10 grandes polêmicas dos anos 90 no Brasil

Os anos 90 definitivamente foram fartos em polêmicas no Brasil. É bem verdade que naquela época a sociedade se escandalizava até com as músicas dos Mamonas Assassinas e o sushi erótico do Faustão. Relembre, então, dez temas que foram bastante controversos e dividiram a opinião pública antes das redes sociais:
.

10. Chute na santa
Durante o feriado de 12 de outubro de 1995 o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Sérgio Von Helder chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao vivo na TV. O bispo foi processado e chegou a ser preso, mas ganhou o direito de responder ao processo em liberdade.

9. Faca dentro do Fofão
Nos anos 90 era uma espécie de lenda urbana dizer que havia uma faca dentro dos bonecos do Fofão e que isso tinha a ver com algum tipo de pacto. Ocorre que a tal faca era uma haste de plástico pontuda que servia para sustentar a cabeça do boneco.

8. Final da Copa de 98
Favorita para levar o título, a Seleção Brasileira entrou em campo em circunstâncias estranhas, após uma convulsão do craque Ronaldinho. Após perder por 3 x 0, circularam diversas teorias conspiratórias sobre uma possível venda do jogo.

7. Fim do mundo
Em 1999 as pessoas ainda não estavam acostumadas com previsões sobre o fim do mundo o tempo todo. Talvez por isso muita gente tenha ficado alarmada quando diversos meios de comunicação começaram a falar sobre as profecias de Nostradamus que, como já sabemos, não se concretizaram.

6. Assassinato de PC Farias
O tesoureiro da campanha de Fernando Collor estava em liberdade condicional quando foi encontrado morto em sua mansão, ao lado de sua namorada, em 1996. Peça-chave em diversos esquemas de corrupção, PC daria depoimento à Justiça na semana seguinte e sua morte foi considerada queima de arquivo.

5. Edmundo e o macaco
Colecionador de polêmicas dentro e fora de campo, Edmundo causou indignação nas entidades protetoras dos animais após aparecer dando cerveja a um macaco que contratara para animar a festa do filho, em 1999. Foi processado pelo Ibama.

4. Escola Base
Os donos da antiga escola foram massacrados pela imprensa sob acusações de abuso sexual, que acabaram se provando falsas. Mesmo assim, devido a ameaças de morte, os proprietários fecharam a escola. Após isso, processaram todos os veículos de comunicação que trataram do caso.

3. Massacre do Carandiru
Em 1992 a Polícia Militar causou reações controversas após executar 111 presos para conter uma rebelião na antiga Casa de Detenção de São Paulo. O caso acabou retratado nos cinemas pelo filme Carandiru, em 2003.

2. ET de Varginha
Em 1996 a suposta aparição de um extraterrestre na cidade de Varginha, em Minas Gerais, causou grande alvoroço e repercussão imediata na mídia. Após o incidente o município aproveitou para explorar a fama de cidade dos ETs.

1. Bug do milênio
Quando nos aproximávamos do ano 2000 surgiu a hipótese de haver uma pane nos computadores, que poderiam considerar que voltamos a 1900. Muita gente ficou em pânico pelas previsões catastróficas, inclusive de sumir dinheiro das contas. No final, nada aconteceu.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *