10 visões de como vai ser o Mundo daqui a 1000 anos

Como o mundo será daqui a 1000 anos? parece uma pergunta absurda até mesmo de perguntar, especialmente desde que o grau em que o mundo muda em 100 anos é excessivamente ambicioso o suficiente para considerar . No entanto, pessoas curiosas fazem maravilhas, e certas pessoas como Ray Kurzweil (considerado por muitos para o Thomas Edison de hoje) gastam todo o seu tempo de trabalho para encontrar as respostas. Confira algumas das suas previsões:

conf

10. Um futuro com os Alienígenas?

Contato com outras espécies, outras civilizações? Com os avanços tecnológicos aparentarem ser gigante, um futuro com estrangeiros pode estar de fato no horizonte. Ray acredita que um avanço na tecnologia em breve nos permitirá ir mais longe e garantir mais tempo no espaço, onde podemos encontrar outros planetas e outras formas de vida.
De acordo com Arthur C. Clarke , outro futurista , inventor e escritor de ficção científica, a tecnologia já é avançada o suficiente para fazer contato com extraterrestres. Para o nosso bom humor, algumas pessoas já acreditam que eles tenham entrado em contato com vida alienígena, e programas de televisão como “Caçadores Alien” e similares estão aí pra provar isso. Ray, maisum humanista do que um caçador alienígena, se concentra mais em tecnologia, no progresso da humanidade e do nosso mundo atual , o que nos leva ao nosso próximo tópico – o futuro da própria Terra.
10

9. O futuro da Terra?

Quando as pessoas pensam do futuro, eles tendem a pensar no planeta Terra, ea marca que estamos deixando em seus oceanos e florestas, os estragos que trouxemos para ele. Quais terras serão engolidas pelo aumento do nível do mar? Sobre as mudanças climáticas: como sustentar uma população em rápido crescimento no que diz respeito à alimentação, combustível e recursos naturais?
Muitos pessimistas preveem o pior (muitos duvidam se vamos mesmo sobreviver mais 1000 anos). Uma ganância material está engolindo os recursos da Terra mais rápido do que ela pode se reabastecer. O futuro, neste sentido, soa um pouco escuro, mas Ray acredita que a tecnologia vai ajudar a resolver muitos problemas ambientais.
Ainda assim, quem pode parar de asteroides e cometas de colidir com a Terra? Quem pode mantê-lo girando fora de seu eixo como um mármore tipo um tiro fora de campo no jogo quintal?
E o que dizer de estrelas explodindo no espaço, disparando pra fora rajadas de raios gama mais fortes do que milhões de bombas atômicas em galáxias distantes, com poder forte o suficiente para destruir tudo dentro de milhões de anos-luz? Que tipo de futuro existe para a Terra, então? De acordo com Ray, coisas muito mais interessantes, e as possibilidades menos destrutivas, estão no horizonte.
9

8. Soluções para preocupações energéticas e ambientais?

Ray acredita que as preocupações ambientais e de energia podem, e vão, ser resolvidas com soluções tecnológicas no futuro. Ele afirma que a Terra não vai se transformar numa terra poluída, mais populosa, deserta e tumultuada, mas em vez disso acredita que a nanotecnologia será capaz de limpar os danos ambientais, atender às nossas necessidades de energia, purificar a água e ar, e capturar a energia do Sol através de painéis solares e muito mais.
Ele acredita que vamos cumprir nossas necessidades de energia projetadas até 2030, com o desenvolvimento dessas novas tecnologias. Será que suas previsões excessivamente positivas irão vencer sobre restaurar o planeta Terra, ou será que a tecnologia só estará com mais resíduos para adicionar à pilha? Certamente os próximos 1000 anos irão revelar as respostas corretas para as alegações de Ray, seja sobre a nossa desenvoltura ou sobre a nossa incapacidade de resolver os problemas que criamos.
8

7. O problema de crescimento populacional será solucionado?

Em 1000 anos a partir de agora, a população mundial está estimada em cerca de 14 bilhões. Embora tais previsões não estejam susceptíveis de ser precisa, a preocupação é real, e mais e mais pessoas estão trabalhando rápido e duro em soluções. A engenharia de alimentos vai resolver a fome e se reunir com as crescentes necessidades alimentares, ou vai se revelar prejudicial para a nossa saúde e meio ambiente no final?
De acordo com Ray, um dia vamos ter na nossa nutrição como as plantas absorvem o sol, e como a tecnologia se torna mais avançada, a nossa dependência dos recursos da Terra são cada vez menores. Soa como algo retirado de um livro de ficção científica, só que melhor, se isto provar ser verdadeiro.
7

6. A tecnologia do futuro

Ray chama de “a singularidade”, a forma de como a tecnologia em si vai se fundir com aqueles que a criam. A partir de dispositivos em nossos óculos e lentes de contato, em monitores que escrevem diretamente em nossas retinas, a tecnologia emergente não só vai nos modificar, mas vai mudar tudo. Haverá um tempo em que poderemos usar o espaço em si para gerar energia.
Ao alterar nosso DNA, Ray acredita que a viagem espacial mais e mais será possível. Se isso soa como uma utopia tecnológica? Certamente. Indo um passo adiante, a tecnologia que está a criar em breve vai crescer mais inteligente do que nós. O que fazer então? Simples: se fundir com a tecnologia, a fim de competir com ela. Devido aos nossos processos evolutivos mais lentos, apenas por fazer isso, seremos capazes de sobreviver contra a revolta das máquinas inteligentes futuras. Um dia, em breve, diz Ray, você não será capaz de dizer a diferença entre a inteligência humana e artificial. Isto leva-nos para a próxima seção na nossa lista: máquinas inteligentes.
6

5. Visões de máquinas inteligentes

O surgimento das máquinas inteligentes, Ray acredita, irá quantificar no futuro como outra espécie, independentemente de nós encontrarmos vida fora do nosso sistema solar ou não. Ele acredita que estaremos compartilhando nosso planeta com robôs, que em breve irão superar a nossa própria inteligência, e apenas por se tornar como a tecnologia que criamos, seremos capazes de competir com as máquinas inteligentes. Ray diz que “o resultado será uma fusão íntima entre as espécies de criação de tecnologia e do processo evolucionário tecnológico que gerou.”
Ray explica extensivamente o crescimento exponencial da tecnologia contra o crescimento de processos evolutivos. Máquinas inteligentes irão tornar imperativo mudar a nós mesmos e, no processo, estaremos mudando a evolução da vida através de máquinas inteligentes.
5

4. A exploração espacial daqui a mil anos

A humanidade não manteve seus pés no chão e, quer seja para os limites da Terra ou a nossa própria biologia, estamos sempre em uma busca para descobrir e explorar o nosso mundoeo espaço além dele. Em 1000 anos, o quão longe teremos ido? De acordo com Ray, teremos mapeado muito mais do cosmos. Nós seremos capazes de predizer ocorrências futuras cosmológicas que podem afetar a Terra e as repercussões que nenhum desses eventos poderia incorrer para a humanidade.
A maior razão para a exploração do espaço, no entanto, não é apenas para descobrir como o universo funciona, mas para que exploradores que vão para fora em planetas novos e interessantes que têm o potencial de sustentar a vida humana, deve-se aparecer condições desfavoráveis. Até agora, possíveis planetas para viver que descobrimos estão muito fora do nosso alcance , o que nos leva ao nosso próximo ponto na lista.
4

3. O futuro de viagens espaciais

O futurista Arthur C. Clarke, considerado um visionário sobre a viagem espacial, acredita que é apenas uma questão de tempo antes que nós temos sistemas de propulsão espaciais seguros e econômicos. As perguntas, no entanto, não são apenas na construção que a tecnologia torna acessível, mas para mudar a nós mesmos, para suportar os efeitos negativos que as viagens espaciais tem sobre o corpo humano. Ray acredita que em breve seremos capazes de alterar o nosso próprio DNA com tecnologia emergente, a fim de suportar as viagens espaciais, como DNA não saem bem no espaço. Ao fazê-lo, nós seremos capazes de tomar mais e mais viagens para o espaço.
3

2. Progresso com a extensão do corpo humano?

De tudo o que foi publicado, o número dois, provavelmente, tem a maior parte das evidências para se sustentar, especificamente nos últimos anos. Gerontologistas e cientistas estão encontrando cada vez mais evidências de que o processo de envelhecimento pode ser retardado. Ray fala extensivamente sobre como a nanotecnologia enano-robôs vão retardar o processo de envelhecimento, por viajar na corrente sanguínea para destruir os agentes patogênicos, reverter o processo de envelhecimento, e corrigir erros de DNA. Adicionando-se a isso, Ray ainda fala sobre como baixar a mente em outro portador, que é facilmente o mais improvável, mas sua mais instigante ideia até agora.
2

1. Visões futuras sobre a extinção da Morte

Se parar o processo de envelhecimento não foi suficiente para chocá-lo, tente levar isso ainda mais longe ao dizer que as futuras tecnologias vão parar o envelhecimento completamente, um dia fazendo morte obsoleta. Ray acredita que, um dia, os seres humanos viverão para sempre. Ele refuta a ideia de que “o propósito da vida é aceitar a morte”, que “a morte sempre significa uma perda profunda nos relacionamentos, talento e potencial, mas que até agora não tivemos escolha, senão racionalizá-la.”
No livro anterior de Ray, “Fantastic Voyage: viver o suficiente para viver para sempre”, Ray escreve sobre como as pessoas podem começar a tomar medidas agora para estender suas vidas, até que os avanços na tecnologia médica tem a chance de recuperar o atraso. A nanotecnologia irá desenvolver-se ao longo do tempo, tornando-se mais capaz de reparar e restaurar partes do nosso corpo. A biotecnologia está avançando e em breve irá tornar possível ligar e desligar enzimas, os “burros de carga” da biologia. A tecnologia médica atual está dando seus primeiros passos na utilização destas técnicas para destruir o HDL no sangue para parar a aterosclerose, assim como muitas outras doenças. Com a criação de tecnologia constante e cada vez mais de uma forma poderosa, o futuro significa prolongar a vida humana. A expectativa de vida cresce mais e mais a cada ano: onde a expectativa de vida era de 37 anos, em 1800, mil anos até agora, de acordo com Ray, ele pode apenas ser infinito!
A Tecnologia se une com a biologia? Não há dúvida de que você vai ler na nossa lista os Top 10 com todos os tipos de ceticismo, e você certamente deve tê-los; estes são, talvez, algumas das ideias mais radicais sobre o futuro ainda. Ainda assim, para alguém como Ray Kurzweil, que tem realizado grande feito dentro de sua vida, existe algum valor no mesmo considerando isso? Se você é um crente na ciência, futuristas, em profetas ou deuses, ou simplesmente nas “pequenas coisas”, certamente estas visões do futuro são grandes o suficiente para colorir sua imaginação, e acender um lugar onde o espaço, o tempo e a possibilidade rodeiam todos nós de todos os lados.
1

Fonte: TopTenz
Tradução: Nayara Magalhães

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *