10 histórias de reinvenção e sucesso após os 50 anos

A lista 50 Over 50 2022 da Forbes reúne grandes nomes que chegaram à maturidade com mais poder, relevância, influência e sabedoria do que quando eram jovens. Confira agora 10 histórias de reinvenção e sucesso após os 50 anos.

10. Silvio Santos, 91 anos – Apresentador
Ele trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro quando, depois de ter a mercadoria apreendida, foi participar de um concurso de novos locutores na Rádio Guanabara, saindo de lá vencedor. Na década de 1960, criou o Programa Silvio Santos, que se tornou parte da rotina de milhares de brasileiros aos domingos e está no ar há mais de 60 anos. Em 1981, criou o SBT, que faz parte do grupo que administra as empresas de Silvio Santos, como Jequiti e Hotel Jequitimar.

Silvio Santos completa 90 anos neste sábado, em isolamento social


9. Ary Fontoura, 89 anos – Ator e Influenciador digital
Ícone do teatro e da teledramaturgia brasileira, Ary Fontoura é um dos maiores criadores de tipos. Eternizou no imaginário popular personagens como o avarento Nonô Corrêa, de “Amor com Amor se Paga” (1984), inspirado na peça de Molière, e Pitágoras, de “A Indomada”, com o qual ganhou o Troféu Imprensa em 1998. Provou mais uma vez sua versatilidade artística ao se tornar um fenômeno nas redes sociais. O Instagram de Ary tem 4,2 milhões de seguidores, e seu perfil no TikTok conquistou 609 mil fãs.

Ary Fontoura é assaltado por oito homens armados e reclama de violência no  Rio - Folha PE

8. Cláudia Raia, 55 anos – Atriz
São mais de 30 anos de carreira na televisão e no teatro musical. Aos 10 anos, foi manequim do estilista Clodovil Hernandes (1937-2009). Aos 13, já seguia a carreira de bailarina, dançando profissionalmente na Argentina e nos Estados Unidos.Há um ano, ela lançou o programa “50 e Tantas” em seu Instagram, onde fala sobre sexualidade, maternidade, amor e comportamento com o viés de que a idade é apenas um número para seus mais de 7,5 milhões de seguidores. Além de usar as redes sociais como plataforma para debater estes temas, a artista realiza trabalhos publicitários com esta temática.

Claudia Raia posta foto ousada e chama atenção na web

7. Túlio Maravilha, 53 anos – Jogador de futebol
Abandonou a aposentadoria anunciada em 2019, e despendurou as chuteiras para entrar em campo pelo Sport Clube Brasil Capixaba (Serra, ES), na Série B do estadual local, que começa em 13 de agosto, contra o Castelo FC. “Decidi voltar a jogar futebol primeiro porque me considero um cara em forma, porcentual de gordura de 13%, que é porcentual de jogador de 20, 25 anos, e 73 kg, só 1 kg acima do meu peso ideal. E tem outra coisa, quem é rei não perde a majestade. A arte de fazer gols é para poucos. Sou um cara de posicionamento, a bola tem que chegar. E chegando duas a gente faz uma.” Após jogar em mais de 30 times profissionais, o Botafogo (RJ) é o do coração.

Túlio Maravilha detona Neymar e aponta único jogador que pode ultrapassá-lo  em número de gols | LANCE!

6. Antônio Tenório da Silva, 51 anos – Judoca
O maior judoca paralímpico da história, com quatro medalhas de ouro (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), uma de prata (Rio 2016) e uma de bronze (Londres 2012) não trouxe medalha de Tóquio 2020, mas deu o que falar. Contraiu Covid-19 no primeiro semestre, ficou 18 dias internado, saiu com um comprometimento pulmonar de 85% – e conseguiu se classificar. “Quase morri, e com menos de 15 dias após sair do hospital, fui competir no Azerbaijão e na Inglaterra. Fiquei em terceiro no ranking e busquei a vaga pra Tóquio.” Tenório perdeu a disputa do bronze nos últimos três segundos para o uzbeque Sharif Khalilov. “Me desconcentrei, e ele foi persistente até o final. Agora, meu foco está em Paris 2024. Vou buscar a medalha que ficou em Tóquio.” Ele começou no judô aos 7 anos, incentivado pelo pai, em São Bernardo do Campo (SP). Aos 13, perdeu a visão do olho esquerdo ao ser atingido por uma estilingada de mamona. A visão do outro olho se perdeu seis anos depois, por uma infecção.

Ícone do judô, Antônio Tenório enfrenta primeiro desafio no Parapan |  Agência Brasil

5. Monica Martelli, 54 anos – Atriz e Apresentadora
Ela é uma inspiração para toda uma geração de mulheres na faixa dos 50 anos, com sua atitude irreverente e leve diante de questões-tabu, como a menopausa. Na batalha contra o etarismo e a falta de bons papéis para mulheres maduras, ela estourou aos 37 anos, estrelando peça de sua autoria “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou”. A peça fez um enorme sucesso, ficou em cartaz por 12 anos e deu origem a uma série e dois filmes que bateram recordes de bilheteria. No início de 2022, aos 54 anos, Monica deixou o programa “Saia Justa, depois de dez anos integrando o elenco de apresentadoras. Decidiu se dedicar a uma turnê pelo Brasil com a peça “Minha Vida em Marte”, também escrita por ela. Conhecida pelo humor e pela franqueza, a atriz descobriu seu talento e amor pelo teatro quando fazia faculdade de jornalismo no Rio de Janeiro. Atuou em pontas em programas de baixa audiência até conseguir criar seu monólogo de sentimentos e angústias, que despertam tanta identificação no público feminino.

Mundo Positivo » Mônica Martelli deixa o elenco do 'Sai Justa' e desabafa:  “A vida é movimento” - Mundo Positivo

4. Xuxa Meneghel, 59 anos – Apresentadora
Ela faz parte da memória afetiva de diferentes gerações e, até hoje, é lembrada como um dos maiores nomes da televisão brasileira. Xuxa começou a carreira como modelo, ainda na adolescência. Em 1983, fez a estreia como apresentadora na finada TV Manchete. Três anos depois, passou a comandar o “Xou da Xuxa”, na Rede Globo, onde permaneceu por quase 30 anos. Ao longo da carreira, vendeu mais de 40 milhões de cópias de discos. Hoje, reúne mais de 23 milhões de seguidores nas redes sociais. Em 2016, retornou aos palcos, relembrando os maiores sucessos da carreira e lotando shows em capitais brasileiras, projeto que foi interrompido por causa da pandemia.

Xuxa Meneghel diz que não terá mais empresário: "Cansada de falarem por  mim" - Quem | QUEM News

3. Oskar Metsavaht, 61 anos – Designer
Criou ao longo de carreira um universo criativo fascinante repleto de elementos de estilo que fazem a Osklen ser o que é: a principal marca de moda do Brasil. Como fazem as grandes grifes internacionais, ele soube estabelecer e trabalhar sobre códigos que viraram suas marcas registradas (modelagens ergonômicas, o uso de listras em preto e branco, influências vindas do surf e do montanhismo, peças inspiradas nos maiôs de natação, peças assimétricas mais compridas atrás do que na frente e o golden spirit traduzido no ouro queimado, que é clássico da marca). Lota palestras em Tóquio e Paris, cidades nas quais abriu lojas próprias em um movimento de expansão internacional da marca anos atrás. “Sempre tive audácia”, diz ele, que se formou em medicina e entrou na moda abrindo uma loja em Búzios, famoso balneário de veraneio, para vender roupas que criava para fazer expedições no frio extremo.

Top5 Rio - Oskar Metsavaht - Top5 Rio

2. Gilberto Gil, 80 anos – Cantor
Gil aprendeu a tocar acordeão aos 10 anos, influenciado por Luiz Gonzaga. A carreira musical começou no grupo instrumental. Os Desafinados, que se apresentava em festas escolares. No início da década de 1960, a música era tocada ao mesmo tempo que os estudos e o trabalho. Após mudar-se para São Paulo para um emprego na Gessy Lever, passou a frequentar a Galeria Metrópole nas madrugadas, onde conheceu outros artistas, como Chico Buarque. Em 1966, deixou o emprego para dedicar-se exclusivamente à música, quando já participava do programa “O Fino da Bossa”, apresentado por Elis Regina, e dos festivais de música. O resto é história. Em 2021, foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, por sua contribuição para a cultura popular brasileira, com mais de 50 álbuns lançados e quatro obras literárias assinadas. Para celebrar os 80 anos, entrou em turnê com os filhos e os netos pela Europa. Toda a excursão será filmada, por encomenda do Amazon Prime, para chegar ao streaming em 2023.

Gilberto Gil 80 anos: As músicas mais tocadas nos últimos 10 anos

1.Roberto Carlos, 81 anos – Cantor
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), já estudava música e participava de programas de rádio desde a infância, mas foi no Rio de Janeiro que ganhou os palcos e os holofotes. Ao lado do amigo de adolescência Erasmo Carlos e ex-parceiro de The Sputniks, fez parte da Jovem Guarda, e virou febre nacional interpretando músicas inspiradas no iê-iê-iê dos Beatles. Foi alçado ao posto de cantor mais popular do Brasil, batendo todos os recordes de vendagens de discos e estampando todas as capas de revistas. A partir da década de 1970, o Rei começou a cantar o estilo mais romântico pelo qual é conhecido atualmente. Ao longo da carreira, o cantor e compositor vendeu mais de 120 milhões de cópias de discos. Desde 1974, estrela o especial de fim de ano da Rede Globo, onde canta seus maiores sucessos. Na próxima temporada de cruzeiros (2022/2023) vai retomar o projeto “Emoções em Alto Mar”, que realiza há 17 anos, após pausa por causa da pandemia de coronavírus.

Roberto Carlos se irrita e manda fã calar a boca; assista - Cultura -  Estado de Minas

FONTE: Forbes

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *