10 dicas para organizar a casa e ter mais tempo para você

Palavra chave de hoje é organização. Quando está tudo sob controle, sobra bastante tempo para desfrutar o tempo com você. Confira agora 10 dicas de manter a casa em ordem.

.
[read more]

10. Desapegue-se
Comece pelo básico. Pegue três caixas: doação, lixo e fica. A primeira coloca tudo que está em perfeito estado, mas você não usa mais ou nem lembrava que tinha (sinal que não precisa). A segunda é tudo que estiver quebrado, manchado, sem vida e sem cor, já deu o que tinha que dar. E a terceira são as coisas que você tem hábito de uso, são necessárias e úteis. Vale o lembrete só usamos 20% do que temos, o resto só serve para ocupar espaço.
.

9. Categorize: mais usado de um lado e menos usado de outro
Depois de fazer a separação básica acima, separe o que ficou em duas partes. De um lado o que tem mais rotatividade e uso no dia a dia. E do outro o que é menos utilizado. Vale lembrar que ter menos uso não significa as coisas que nos apegamos. Significa que são mais usados em ocasiões especiais, dias específicos, estação do ano, viagens e etc.
.

8. Móveis podem ser bonitos e funcionais
Na hora de mobiliar sua casa prefira móveis com alguma funcionalidade. Exemplos: cama baú são úteis para guardar roupa de cama e roupas de invernos, além de malas de viagem. Puff decorativos com tampa, além de poder sentar você pode guardar objetos dentro deles para que não fique aparente. Sofá-cama para casa com pouco espaço é uma saída para acomodar as visitas ou para seu uso mesmo.
.

7. Abuse de prateleiras e caixas organizadoras
Prateleiras são muito bem-vindas quando precisamos de espaço para circulação de pessoas. Dá organizar cd´s, dvd´s, livros ou até mesmo são práticas para decoração. As caixas organizadoras padronizam visualmente o ambiente e são úteis para guardar documentos, peças intimas, bijuterias, toalhas.
.

6. Use a parte de trás da porta
Essa dica é valiosa para apartamentos e ambientes pequenos. Você pode utilizar ganchos para pendurar bolsas, toalhas. Ou colocar prateleiras de profundidade menor para montar uma dispensa para guardar shampoo, objetos decorativos. É abusar da criatividade para otimizar espaço.
.

5. Porta de correr ou porta camarão = mais espaço
Geralmente banheiro precisa de mais espaço. Invista em porta de correr, mas se mesmo assim não for viável, hoje tem uma gama de modelos e estilos de porta camarão, aquelas que são dobráveis ao meio. Você também pode utiliza-las nos quartos.
.

4. Recicle tudo o que puder
As vezes compramos algumas coisas que vem em potes de plásticos ou vidros, com um pouco de criatividade você pode reutiliza-los no jardim como vasos de plantas ou para guardar as sobras do almoço. Muitas coisas que você fazer para reutiliza-las, tanto para decorar o local quanto para organizar. Outros exemplos: você pode usar caixotes para fazer prateleiras e garrafas pet para fazer uma hortinha ou um lindo puff para sala.
.

3. Organize toda a dispensa por data de validade
Primeira dê uma faxina geral na sua dispensa, se tiver que trocar as prateleiras e pintar, faça. Depois separe todos os alimentos com data de validade próxima, deixando mais a vista para o consumo. Tenha uma prancheta com uma lista de tudo que tem dentro, e sinalize quando o estoque estiver baixo ou quando acabar. Isso facilitará muito quando você precisar ir as compras.
.

2. Separe um dia da semana para fazer uma limpeza geral
Todo dia dê uma ajeitadinha em um cômodo, além de não deixar acumular, quando você separar um dia da semana, ou a cada quinze dias, para fazer uma limpeza geral na sua casa, será muito rápido para limpar. Pense assim: Limpei, agora manterei. Limpei, agora manterei. Se tiver mais pessoas morando com você peça que faça o mesmo. Divida as tarefas para não ficar puxado para ninguém.
.

1. E faça uma coisa de cada vez
A gente sabe que tarefas domésticas nunca acabam. Então nada de desespero. Vale recorrer a velha e boa lista de prioridades. Faça uma tarefa por vez pelo tempo que você determinar. Exemplo: Fazer o jantar às 19:00h. Passear com o cachorro às 08:00h. Pagar as contas online 12:00h. Independentemente se você trabalha ou não, saber o que é prioridade no seu dia irá organizar sua agenda.
.

[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *