10 Passos para adotar uma criança

title=”1lista” />
1. Tomar a decisão

2. Cadastrar-se
Procure o Juizado da Infância e da Juventude mais próximo de sua casa para fazer um Cadastro de Pretendentes para Adoção. Ligue antes para saber quais documentos levar – eles variam entre os juizados. Pessoas solteiras também podem adotar, mas a Justiça ainda não prevê adoção por casais homossexuais.

3. Escolher o perfil da criança
No cadastro, indique o perfil da criança que deseja. Você pode escolher o sexo, a idade (no caso de crianças maiores de 3 anos, é chamada de adoção tardia), o tipo físico e as condições de saúde. Pense com calma e converse com outros pais para saber o que é bacana e o que não é em cada escolha.

4. Passar por uma entrevista
Até dois meses, uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista para conhecer seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Ela também pode achar necessário que uma assistente social visite sua casa para avaliar se a moradia está em condições de receber uma criança. Teoricamente, o poder aquisitivo influencia, mas não é decisório.

5. Conseguir o certificado de habilitação
A partir das informações no seu cadastro e do laudo final da psicóloga, o juiz dará seu parecer. Isso pode demorar mais um mês, dependendo do juizado. Com sua ficha aprovada, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos em território nacional.

6. Mudar caso não consiga o certificado
Sua ficha pode não ser aprovada. O motivo pode ser desde a renda financeira até um estilo de vida incompatível com a criação de uma criança. Se isso acontecer, procure saber as razões. Você poderá fazer as mudanças necessárias e começar o processo novamente.

7. Entrar na fila de adoção
Com o certificado, você entrará automaticamente na fila de adoção do seu estado e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Nesse caso, o processo é diferente: você vai precisar de um advogado para entrar com o pedido no juizado.

8. Aguardar a criança
A espera pela criança varia conforme o perfil escolhido. Meninas recém-nascidas, loiras, com olhos azuis e saúde perfeita – a maioria dos pedidos – podem demorar até cinco anos. A lei não proíbe, mas alguns juízes são contra a separação de irmãos e podem lhe dar a opção de adotar a família toda.

9. Conhecer o futuro filho

Você é chamado para conhecer uma criança. Se quiser, já pode levá-la para casa. Se o relacionamento correr bem, o responsável recebe a guarda provisória, que pode se estender por um ano. Mas se a criança tem menos de 2 anos, você terá sua guarda definitiva. Crianças maiores do que isso passam antes por um estágio de convivência, uma espécie de adaptação, por tempo determinado pelo juiz e avaliado pela assistente social.

10. Tornarem-se pais

Depois de dar a guarda definitiva, o juizado emitirá uma nova certidão de nascimento para a criança, já com o sobrenome da nova família. Você poderá trocar também o primeiro nome dela. E, por fim, lembre-se do mais importante: o vínculo de amor não depende da genética.

Fonte
Dica do amigo: Nando

Deixe um Comentário

Comments

  1. Avatar for Thales Azamor Marcia Aparecida De Rossi : 21 de novembro de 2010 at 6:41 pm

    O que leva cada um de nós exigir tantas coisas destes pequenos?
    Eo que faz uma pessoa pedir que tenha problemas de saude?Muito estranho.

  2. eu adotei 10 filhos ja a clara a vika a dada a lili a viane a laila e o victor o saimom o pires eo deida e o mais velho tem 5 anos a vika e a lili e de 3 dias adotados e nunca nelhom nunca moreu eu adoro crianças quero adoTAR MAIS 20 LEGAL

  3. Adorei !
    Eu tenho 20 anos de idade, sou filha única
    minha mãe nunca pensou em ter outro filho, eu sou completamente apaixonada por crianças,queria muito que ela adotasse um nenem,mas ela se recusa, eu tenho muito medo de ficar sozinha, todos meus primos e primas tem irmãs (os)
    menos eu.

  4. Sou solteira, tenho 42 anos, moro sozinha em casa própria, tenho um bom emprego. Gostaria muito de adotar uma menina entre 6 e 11 anos, se tiver irmãos também aceito. Gostaria muito de dar amor e a mesma educação que minha mãe me deu.
    Estou ansiosa, mas pelo que vi nos depoimentos para casais já é demorado o processo, imagino para solteiros.
    Estou fazendo visitas em um lar perto da minha casa, ainda não tive oportunidade de saber se é fácil adotar uma cça de lá, mas gostaria de saber se é mais rápido se inscrevendo na vara da infancia ou fazendo visita a lares????

  5. Gostei muito do eu acaber de ler pois tire muitas duvidas muito obrigado

  6. Eu queria saber como é que eu faço pra mandar uma irmãnzinha minha que é portadora de deficiência para a adoção,eu queria ver um lugar pra deixar ela lá para que adotassem ela, porque o meu pai e a minha mãe morreram, e eu não tenho como cuidar,sou muito pobre e não tenho condições,que que eu tenho que fazer? quais são os primeiros parssos? quais as providências que eu tenho que tomar? eu queria que alguém que estivesse condições ,cuidasse ,ou um colégio interno pra deficientes,algum lugar que ela podesse morar

  7. eu sou criança ainda tenho 11 anos quando eu creser se eu não ter gemeos eu vou adotar pois a minha familia tem temdensia de ter gemeos eu ou minha irmã pois minha mãe teve eu so que eu iria ter uma irmã gemea só que ela morreu e so ficou eu a minha 2 irmãs essa historia é verdadeira não é falsa

  8. adorei!!
    eu tenho 17 ano sou a casula tenho mais 3 irmao mais mora seprado pois eu sou completamente apaixonada por criança eu e minha mae queremos adotar uma menina nao temos preferencia de cor nao e nem de sexo so queremos adotar pois samos muito cariosas com criança espero que eu comsiguo obrigado
    beijosss

  9. ola pesoal eu tenho 10 anos e eu queria uma irma eu fico imaginado e ate choro quado pemso que tenho eum airma eu queria tamto uma irma q eu vejo minhas primas e pemso como seria uma irma aqui em casa eu achari tao legal q noa dizer com palavras iso seria muito legal eu quero q meis pais adotem uma menina eu nao tenho preferemsia de cor pode ser morena so de ter ela aqui em casa . eu fico imaginando que 1 dia eu vou ter uma irma eu fico imaginando eu chamando ela de maninha brincado con ela de boneca e darsie agemte indo comer fora
    ete mais pesoal .

    bjssssssssss !!!!

  10. quero adotar uma criança negra e não importa a idade mas o que vou dar a este ou esta adolescente. quero dar AMOR que é o mais importante . Já tenho 3 filhos e não tenho marido espero que consiga porque é muito dificil e muita burocracia do pais sendo que crianças precisam de AMOR e não de dinheiro.

  11. Amigo, muito obrigada pelas dicas, isso fez a diferença e supriu minha necessidade de saber como proceder.

  12. Muito Bom ver que tem diversas pessoas que optam por adoção, espero que daqui um tempo quem sabe os adolescentes tambem sejam prioridade na hora de se adotar …em breve e se deus quiser tambem vou adotar o meu filho e darei a ele todo amor do mundo.
    Parabens pelo topico

  13. Olá, gostaria de saber como fazer uma criança feliz no natal e ano nova trazendo ela para passar com minha familia?!

  14. Avatar for Thales Azamor anderson e cristina : 9 de janeiro de 2011 at 2:43 pm

    ola eu me chamo anderson tenho 29 anos, trabalho na area de fiscal de loja e adoraria adotar uma criança, independente de cor a idade pode ser desde de nenem, gemeos,ou ate 4 aninhos.Menino ou menina.
    Moro em casa propria, minha esposa trabalha e a nossa familia ama criança.Tenho 6 sobrinhos que e minha vida.Quero muito ser pai.

  15. Tenho 54 anos e meu marido 62,ainda podemos adotar um filho?

  16. Eu sou casada a 6 anos não tenho filho,e meu marido é operado,eu gostaria de adotar uma criança mas vejo que é dificil e demorado.. com tantas crianças abandonadas o processo poderia ser mais rapido.

  17. GUSTAVINHO,,

    Qual o tipo de deficiência da sua irmãzinha? Gostaria muito de adotar uma criança.

    Abraço

  18. eu tenho 32 anos moro c estrangeiro , mais nao sou casada ele e divorciado e tem 67 anos e esta c processo de visa de permanencia no brasil ,ele vai pegar a indentidade brasileira esse mes queremos adotar uma crianca e queremos casar.sera possivel.

  19. Eu tenho 27 anos e tenho um filho de 7 anos, sou mãe solteira e quero muito adotar uma criança, pois quero ter mais um filho, mas quero que este filho seje de coração, pois eu quero uma criança que tenha mais de 3 anos e até 9 anos de idade, mas acho a lei brasileira muito democrática e lenta, pois com tanta criança abandonada em abrigos a lei deveria ser um pouco menos demorada e dar um lar a essas crianças. Mas me diga o que eu poderia estar fazendo para ter uma criança de adoção, meu filho adora a idéia de ter um irmão ou irmã.

  20. tenho 34 anos sou técnica de enfermagem e casada há 6 anos com um bombeiro militar,temos quatro filhos eu dois do primeiro casamento e ele dois do primeiro relacionamento,hoje somos casados e temos o desejo de ser pais de coração já que biológicos já somos,o sonho da minha filha de 14 anos é ter uma irma já coloquei pros 4 nossa intensao de sermos pais de coração e todos gostaram… mas no brasil tudo é muito dificil… como devo fazer

  21. sou casada ah 5 anos,e tenho 23 anos e meu esposo 24, e meu sonho é ser mãe quero adotar uma criança indiferente da cor, e com a idade no maximo ate 6 anos,moro em uma casa de herança do meu esposo de 3 comodos e pretendemos aumentar para receber nosso futuro filho.Será que eu conseguiria sem muita demora?
    bjs

  22. Boa noite,
    Sou casada a 15 anos e não podemos ter filhos fizemos tratamentos carrissimos sem sucesso.
    Adoraria adotar uma criança até 03 anos não importa a cor e pode ter sindrome de dow sou apaixonada por essa criança e tenho conhecimento dos tratamentos que iremos fazer.
    Tenho uma boa situação financeiras e acho bastante burocratico o sistema de adoções e como já tenho 43 anos estou quase desistindo…

  23. oi,eu tenho 16 anos.O maior sonho da minha vida é poder adotar uma criança,de preferencia um menino de uns seis anos;claro que só quando eu for de maior,mas eu fico pensando que mesmo eu não tendo problemas que possam me impedir de ter filhos no futuro,mesmo assim eu prefiro adotar uma criança,pois ha tantas precisando de uma família pra dar mor ecarinho…tantas abandonadas e se embreiando em caminhos errados;eu não suporto saber que realmente isso é verdade,mas é a mais pura.eu não tive a melhor infância que uma criança poderia ter tido…esse é mais um dos motivos pelo qual quero dar o melhor de mim pra uma criança,compensar todo o tempo perdido que ele já tiver passado…sinto que essa criança já está sendo gerada no coração de Deus,e que Deus está preparando ele para ele viver com migo e ser muito feliz…tchau.torçam pra que um dia eu consiga!sou grata,vou orar por todos os que querem o mesmo que eu…

  24. Obrigada, ajudou me a esclarecer as primeiras dúvidas…

  25. Desde adolescente tenho vontade de adotar uma criança até 03 anos, agora sou casada e tenho 04 filhos de 25, 11,09 e 05 anos, já conversei com a familia e decidimos que agora é a hora. Mas acho muito burocratico , mas desde agora já comecei a orar e sei que o Pai celestial vai me conceder mas esta benção, qdo acontecer voltarei para contar a emoção, amo criança e sei que sou capaz.boa sorte a todos.

  26. meu atual marido quer adotar meu filho, ou seja, quer que ele seja filho dele… isso é possivel?

  27. tenho 27 anos,moro junto com um companheiro á 9 anos,tenho 1 filho biológico de 4 anos,queria muito adotar um menino ou menina de qualquer idade até 5 anos…mas não sei os procedimentos.adoraria adotar uma criança…

  28. sou casada ah 6 anos,e tenho 25 anos e meu esposo 35, e meu sonho é ser mãe quero adotar uma criança indiferente da cor, e com a idade no maximo 2 anos,moro em casa propria conseguiria adotar uma menina e meu maior sonho ter uma menina
    bjs

  29. Tenho uma filha de 8 anos, ela é loirinha, gostaria de adotar uma outra menina tb clarinha, ñ tenho preconceitos, mas gostaria de ñ precisar ficar dando explicações, por isso um criança clrinha seria mais real, eu ao cianças…como fazer para adotr e onde encontrar.

  30. Sou casada e tenho dois filhos ja adultos , eu e minha filha adoramos crianças , estamos sempre cuidando das crianças das amigas dela, gostaria muito de poder adotar uma menininha, de preferencia bebe ou ate 1 ano de idade independente de cor ou que tenha alguma deficiencia, e eu tambem gostaria de saber sobre a irmazinha do Gustavinho que esta sozinho e com uma criança para cuidar.

  31. Avatar for Thales Azamor cristiane siqueira da luz : 2 de fevereiro de 2011 at 11:06 am

    sou casada tenho 33 anos,e meu marido 48,temos 4 filhos meninos e meu grande sonho e´adotar uma menina,indiferente da cor,e com a idade axima de 4anos

  32. Avatar for Thales Azamor FRANCISCA RODRIGUES DOS SANTOS : 2 de fevereiro de 2011 at 11:07 am

    OLA SOU SOLTEIRA, TENHO 2 FILHOS UM DE 16 ANOS, E UMA MENINA DE 6 ANOS, MOREI EM PORTUGAL 10 ANOS AGORA TO NO BRASIL. GOSTARIA MUITO DE ADOTAR UMA MENINA, DE 0 A 8 ANOS. COMO FAÇO PARA FAZER A ADOÇAO. DESDE JA AGRADEÇO UM ABRAÇO.

  33. tanta criança sofrendo e tanta burocraçia para adotar uma poderia ser mais facil pois se o casal quer adotar logicamente que esta tudo preparado tanto moralmente como psicológicamente

  34. tenho 35 anos,tenho um filho de 10 anos do meu primeiro casamento,ja estou casada a nove anos e nao posso mais ter filhos,gostaria muito de ter mais um filho.quero muito adotar uma menina de até dois anos.se alquem souber me avise

  35. Tenho um casal de filhos gemeos, e estou habilitada para adotar faz 3 anos não escolhi sexo ou cor da criança só pedi q fosse de até no maximo 6 meses de idade e saudavel, agora eu pergunto:
    Por que tanta demora se tem tantas crianças para serem adotadas?
    O que está faltando para essa criança chegar até mim?
    Vão esperar q eu e meu marido ficamos velhos e não tenhamos mais condições de cuidar de uma criança?
    Que atitude devo toma?

  36. morro em ituporanga e eu emeu marido gostariamos de adotar uma çriança depreferencia uma menina ate 2 anos qual o abrigo mas proximo em que posso fazer uma visita .ja trabalhei em um abrigo em itajai etenho certeza que toda familia que tem condiçoes de adotar deve pois vai fazer bem para si e para criança se puderem me ajudar muito obrigado.

  37. Sou casada, tenho duas filhas , uma de 15 anos e outra de 18 , quero muito ter a minha 3ª filha , fazemos muitos planos, todos juntos, como tenho duas meninas queria outra menina, até um ano assim seria muito mais fácil a sua adaptação com a nossa família, tenho certeza de que ela será uma criança muito amada, e nos fará também muito mais felizes. Espero muito ansiosa por este momento.

  38. eu moro em Londres, casada, gostaria de saber se podem me informar onde posso adotar uma crianca, e como fazer? quero adotar pra vir morar comigo. mas quero recem nascida (o). obrigada

  39. ola eu gostaria mt de adotar um menino mas gostaria q fosse recem nascido adorooo criança ja tenho uma filha sou casada ja faz 4 anos tenhu 22 e meu esposo 22 somos evangelicos adoraria dar um lar p uma criança…mas é meu sonho adotar um menino mas no brasil demora mt para adotar uma criança o estado prescisa entender que estas crianças estão presisando de um lar p viver bjsss

  40. meu marido não poder ter filhos e gostariamos muito de adotar uma criança, mas a nossa duvida é que não somos casados legalmente, moramosem uma casa de aluguel ,eu queria saber se isso interfere no processo.Obrigado

  41. oi!meu nome é fabiana tenho 32 anos,sou filha única e não tenho filhos.o meu sonho seria adotar uma criança!qualquer cor ou idade.eu iria dar a ele tudo o que eu recebi a minha vida toda:muito amor,carinho e boa qualidade de vida.eu não sou rica!mais um filho(a)adotivo seria a minha maior riqueza!eu tenho muita fé em deus,e tenho certeza que em breve esse tão sonhado filho chegará enviado por deus!

  42. Meu nome é Cristina.. Tenho 43 anos ..Sou brasileira e independente . Moro e trabalho no exterior e pretendo adotar uma criança de até 02 anos. Tenho boa condição econômica e alguns benefícios futuros que contribuirão para dar a estabilidade que uma criança certamente necessitará,acima de tudo afeto, amor e dedicação.. Gostaria de receber e-mails de instituições responsáveis por adoções no Brasil. Tenho a consciência que os procedimentos de adoção no Brasil são realmente difícieis e lentos,mas a minha determinação e meu desejo são maiores que as dificuldades, sempre admitindo que primeiramente este sonho estará nas mãos de Deus !

  43. eu gostaria muito de adotar uma menina no minimo 3anos de idade pois sou casada mas meu marido nao pode ter filhos

  44. gostaria de saber qual a probabilidade de se adotar um casal de gemeos ate 6 meses de idade no brasil.

  45. oi sou uma pessoa que sofrir muito hoje superei tudo tem uma filha de 14anos sou pedagoga tenho uma escola gostaria muito de adotar uma criaça de 1 a10meses do sexo femenino. quero muito

  46. Sou casada há 28 anos, temos dois filhos biologicos lindos e amorosos, o mais velho(27)anos já casou, e mais novo (26) anos está p/ casar em 2012, eu e meu marido sempre tivemos o maior desejo de uma filha, mas na época com 2 filhos resolvemos parar, porém, hoje desejamos muito realizar esse sonho de termos uma filha.Que Deus nos permita essa possibilidade.

    Abraços ha todos …boa sorte!

    Sofia Gonçalves

  47. Avatar for Thales Azamor anderlane ferreira da silva : 27 de fevereiro de 2011 at 7:35 pm

    poxa como e dificil adotar uma criança meu sonho e adotar uma mas e muito dificil como eu nao posso ter um filho meu mesmo eu iria apelar pela adoçao para mim nao tem que ser loira dos olhos azuis e sim morena dos cabelos cacheados e menina

  48. Avatar for Thales Azamor ieda do nascimento : 5 de março de 2011 at 12:12 pm

    Quando adoçao e feita com amor na intençao de ajudar o proximo nao vejo porque escolher o perfil da criança muito nenos o sexo.Ja imaginou se as crianças tambem pudessem escolher o perfil de seus pais?

  49. Tenho 30 anos e dois filhos, fiz a laquedura a 11 anos, sou diabetica e sofri muito nas minhas, gravides não posso mais ter filhos e sou louca por uma menina vou casar em 2012, será que tem algum problema para poder adotar se sou diabética?gostaria de adotar uma menina de até 1 ano pois quero começar desde cedo e que seja morena cabelos cacheados ou lisos ah e pode ser irmãos tambem menina e menino qto tempo demorar para a adoção?

  50. Oi meu nome é isabella, tenho 9 anos queria ter uma irmãzinha. por que tenho 1 primo (que é menino e quero uma menina para brincar comigo meu primo e menino então ele só quer brincar de coisas de menino.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *