10 tecnologias que revolucionaram o mundo

banner-lista-listas

O site Live Science publicou uma lista com as dez tecnologias que, segundo eles, realmente revolucionaram o mundo.

1º.  Internet
A maioria de nós deve se lembrar de década de 90, quando era preciso primeiro ouvir aquele barulhinho do sinal do dial-up da internet discada antes de poder começar a redigir as primeiras linhas. A tecnologia por trás da web começou a entrar em vigor nos anos 80, mas não ganhou um público significativo até a criação da “world wide web”, ou o primeiro ‘www’, liberado pelo laboratório suíço CERN em 1991. E o resto, depois disso, virou história, agora documentada na própria internet.

2º.  O avião
Com as devidas desculpas aos balonistas e pára-quedistas dos tempos de 1800, mas foram os irmãos Wright que puseram o mundo sobre asas, em 1903. O feito deles é amplamente discutido, e o brasileiro Santos Dumont está entre os indicados ao posto de “pai da aviação”. Desde ajudar a ir de um continente a outro, o que agora leva algumas horas, em vez de semanas ou mesmo meses, o vôo transformou o mundo em um só – sendo isso bom em alguns aspectos ou ruim em outros.

3º. A energia nuclear
Na década de 1930, um punhado de brilhantes físicos descobriu como uma parte minúscula de átomo de urânio pode produzir energia de uma inimaginável magnitude. A descoberta levaria diretamente à bomba nuclear e à guerra, o que mudaria o mundo. Mas a energia nuclear, no entanto, não deve ser somente relacionada à destruição. Para quem ama ou odeia a idéia, é preciso reconhecer que a descoberta trouxe benefícios à ciência nuclear.

4º. A eletricidade
Ninguém tem muita certeza sobre os detalhes da história que envolve relâmpagos e raios, mas a verdade é que Benjamin Franklin fez parte da equipe que se esforçou para desvendar o mistério da eletricidade no século XVIII, juntamente com outras grandes mentes, como Thomas Edison, Tesla e Volta.

5º. O microprocessador
Era uma vez uma enorme sala, onde havia um imenso computador, cujo poder nem se compara ao de um laptop. A história hoje é diferente. Vivemos em uma época em que, graças ao microprocessador, minúsculo coração de seu desktop ou laptop e que vem em tamanhos cada vez menores, conseguimos simultaneamente diversas tarefas e com muito mais poder.

6º. O Raio-X

Imagine se você fosse contar a alguém de séculos passados que pode olhar dentro dele sem abri-lo ou cortá-lo. Você certamente seria tachado de bruxo ou mágico. É pela possibilidade de fazer isso que a tecnologia do Raio-X abriu caminho para a descoberta de doenças escondidas sob a pele.

7 º. A borracha
De repente, algo escorreu de uma árvore, como um xarope, e descobriu-se que o látex é muito importante. O produto foi encontrado pela primeira vez no Novo Mundo pelos navegadores europeus, mas se tornou uma mercadoria ainda mais quente com o advento do automóvel e hoje em dia movimenta a indústria automobilística, que consome praticamente 70% de toda a produção mundial de borracha.

8º. O ferro fundido
A Idade de Ferro começou em momentos diferentes em todo o mundo, iniciando-se por volta de 1200 a.C., e trouxe grandes mudanças para nossos dias. Tanto a agricultura como a guerra se tornaram mais fáceis com os instrumentos desenvolvidos com a utilização do ferro fundido. A disponibilidade do minério em muitas partes do mundo beneficiou e tornou independentes os assentamentos populacionais que essas ferramentas tornaram possíveis.

9º. A pólvora
Imagine o alquimista descobrindo um composto misto enquanto buscava a vida eterna e, de repente, quase morrer. Foi o que ocorreu com cientistas chineses que descobriram no século VIII o que ocorre com a combinação de enxofre, salitre e carvão. Não demorou muito tempo para que a pólvora começasse a ser usada como arma. A partir daí, então, a guerra não seria mais a mesma.

10º. O cartão magnético
É difícil imaginar fazer serviços de banco, compras ou viagens sem que se tenha em mãos um cartão de crédito. Inventada pela empresa IBM na década de 1960 para um sistema de segurança dos Estados Unidos, encomendado pelo governo, a faixa que repassa os dados criptografados sob a forma de minúsculos ímãs é agora uma das tecnologias mais universais sobre a terra.

Fonte: Redação Terra

Deixe um Comentário

Comments

  1. Avatar for Thales Azamor Glauber Prestes : 9 de junho de 2009 at 12:13 am

    Na realidade, os irmãos Wright inventaram o motoplanador, e não o avião full. Se for considerar issso, vamos ter que considerar quem inventou o primeiro planador.

  2. Não sei se desconsideraram essas duas por algum critério, mas a RODA e o FOGO pra mim são as duas mais importantes.

  3. Muito bom post,gostaria de ver mais curiosidades como essa aqui…

    parabéns, ótiimo blog

  4. Concordo com o Glauber, enquanto o “avião” dos irmãos Wright era lançado apartir de algo semelhente a uma catapulta, o de Santos Dummont decolou e voou somente com a força do seu motor.

  5. Vale citar também que o primeiro cartão de crédito, não magnético, foi criado em 1951, como pode ser visto aqui http://www.thebigmoney.com/slideshow/plastic-flashback#

  6. Grambell tem um caso similar aos irmãos Wright.Ao inventar o telefone que foi uma grandiosa invensão.

  7. Cara, a invenção mais revolucionária de todas foi o único e simples “sifão”

    Você consegue imaginar os aromas do esgoto retornando pelo cano para dentro da sua casa?
    Sem contar os riscos que esse retorno traria para a saúde.

    Todas as citadas, são realmente ímpares na hístória.

    PS.: o Fogo não é uma invenção, é uma descoberta

  8. Um brazuca defendendo a criação do avião pelos norteamericanos irmãos Wright?? Pff… foi o Santos Dumont! Em Paris, dando a volta na tore Eiffel. Inclusive um relojoeiro deu o nome do relógio de pulso de Dumont pro nosso brazuca não ter de ficar controlando os voos com o tradicional relógio de bolso (ó a notinha histórica de grátis heheheh).

    Enfim, o DUmont inventou uma máquina que voasse sozinha sem ajuda externa de impulsão (tipo catapulta) ou gases (tipo balões, zepelins..).

    Dumont era o cara. Mas claro que os EUA não reconhecem. CLARO!

  9. Acho que se considerarmos a borracha como uma tecnologia, a penicilina devia entrar nesse top10.

  10. Só para esclarecer o fogo não é tecnologia.

  11. verdade, penicilina foi muito mais impostante que a energia nuclear por exemplo…

    faltou a invenção do motor à calor.

  12. Fiquei chocado ao terem colocado os irmãos Wright como os inventores do avião , imaginem a cena se isso fosse verdade um Boeing 747-200 sendo catapultado com cerca de 400 pessoas a bordo isso nunca iria acontecer , o proprio conceito do avião se define como uma aeronave que consegue decolar por seus proprios meios voar e aterissar sem ajuda externa e o primeiro a conseguir tal feito foi Santos Dumont além disso existem dois estados no proprio Estados Unidos que reconhecem Santos Dumont como o inventor do avião nem tudo o que “Eles” dizem é verdade senão teria sido tambem um americano o inventor do automovel !! com todo o respeito a pessoa que escreveu esse artigo só encontrei esse erro o resto está perfeito …

  13. Falar que os irmãos Wright foram os criadores da aviação é um absurdo,não se pode falar que um avião que necessitava de ser catapultado e um vento de de proa de 40 Km/h voou por meios próprios!Além do seu motor ser muito fraco para sua estrutura,assim a relação peso-potência fica longe da ideal.O Flyer está mais para uma pipa ou papagaio (como preferirem) motorizado do que para um avião.Se os americanos quiseram ser realmente,os pais da avição,deveriam pegar o projeto de Samuel Pierponit Langley,que seria mais plausível e meenos bzarro do que o autêntico ”vôo da galinha” dos Wright.

  14. cara muda a cor de fundo do site, ta horrivel pra ler

  15. Achei ótimo darem a internet importância maior que a eletricidade…
    eletricidade opera sem internet mas o oposto não é recíproco!
    Logo a eletricidade deveria ocupar o lugar número 1!

    PS.: o Fogo não é uma invenção, é uma descoberta [2]

    hauhauhauhauhua

  16. Ah…
    Parabéns pela lista! Muito Bem elaborada, tão qual o site!

  17. Gostaria de fazer uma observação. Os chineses não eram obcecados pela vida eterna como os alquimistas da Idade Média.
    A invenção da pólvora foi realizada por cozinheiros que misturaram igredientes da presentes na culinária. O salitre, o carvão e o enxofre. Parabens pela lista, gostei embora não concorde com algumas observações.

  18. Fala sério… foi proposital por a fonte das letras em preto, e o fundo do site também né?

    Prestei mais atenção no mouse copiando as palavras pra ler o q tava escrito, no q nas palavras propriamente ditas ¬¬

  19. A pólvora é a melhor das invenções, pois serve pra matar lixos marginais !!!

  20. Santos Dumont foi o inventor da pandorga motorizada e devo dar a mão a palmatória que a coisa mas próxima do avião inventada, foi o aparelho dos Wright Brothers.

  21. Vá estudar Thales. O inventor do avião foi Santos Dumont. Que vergonha, não aprendeu nada na escola.

  22. vamos querer trocar as cores desse site né gente…aff
    da pra ler nada pow

    valeu

  23. oi eu sou o lucca tb eu inventei um celular taõ manero!!!!!!!!!

  24. comentarios são para bobocas fazer é o manero vamos mudar o mundo obrigado por sua atencão thal!!!!!!!!!!!!

  25. ola visitantes com certeza a maior invensao do homem foi ha milhares de anos que gracas a ela tudo que existe hoje veio atraves dela: a roda. Que DEUS abencoe a todos abundantemente em o nome do Senhor JESUS CRISTO.amem.

  26. SO N TEM A BIBLIA AHAHAH FODAM-SE TEÍSTAS! XD PQ QUANDO VOCÊS QUEBRAM UM BRAÇO NÃO VAO PRA IGREJA QUE É *(DEUS) * E VAO PARA O HOSPITAL QUE É CIÊNCIA FODONA. VC SO USA A INTERNET PQ ATEUS A INVENTARAM RUMA DE PAU NO KU DO KRAI =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *