10 dicas para você dormir melhor

No mundo moderno de hoje precisamos ter mais qualidade de vida. Só assim teremos mais qualidade no sono, evitando transtornos que causam danos a nossa saúde como a insônia. Fique por dentro agora das 10 dicas para você ter o sono dos deuses e ficar com a energia lá em cima.

.
[read more]

10. Desligue todas as luzes do ambiente
Isso serve também para abajur e lâmpadas de LED de tomada. O que acontece é que seu cérebro não entende que já é noite e por isso ele pensa que ainda é dia. Dessa forma são estimulados a produção de outros hormônios, o que atrasa a produção de melatonina, o hormônio do sono. Por isso é importante apagar todas as fontes de luzes que possam entrar no ambiente. Escurinho é bem mais saudável.
.

9. Desligue o computador e o celular, duas horas antes de dormir
Não adianta só apagar as luzes. É preciso acalmar as atividades cerebrais que atrapalham a produção de melatonina. Por isso duas horas antes de se deitar crie um ritual de relaxamento. Desligue todos os computadores, TV e celulares. Relaxe tomando um bom banho, coloque um pijama bem confortável, prepare o ambiente que você irá repousar. Comece entrando no clima!
.

8. Respire bem fundo
Agora que você desligou todas as luzes e aparelhos. É hora de se concentrar na sua respiração. Já deitada (o), feche os olhos e comece a respirar bem fundo, soltando o ar devagar. Repita esse processo mais algumas vezes até se sentir relaxada(o). Trabalhar a respiração é uma excelente técnica para oxigenar o cérebro e entrar no processo de relaxamento muscular. Vale a pena tentar.
.

7. Imagine um cenário
Para cérebros muito ativos. Outra dica é trabalhar a visualização mental. Você pode imaginar cenários como ambientes que você gosta como uma praia deserta, uma montanha, um campo ou até mesmo um jardim. Você também pode recapitular lugares que conheceu, lugares que você admira e até mesmo mentalizar pessoas e animais, sempre de forma calma e tranquila. Só não vale relembrar daquela balada super agitada que bombou.
.

6. Evite exercícios físicos a noite
Quando nos exercitamos a noite estamos produzindo uma série de hormônios ligado ao bem estar como serotonina, adrenalina, endorfina. Dessa forma seu corpo entende que você que ser manter ativo,e até que esses hormônios abaixem no seu sangue, você terá a sensação de que não está com sono mesmo com o corpo cansado.
.

5. Comer comidas calóricas a noite
A regra da boa alimentação é: tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. Isso porque seu organismo precisa de tempo para digerir os alimentos e transforma-los em energia. Então após cada refeição o ideal é se manter em movimento. Se você come alimentos “pesados” e depois vai dormir, seu metabolismo fica muito lento o que pode causar enjoos, dores abdominais e aquela sensação de quem comeu um boi. Prefira alimentos leves e de fácil absorção.
.

4. Verifique se seu colchão e travesseiro estão bons
As vezes a gente acha que o problema está no nosso corpo, e na verdade está no lugar onde dormimos. Compre um colchão que seja ideal para seu peso e tamanho, e de boa qualidade. Importante manter o colchão e travesseiros sempre limpos, assim como os lençóis. Colocar uma essência de lavanda no ambiente também ajuda a relaxar. Mas cuidado com o exagero.
.

3. Café, energéticos, refrigerantes risque da lista
Cafeína só no café da manhã e no máximo após o almoço. As bebidas cafeinadas, como o café, refrigerantes, chá preto e mate, e as alcoólicas atrapalham o sono. A cafeína é capaz de se ligar aos receptores de adenosina. Com esses receptores preenchidos pela cafeína, quando a adenosina é produzida ela não encontra receptores livres para se ligar, o que impede a redução da atividade cerebral e faz o indivíduo perder o sono.
.

2. Controle o estresse
É difícil eu sei, mas é preciso sempre manter o controle de suas emoções. O estresse libera cortisona que reduz o calibre dos vasos e, em longo prazo, potencializa o risco de hipertensão e arritmias cardíacas. Para não deixar que isso aconteça, é necessário refletir bem sobre a própria vida e, se necessário, procurar um psicólogo ou psiquiatra que ajude a lidar com o problema.
.

1. Cochile depois do almoço
Nosso organismo foi programado para desacelerar durante o dia para restabelecer as energias. Essa cochilada devem durar entre 15 a 40 minutos é reparadora para o organismo. O cochilo depois do almoço é muito bom para o corpo porque a temperatura abaixa após o sono. O corpo pede esse descanso.
[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *