As 10 cidades mais digitais do Brasil

avatarO Índice Brasil de Cidades Digitais mede o nível das cidades brasileiras quanto ao uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). O trabalho foi organizado pela Momento Editorial, que publica as revistas Wireless Mundi e ARede, em parceria com a CPqD, instituição independente que desenvolve soluções nas áreas de telecomunicações, financeira, energia elétrica, industrial, corporativa e administração pública. Confira as dez mais do ranking:

  1. Belo Horizonte (MG): 360 pontos
  2. Curitiba (PR): 352
  3. Porto Alegre (RS): 349
  4. Vitória (ES): 347
  5. Ibirapuitã (RS): 340
  6. Jundiaí (SP): 340
  7. Campinas (SP): 339
  8. Santos (SP): 338
  9. São Carlos (SP): 338
  10. Tarumã (SP): 335

Fonte: IBCD

– De digital aqui no Rio de Janeiro só mesmo a ponta dos dedos.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Avatar for Thales Azamor Diógenes Claudino da Silva : 16 de junho de 2011 at 3:30 pm

    #EURI do comentário do autor no final do ranking!

  2. First com todas as proteções possíveis (Y)

  3. Caramba mew… Tarumã?? Conheço essa cidade ha anos!!!
    Acho que essa cidade tem menos de 15.000 habitantes e a principal fonte de renda da cidade é oriunda de uma usina de açucar e alcool. Será que essa medida foi realizada dentro da usina? Nem sinal 3G possui na região.
    Qual parâmetro foi utilizado para criar esse índice? Seria quantidade de aparelho celular por habitante?

  4. Nada mais justo, ja que o TI do google brasil fica em BH…

  5. Roça é suas maes
    CHUPA SÃO PAULO E RIO

  6. Me surpreendi da minha cidade Campinas tá no ranking!!

  7. Chupa SP&RJ ? Os caras tem uma inveja..

  8. uhuu!

    BH dominando!!

    sô minero com orgulho, uai!

  9. Chupa SP&RJ ? Os caras tem uma inveja..(2)

  10. BH no topo é legal… cade o RJ e SP? fala ae em qual posição que ficaram se tiver pfv.

  11. Já esperava ver Curitiba e BH no topo.
    Como já disseram a TI do google fica em BH. E em Curitiba fica a sede da GVT, além de ser centro de TI no Brasil da HSBC, Exxon Mobil e outras.

    RJ ainda vive no século passado.

  12. Em Belo Horizonte algumas outros aspectos contribuem bastante como o fato de os cursos de TI da UFMG e PUC Minas estarem entre os melhores do país e ainda, a prefeitura ter ações interessantes como disponibilizar internet de graça em alguns lugares públicos como praças e parques.

  13. DALE JUNDIAI

  14. Ibirapuitã trolando!!!!

  15. JUNDIAÍ eu moro lá!(ou aqui, sei lá).

  16. Aee Campinas!! se num fosse a Unicamp aki tbm, Campinas tem tava no ranking

  17. Qual o critério?
    Por que no site oficial, São Paulo é a 9a.

    http://www.wirelessmundi.inf.br/images/stories/ranking15.06.pdf

    Abs.,

    Renato.

  18. Pessoal, faltou Sud Menucci, no interior de São Paulo, região de Araçatuba, que foi a primeira cidade no país a ter rede wireless disponibilizada pela prefeitura, gratuitamente, para toda a população.

  19. Jundiaí eu sei que tem bastante antena (TERRA DOS CORNOS)!!!!!!!!!
    ahahhahahah

  20. Fico feliz por nossa querida cidade do clima (São Carlos), figurar em 9 no ranking, não é a toa recebemos a alcunha de Capital da Tecnologia!!!!

  21. Renato Chaves, como você pode ver, algumas pontuações estão iguais, então no site tem posições repetidas, aqui no lista10.org não.

  22. Avatar for Thales Azamor Leandro Braccio : 17 de junho de 2011 at 3:33 pm

    Renato Chaves,

    Se vc olhar bem, as posições não estão enumeradas seguidamente, as cidades com a mesma pontuação possuem a mesma posição no ranking, então por isso a cidade de São Paulo está em 11° (apesar de estar lá em 9°).
    Ou seja, o critério é a pontuação e não a posição.

  23. Nope, mais uma vez eu sou considerado o único com acesso a internet.

  24. *Em minha cidade..

  25. São Carlos! \o/ [2]

  26. São Paulo de fora disso?Passo 12 horas na internet pois trabalho exclusivamente com ela e não estou nas estatísticas?Essas pesquisas não são 100%.

  27. que isso ! BH em primeiro ??
    FUCK YES !
    roça tecnologica KKKK

  28. da-lhe tarumã \o/

  29. SÃO CARLOS!!! [3]

  30. Minha cidade vitória em 4°. Achava que fosse a cidade mais fudida do brasil, depois de qualquer cidade do piauí ou maranhão.

  31. Mano eu moro em Vitoria e não sei aonde acharam tenta tecnologia assim ….

  32. Willian, tu falou algumas merdas aí em cima cara. a Usina Nova América nem é mais a principal fonte de renda. Sim, temos menos de 15mil habitantes e não temos linha 3G ainda, mas a cidade possui 2 lan houses gratuitas para a população, e já está disponibilizando sinal a rádio gratuito para algumas residências.

    Fora isso, os principais pontos da cidade ou quase todos já estão sendo vigiados por câmeras de segurança. A prefeitura inteira é informatizada (por mais que algumas máquinas são uma bosta) e incluso prontuários médicos, coisas que em muitos outros lugares ainda é no papel.

    Sou funcionário da prefeitura. Morei em Tarumã de 1993 a 2001, quando me mudei para Londrina para estudar. Após ficar quase 8 anos lá e voltar para cá no final de 2008, percebi que a cidade cresceu bastante, não no sentido de habitantes, mas no que o poder público pode oferecer.

    Ainda sobre a pesquisa, não tou totalmente por dentro, mas essa pesquisa se não me engano é sobre o poder público e não privado. Se fosse assim, cidades maiores com certeza estariam lá em cima nas posições, São Paulo seria provavelmente a primeira, devido entre outras coisas como os outdoors digitais e sinais banda larga de alta velocidade.

    Bom, quem quiser saber mais da minha cidade, aqui vai o link do site da prefeitura, já na matéria sobre o ranking.
    http://www.taruma.sp.gov.br/destaques3.htm

    Obs.: devido ao nosso atual sistema de gerenciamento do site, a notícia pode mudar em breve, mas estamos trabalhando para aprimorar.

  33. Essa lista ai só esta considerando uma média relativa a população eu acho, não acredito nela… vi uma cidade ai nessa lista, a cidade é de SC, é minúscula, tem +/- 2 ruas auhauahau, há alguns anos atrás saiu em um jornal como cidade mais pobre do estado de sc… como ela esta nessa lista? (mesmo estado abaixo dos 10..)

  34. Bh é desenvolvida diferente do lixo do rio e são paulo que so tem mendigo na rua por causa da politica inutil ,quem dera se todas as cidades do brasil fosse que nem BH.ROÇA SIM ,LIXÃO NÃO.

  35. ae taruma SP e nois na fita
    cade a grande cidade
    e nois

  36. Victor e guto

    Vocês estão realmente por fora então.
    Eu sou de Vitória e faço curso de Redes de Computadores no IFES e Sistemas de Informação na UCL. Se você procurar saber sobre as 2 áreas aqui em Vitória vocês verão que são bem desenvolvidas.

    Na FAESA tem um núcleo da Microsoft e outras grandes empresas também tem escritórios e núcleos de desenvolvimento e suporte em TI aqui em Vitória. Só vocês que não sabiam.

    Está tudo na internet, é só procurar saber.
    Vitória cresce muito a cada dia.

    Está faltando gente qualificada pra trabalhar na área de TI e Infra em Vitória e no ES mesmo.

  37. VITÓRIIAAA

  38. Lol, São Carlos na lista!
    xD
    Valeu pessoal.

  39. grande orgulho mineiro,
    os caras tem uma inveja…

  40. É que São Carlos tem o “pequeno” campus da UFSCar inteiro com wi-fi e o caasinho lá pra dar uma forcinha tbm… de resto… hsuuashhsu

  41. ha ha ha!!! bh não é nem de longe, pra você ter uma noção na minha cidade (belford roxo)tem mais uso de tecnologia doque BH e ainda por cima ela não está nem entre as 10 mais rica do brasil e muinto menos no desenvolvimento!!!!!!!!!!

  42. PROS FD.. QUE FICAM FALANDO QUE O ESTADO DO ES NÃO EXISTE.OLHA VITÓRIA ALI.PORRRRRRRRRRAAAAAAAA

  43. Acho que quem publicou o ranking confundiu Taruma com Tauá no ceara, essa sim e uma das pioneiras em cidade digital no brasil.
    Se quiserem saber mais e so clicar em http://www.tauadigital.net/

  44. esta lista esta errada sim belo horizonte é a mais digital só que só esse site são paulo não esta , são paulo é a nona cidade mais digital do brasil esse site é uma fraude, essa pessoa tem inveja de sampa por que é a cidade mais rica e bem desenvolvida do brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *