Juiz de Fora

7. Peixe Fugu
O peixe fugu, no Brasil conhecido como Baiacu, é considerado uma super iguaria no Japão, mas é perigosíssimo de preparar e comer. Para não expelir toxinas, o peixe fica vivo até a hora do preparo. Os cozinheiros japoneses treinam anos e precisam ter uma licença especial para garantir que não vão envenenar os clientes. O consumo da espécie é proibido em muitos países fora da Ásia, incluindo toda a União Europeia.

Fugu: o prato mais perigoso (e caro) do Japão é feito com baiacu venenoso -  Mega Curioso

6. Barbatana de tubarão
Sopas feitas com barbatanas são super populares na China, Japão e outros países asiáticos. No entanto, a prática é recriminada em quase todos os países ocidentais, que coíbem a pesca, a importação e o consumo de barbatanas. Normalmente, os tubarões são caçados, têm as barbatanas cortadas e depois são soltos para morrer no oceano. Outra crueldade desnecessária.

Barbatana de tubarão é banida em estados americanos — mas iguaria ainda  está nos cardápios | National Geographic

5. Ortolan
Ortolan é um tipo de passarinho de origem francesa que entrou em risco de extinção após décadas de caça desenfreada para consumo humano. Hoje em dia, a França proíbe expressamente a caça, venda e consumo do passarinho.Também é ilegal nos outros países europeus.

Ortolan: The Controversial French Delicacy You'll Probably Never Try

4. Samosas
A receita indiana é uma espécie de pastelzinho recheado com legumes. O salgado é o snack mais popular da índia e de qualquer restaurante indiano no mundo, mas foi proibido na Somália em 2011. O grupo extremista islâmico al-Shabab, que controla a Somália, proibiu a venda e consumo do alimento alegando que a comida é “ocidental demais”. Nada contra o preparo.

Aloo Samosa (Samosa Stuffed With Spiced Potato and Peas) Recipe

3. M&M’s
Calma!! o motivo é outro. Em 2016, um tribunal sueco emitiu uma decisão contra a fabricante dos famosos M&M’s em uma disputa de registro de marca. A controvérsia surgiu devido à semelhança entre os M&M’s e os amendoins cobertos com chocolate da Mondelez, vendidos sob a marca Marabou, que apresentava um único “m” na embalagem. O tribunal considerou que os M&M’s não podem serem comercializados no país porque são idênticos aos doces que a Marabou vende na Suécia desde 1960.

M&M's – Wikipédia, a enciclopédia livre

2. Absinto
Destilado à base de anis e outras ervas como losna e funcho, o absinto foi criado para fins medicinais no século 16, mas acabou se popularizando como uma bebida alcoólica. Com teor alcoólico que pode chegar a 80%, a bebida é acusada de causar alucinações em quem passa da dose. Por esse motivo, o absinto é proibido em vários países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, a bebida é liberada, mas precisa ter no máximo 54% de álcool.

Absinto: a fada verde inspiradora de grandes artistas

1.Chiclete
Singapura é um dos países com as normas mais rígidas do mundo. Por lá, mascar chiclete é crime desde 1992. A lei passou a existir simplesmente para manter a cidade livre dos chicletes mascados nas calçadas. O único tipo de goma de mascar permitida são as com fins medicinais, que precisam de prescrição médica.

De onde vem a palavra “chiclete”? | Super


FONTE: uol

Deixe um Comentário

Comments

  1. naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

  2. Useful article, thank you. Top article, very helpful.

  3. Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated

  4. This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.

  5. There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *