10 Passos para adotar uma criança


1. Tomar a decisão

2. Cadastrar-se
Procure o Juizado da Infância e da Juventude mais próximo de sua casa para fazer um Cadastro de Pretendentes para Adoção. Ligue antes para saber quais documentos levar – eles variam entre os juizados. Pessoas solteiras também podem adotar, mas a Justiça ainda não prevê adoção por casais homossexuais.

3. Escolher o perfil da criança
No cadastro, indique o perfil da criança que deseja. Você pode escolher o sexo, a idade (no caso de crianças maiores de 3 anos, é chamada de adoção tardia), o tipo físico e as condições de saúde. Pense com calma e converse com outros pais para saber o que é bacana e o que não é em cada escolha.

4. Passar por uma entrevista
Até dois meses, uma psicóloga do juizado agendará uma entrevista para conhecer seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Ela também pode achar necessário que uma assistente social visite sua casa para avaliar se a moradia está em condições de receber uma criança. Teoricamente, o poder aquisitivo influencia, mas não é decisório.

5. Conseguir o certificado de habilitação
A partir das informações no seu cadastro e do laudo final da psicóloga, o juiz dará seu parecer. Isso pode demorar mais um mês, dependendo do juizado. Com sua ficha aprovada, você ganhará o Certificado de Habilitação para Adotar, válido por dois anos em território nacional.

6. Mudar caso não consiga o certificado
Sua ficha pode não ser aprovada. O motivo pode ser desde a renda financeira até um estilo de vida incompatível com a criação de uma criança. Se isso acontecer, procure saber as razões. Você poderá fazer as mudanças necessárias e começar o processo novamente.

7. Entrar na fila de adoção
Com o certificado, você entrará automaticamente na fila de adoção do seu estado e aguardará até aparecer uma criança com o perfil desejado. Ou poderá usar o certificado para adotar alguém que conhece. Nesse caso, o processo é diferente: você vai precisar de um advogado para entrar com o pedido no juizado.

8. Aguardar a criança
A espera pela criança varia conforme o perfil escolhido. Meninas recém-nascidas, loiras, com olhos azuis e saúde perfeita – a maioria dos pedidos – podem demorar até cinco anos. A lei não proíbe, mas alguns juízes são contra a separação de irmãos e podem lhe dar a opção de adotar a família toda.

9. Conhecer o futuro filho

Você é chamado para conhecer uma criança. Se quiser, já pode levá-la para casa. Se o relacionamento correr bem, o responsável recebe a guarda provisória, que pode se estender por um ano. Mas se a criança tem menos de 2 anos, você terá sua guarda definitiva. Crianças maiores do que isso passam antes por um estágio de convivência, uma espécie de adaptação, por tempo determinado pelo juiz e avaliado pela assistente social.

10. Tornarem-se pais

Depois de dar a guarda definitiva, o juizado emitirá uma nova certidão de nascimento para a criança, já com o sobrenome da nova família. Você poderá trocar também o primeiro nome dela. E, por fim, lembre-se do mais importante: o vínculo de amor não depende da genética.

Fonte
Dica do amigo: Nando

Deixe um Comentário

Comments

  1. Gisel@ gostaria muito de conhecer sua Filha e sua hisroriav, Tenho interested em adopter e cuidar dessa garotinha.
    Se ler este email,por favor enter em contato.
    Obrigada

  2. Tenho uma conhecida q esta gravida ela quer da a crianca estou pensando em adotar.eu vou precisar passar por todo esse procedimento de adoacao?ela nao quer nem ver o bebe vai dar no hospital mesmo.assim e mais facil adotar?ja q ela quer dar o bebe pra mim.

  3. faz algum tempo,que eu e meu esposo estamos decididos,a adotar uma criança pois tenho muito amor e dedicaçao para criarmos uma criança ,somos casados ha 6 anos e ainda nao temos filhos.aparti de hoje começo uma nova luta de ser mae,obrigado pelas dicas.

  4. Sim, José Augusto, precisamos colocar em dia a “prosa”. Até lá quero ter boas novidades pra te contar!! Grande Abraço!

  5. asim as pessoas tem que ser rica

  6. Avatar for Thales Azamor Maria C de Souza : 2 de maio de 2012 at 4:11 pm

    Boa tarde
    Hj saiu a nossa habilitação,é agora esperar, a ansiedade ta grande será quanto tempo vou ter que esperar, sei que depende do perfil, escolhemos 2 crianças com ate 5 anos, será que vou ficar muito na fila de espera.Me acalma meu coração.

  7. Avatar for Thales Azamor Luiz Felipe Costa : 3 de maio de 2012 at 7:25 am

    Sou divorciado e tenho um filho que minha ex mulher levou embora para o sul do páis, fiquei arrasado.Tenho uma namorada de 5 anos que também tentou ter um filho meu e perdeu 2 vezes. Eu teria chances de adotar sendo de classe média e divorciado?
    Grato
    Luiz Felipe

  8. Maria C de Souza

    Depende muito do seu perfil, se ele for trancado demora, se ele for aberto não demora. Em alguns meses vocês são chamados, mas isso também depende da sua comarca e qual a colocação de vocês ai, mas depois de Habilitados vocês estão no CNA então é mais fácil… Porém o CNA é a nível nacional e só vai dar certo se vocês tem disponíbilidade para viajar e que isso já esteja especificado no perfil de vocês 😉

  9. giovanna

    Mude o seu conceito! Não precisa ser rico para adotar uma criança 😉

    Eu não sou rico e adotei uma menina no começo do ano 😀

    []ços…

  10. “Adoção é um ato de Amor, só se adota algum ser se tiver a capacidade de Amar…”

  11. OI EU ME CHAMO CAMILA EU TENHO 18 ANOS EU GOSTARIA MUITO DE TER UM FILHO + EU E MEU MARIDO NOIS JA TENTAMOS MUITAS VEZES E NAO CONSIGIMOS MAIS EU TO AFIM SE ADOTAR DUAS CRIANÇAS É O MEU SONHO DE TER UM FILHO QUALQUER COISA ENTRA EM CONTATO COM MIGO 59326844

  12. Quero adotar um menino de aproximadamente 3 anos e pardo. Alguém tem ideia, quanto tempo pode demorar??? Obgda…

  13. Estou anciosa e ñ vejo a hora desse encontro.

  14. o meu sonho e se mãe mas o meu marido ñ porde eu queria muito adotar uma menina

  15. tenho 30anos e tenho 3 filhos meninos, hj nao posso mais engravidar, sera que consigo adota uma menina rescem nascida? nao sou mais casada com o pai dos meus filhos, estou num novo relacionamento e temos vontade de adotadar uma menina.

  16. Vall

    Muitas pessoas pensam desta forma mas não é beem isso, adoção vem lá do coração não é um ato de amor ou caridade, tem que nascer um sentimento tem que ter convicção, fácil é falar dificil é encarar os fatos 😉 .

  17. Pretendo ir para a fila da adoção, pretendo adotar uma criança morena ou negra, por que tb sou descendentes de africanos, embora seja muito branca. Eu quero adotar um menino, ja com cinco anos, por que eu quero um amigo: para passear, viajar, pescar, jogar bola, dar banho no cachorro, comer pipoca e jogar videogames, espero que Deus coloque para mim uma criança saudável, inteligente e bom caráter, o resto nós conseguiremos juntos!

  18. ola ha 8 anos estamos tentando ter filho e ate agora nada ,,mes passado fiz uma fertilizaçao in vitro nao deu certo.nos tinhamos vontade de adotar,ate mesmo antes da fertilizaçao assi nos teriamos um filho de sangue eum de coraçao..pois pai e mae ´´é quem cuida e educa..como o nosso de sangue nao feio agora vamos atraz do nosso filho de coraçao…DEUS ajude k de tudo certo…

  19. Ola… Meu nome é camila estou gravida de seis meses de um menino… Nao tenho condiçoes financeiras e psicologicas pra cuidar desse bebe… Gostaria mt de encontrar uma familia q criasse com mt amr o meu bebe…. Sou branca e o progenitor dele é moreno claro.

  20. Oi camila sou david sou casado e tenho interece em entrar em contato com vc pra conversarmos sobre isso, ond vc mora??

    entre em contato comigo!!!

  21. Camila estou interresada em adotar seu bebe, entre em contato comigo..onde vc mora?Eu sou do Rio de Janeiro.

  22. Camila eu me interesso por seu bb, tive um aborto de 8 semanas ano passado, sou casada e quero muito um filho pra amar. Tenho 30 anos e meu esposo 29… por favor entre em contato.

  23. Camila entre em contato comigo por favor!!!ou passe seu contato

  24. Camila vc mora aonde, gostaria de adotar seu filho!!!como faço para entrar em contato com voce

  25. gostaria muito de adotar uma criança do sexo feminino entre um ano e meio a dois anos de idade de preferencia negra

  26. Oi Camila, acho que na altura do campeonato vc já deve ter encontrado alguém, mas caso nao tenha encontrado ainda entre em contato, nao estou pedindo prioridade mas como disse que está sem condiçoes podemos conversar sobre uma maneira de te oferecer uma ajuda como forma de agradecimento caso seja a escolhida por vc para adotar o seu filho.

  27. Camila sou do interior de SP e me interessei por seu bebê. Entre em contato por favor. QUALQUER MENINA Q QUEIRA DOAR SEU BB POR FAVOR DEIXE CTT. Queremos muito um bb.

  28. estou muito interessada em adotar uma bebezinha entre um a dois anos de idade de preferencia negra.

  29. Eu e minha esposa temos respectivamente 45a, 41a, somos casados desde 1992 e não temos nenhum filho(a) gostaríamos muito de ter a chance de ser pais de um bebê (não importa o sexo), somos de pele clara, moradores da zona oeste do Rio de Janeiro, favor entrar em ctt comigo. Guilherme

  30. Pessoal antes de pegar uma criança diretamente com a mãe é necessário saber se o juiz da sua comarca aceita a consensual se não aceitar de nada adianta. Fazer pelo modo à Brasileira é crime heim!!! Não pode levar no cartório não pode adotar por meio de procuração não pode nada… Para facilitar procurem primeiro saber se o juiz da comarca em que vocês moram aceita a consensual para depois sairem pedidindo para qualquer mãe que não queira o filho mas atenção tem vários porém no decorrer dessa etapa e mesmo assim não vale a pena se arriscar…

    Att. José Augusto

  31. Olá pessoal sou casada a sete anos, e até agora o meu tão sonhado bebê ñ veio.Então, eu e meu marido descidimos em adotar um bebê. Amamos muito criança, espero que tudo der certo rapidinho.Se Deus quizer. Não tenho preferência com o sexo do bebê,idade até 2 anos, cor clara, peço a Deus que ele(a) tenha uma boa saúde. Pessoal com os requisitos acima se toma mais fácil, ou mais dificil??? Que dica vcs mim darião.?

  32. O amor nasce do coração.

  33. desejo muito ser mãe,tenho 40 anos e tive que fazer uma cirurgia para retirar o útero com 38 anos! não havia conhecido ainda o amor da minha vida….queremos ter nosso bebe!!!!!1

  34. Camila,não sei se você já encontrou uma família apta para adotar seu filho. Mas caso ainda não tenho encontrado e esteja decidida, pode entrar em contato, que tomaremos as providências legais para adotar seu filho.
    Sou estudante de Direito, e quero fazer tudo dentro da legislação.

    Sou casada há 3 anos, e meu esposo e eu queremos muito ter um filho, mas não conseguimos. Temos uma vida estabilizada e temos muito amor para dar.

  35. Tenho uma amiga que está grávidá de cinco meses e quer dar o bebê pra mim, estou acompanhando sua gravidez, mas eu também terei que passar por este processo?

  36. Avatar for Thales Azamor marta lucia matias : 26 de maio de 2012 at 2:41 pm

    olha eu tenho 48 ano e tenho um filho com 23 ano o meu sonho e adotar uma menina de 2 ou 3 ano moro no Rio comprido Rio de Janeiro eu sou bãbã e gosto muito de criança vai ser facil eu a dota

  37. Avatar for Thales Azamor elisabete rocha : 26 de maio de 2012 at 4:46 pm

    oi meu nome e elisabete tenho um filho de 17anos nao tive mas filhos sou casada a 14anos ele nao e pai do meu filho mas e como fose porque pai e o que cria nao o que faz e larga, temos um sonho de adota uma crianca uma menina entre 0anos ate 1anos sou muito simpres mas tenho casa propria meu esposo e pedreiro eu trabalho bom temos uma vida onesta queria muito poder realisa o nosso sonho se vcs poder me ajudar a me orientar eu agradeseria muito?

  38. Oi meu nome é Viviane, desde criança tenho o sonho de adotar uma criança, mas minha mãe dizia que até meus quinze anos de idade essa vontade iria passar, bom estou com vinte anos, e parece que falta alguma coisa para me completar, ao ver todos esses comentários meu coração parecia que ia sair pela boca, eu sonho literalmente( sonho mesmo de dormir e sonhar) em adotar uma filha desde que me conheço. me emociono cada vez que escuto alguém dizer “essa é minha filha, eu a adotei” e quando vejo em seus olhos todo o amor que um sente pelo outro meu coração novamente quase sai pela boca. ainda tenho vinte anos, estou na faculdade de direito, assim que a vida permitir terei minha filha. espero que todos sintam o que eu sinto ou pelo menos um terço, que seria suficiente, pois é grande, muito grande. grande bj

  39. Avatar for Thales Azamor marcelo rodrigues : 31 de maio de 2012 at 7:18 pm

    meu nome;e .Marcelo tenho 30 anos solteiro moro sozinho ;queria muito adotar uma criança de oito ate sete anos ; para fazer comonia compania : e dar um lar estudo e poder dar um futuro digno .

  40. Avatar for Thales Azamor natalia r medeiros : 31 de maio de 2012 at 9:55 pm

    gostaria de adotar uma crianca nao importa a cor recem nascido menino ou menina tenho condicoes minimas mais meu amor e infinito.um grande bjs

  41. Olá meu nome é Eliane e eu entrei na fila para adoção, acho que esse é o melhor caminho para quem quer tanto ter um filho.boa sorte a todos abraços.

  42. meu Deus………….quando poderei realizar meu sonho, Deus acredito na sua promessa……

  43. Bom dia conheci uma criança de 10 meses no interior da bahia ela mora no orfanto e gostaria de adota-la conversei com o advogado que queria ir no forum para falar com a juiza e ele me disse que eu não poderia de jeito nenhum conversar com a juiza que eu ja conheço a criança isso é verdade e descobrir que ela ja esta para adoção e não existe filae nem pretendente para essa criança não posso falar com o juiz, caso eu queira falar com o juiz eu posso me prejudicar é isso.

  44. Gente eu sou casada a 4 meses e queroo mtuu um menininho de 3 a 5 meses amo mtu crianças só nãoo tento ter um porque deve duer muintoo mas se eu engravidar não vou aborta ! tenho condiçãoes de criar uma criança minha casa tem 7 comodos moro com meu marido trabalho em escritorio no banco do brasil meu marido é adevogado ele tem 23 anos e tenho 19

  45. Quero muito adotar uma criança até 6 meses, de preferencia menina ou ainda um casal ou entao gemeas. Temos 44 e 54 anos. Temos vida financeira boa, e ja lutamos muito e hoje faz falta uma crinça em nossas vidas. Quero muito ser mãe do coração. Eu nao pude ter filhos, somos casados há 13 anos, e ja tentei Fertilizaçao In Vitro, sem sucesso.(Temos muitas condições de dar muito amor a essa criança). Quem quiser doar uma menina ou gemeos que vai nascer que sejam brancos, porque somos também bem brancos, me envia um email.

  46. sou casada a 18 anos e nao consigo engravida.. ai eu e meu marido resolvemos adotar ,,, ja somos abilitado a 1 ano e nada e olha que e meu perfil nem e dificil pode ser menino ou menina ,branca ou parta de ate 3 anos ,, ja temos o quarto bronto so falta a criança .. favor que poder me ajudar entra em contado beijos

  47. Avatar for Thales Azamor carlos alberto cabral : 8 de junho de 2012 at 11:17 am

    bom dia gostaria de saber se existe algum estimulo financeiro para adoçao de uma criança, pois sou sevidor publico federal casado e sem filhos e gostaria de adotar uma criança ate aos 5 anos de idade obrigado fico no aguardo

  48. OI eu gostaria se puder me auxiliar, tenho 40 anos, tive um filho so, sempre quis ter outros filhos, mais nao foi possivel, conheci 02 meninas abaixo de dois anos que sao irmas estao em um abrigo, porem elas sao indiginas, sera q posso adota-las, por me oriente.

  49. Ola,Boa noite!Meu nome é Eva Cristina tenho 19 anos,sou solteira e tenho um sonho de adotar uma criança.Não queria escolher tipo nem cor pra mim tanto faz. Só queria que fosse uma criança recém nascida. Pois quero cria-la desde pequenina. Meu amor vai ser muito pouco pre ela o que posso fazer pra isso mande essa resposta no meu Email. Muito obrigada e Boa noite!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *