10 tendências tecnológicas para os próximos dez anos

avatarO site Information Week Brasil, postou uma compilação com dez previsões do futuro tecnológico feitas pelo futurista e chefe do grupo de soluções de internet da Cisco, Dave Evans. A lista ficou bem interessante e vale a pena ler o que vem por aí nos próximos anos:


Nascido em 2008, o conceito é definido basicamente pelo crescente número de aparelhos que estarão conectados à grande rede. Para o grupo de internet da Cisco, até 2020, 50 bilhões de dispositivos terão acesso à web, algo como seis por pessoa.


A capacidade de armazenamento de cinco exabytes foi criada em 2008, o equivalente a um bilhão de DVDs. Três anos mais tarde, diz o futurista, o montante de informação criada era de 1,2 zettabytes. Muita da informação criada neste momento já é multimídia, a previsão é que em 2014 90% do tráfego na web seja vídeo. Assim, a era do zettaflood demandará muito das redes.


Até 2020, a previsão é que ao menos um terço dos dados estejam abrigados ou passem por uma nuvem. Até 2014, o gasto de TI em inovação e cloud computing deve chegar a US$ 1 bilhão. Para as empresas, aconselha, é importante entender que esses ambientes são bons apenas se o ambiente de rede der o suporte adequado.


O futurista usa sua própria casa como exemplo e diz que, desde 1990, a velocidade da conexão aumentou 170 mil vezes. Nos próximos dez anos, acredita que isso crescerá três milhões de vezes.


Com aumento da velocidade, melhora da comunicação e recursos disponíveis, as pessoas estão progredindo mais rapidamente. As revoltas árabes são exemplos do engajamento que pode ocorrer com o avanço da tecnologia. Tivemos ainda os alertas de Tsunami na costa norte-americana após o terremoto do Japão. Com esses eventos, a captura, disseminação e consumo das histórias ao vivo torna tudo em tempo real e mais próximo. Temos aí três pontos: banda larga móvel, internet e produção a qualquer hora e em qualquer lugar.


Com o crescimento populacional e também da urbanização, cidades com um milhão de habitantes serão criadas a cada mês nas próximas duas décadas. Isso trará demandas imensas, inclusive energéticas. Mas algumas respostas existem. A energia solar é algo que poderá ajudar muito.


Temos sempre nos adaptado às tecnologias. No futuro, isso irá mudar, elas se adaptarão aos nossos estilos. A última fronteira de integração serão as interfaces de máquinas cerebrais que, eventualmente, permitirão às pessoas com lesão na medula ter uma vida normal.


Temos assistido a um grande progresso do mundo físico para o virtual. Antes, comprávamos DVDs, cds, livros. Hoje tudo é baixado nos computadores e outros dispositivos com acesso à internet. Algo que tem crescido também é a impressão 3D. Num futuro não tão distante, eles acreditam que será possível imprimir órgãos humanos.


Os avanços tecnológicos têm permitido a criação de entidades artificiais. Caracteres automáticos podem reconhecer voz e fazer projeções. Além disso, temos o avanço da robótica. Até 2020, os robôs serão superiores aos humanos. Acredita-se ainda que até 2025 a população de robôs vai ultrapassar a de humanos no mundo desenvolvido, para, em 2035, substituir os humanos enquanto força de trabalho.


Temos cruzado o limite da descoberta e nos tornamos mestres de nosso próprio destino. Somos praticamente o sol de nossos átomos e rapidamente estamos ganhando o controle sobre eles. De acordo com Stephen Hawking, ‘os humanos estão iniciando o estágio de uma evolução auto-concebida’. Essas tendências são apenas para nos lembrar o quão bom é o mundo e, assim, temos sempre que responder a questão: estamos prontos?

 

Deixe um Comentário

Comments

  1. traducao errada no topico 6

    power = energia
    foi traduzido para poder, que tb eh uma traducao, mas obviamente nao eh a coreta.

  2. “Imprimir” orgãos humanos, impressora foda.
    Rôbos andando com pessoas, Terminator is walking among us.

    #NOT

    Obviamente a internet, o aumento de velocidade e de uso dela já podemos ver agora!

    Cloud computing também já é realidade, gigantes da TI veem ela como uma grande aposta, trabalho na IBM e sei o quanto que as empresas investem nesse seguimento.

    Reportagem bem fantasiosa, podemos lembrar a industria cinematografica dos anos 80 e 90, desde os filmes de James Bond quanto os Sci-Fi, nenhum deles se aproximaram, porque? Porque é dificil prever onde a tecnologia irá estar daqui a 5, 10 ou 15 anos, ela é a industria mais dinâmica de todas.

  3. Muito legal.

  4. 8 A Proxima Dimensão
    Temos assistido a um grande progresso do mundo físico para o virtual. Antes, comprávamos DVDs, cds, livros. Hoje tudo é baixado nos computadores e outros dispositivos com acesso à internet. Algo que tem crescido também é a impressão 3D. Num futuro não tão distante, eles acreditam que será possível imprimir órgãos humanos.

    9 A nova Arvore Familiar

    ———————-

    Menos..bem menos

  5. “estamos prontos?” Não.

  6. A 9 é um Delírio!! Que isso? Matrix?? Isso é pra vender, eh muito sem base cientifica. Pra afirmar uma coisa dessa tem q ser muito louco ou muito sabio.

  7. eu tenho medo da 9. o.o”

  8. Adorei o post.. Robôs? eles vão dominar o mundo? hehehehe.

  9. Ah, tá!! Os robôs vão substituir todos os humanos em força de trabalho. Aí as empresas não vão ter que pagar funcionários, mas também não vão ter pra quem vender o que fabricarem, porque ninguém vai ter salário pra comprar nada… legaus!!! Bobagem… robôs nunca vão substituir totalmente os humanos, porque máquinas NÃO TEM ALMA, NUNCA ESTARÃO VIVAS, elas só SIMULAM A VIDA. A tendência é homem e máquina se fundirem, dando a vida mecânica suporte à vida orgânica, aumentando seus limites… inclusive pra vivermos fora da Terra.

  10. Não pensem em Robôs como os do cinema, a robótica em questão, como o próprio item fala é a de maquinário inteligente nas linhas de montagem substituindo trabalho braçal, e isso sim, está cada vez mais comum…

    Na minha opinião o tópico é interessante, mas tem muito otimismo e precipitação…

  11. lista interessante, pelo menos até o numero 7…depois, não sei faltou ideias, mas acho que o cara viajou demais…

  12. “9 A nova Arvore Familiar”

    Essa pedra já foi cantada em 1999 e reaproveitada agora. (vide Matrix)

    #FAIL

  13. Isso chega a ser assustador..

  14. Não acredito na 9. Acho uma previsão sensacionalista. Como se pode conceber um ser com capacidade de imaginar e criar, se nem nós mesmos somos capazes de descrever esse processo. O que não pode ser descrito não pode ser posto para um computador fazer. O trabalho criativo é insubstituível, por causa disso, além disso o uso da nossa criatividade é que torna a vida mais bonita.
    Quando os computadores não-quânticos conseguirem produzir o acaso real, a gente conversa…

  15. Como iremos criar maquinas mais perfeitas que nós?? maior viagem isso ai. Da internet e redes tudo bem, mas robotica já foi muita maconha fumada..

  16. Até parece que os banqueiros, comandantes militares, e toda aquela gente que leva uma grana preta escravizando a humanidade, magicamente tornar-se-ão primores de altruísmo em 30 anos. Cientistas são importantes, mas vivem num mundo à parte. Talvez esse futuro só exista para a elite tecnocrata. Para nós, trabalhadores comuns, resta pagar a dívida que esse investimento criará.

  17. Robô substituindo a mão de obra braçal? A única forma de ganhar dinheiro é trabalhando, sem trabalho, sem dinheiro… quem será o mercado consumidor??? Para quem as empresas vão vender??

  18. Num futuro não muito distante…a quebra da barreira “espaço-tempo”. A era da Rlatividade Geral.

  19. Corrigindo: “Relatividade Geral”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *