10 momentos web que mudaram o mundo

O site Webby Awards, elaborou esta lista bastante interessante, onde ficam registrados os dez momentos “web” que, de uma forma ou outra, mudaram o mundo.

1. O boom e a queda das pontocom (1995-2001)
Iniciado em 1995 com a entrada na Bolsa da Netscape, as empresas pontocom captaram bilhões de dólares em investimentos para Internet, novas tecnologias, marketing e fibra óptica. Finalmente, isso deu origem a empresas como a Google. O boom e o ocaso de milhares de empresas serviu no entanto para difundir e fazer a Internet mais popular.

2. Drudge Report divulga o escândalo Lewinsky (1998)

O mal conhecido, Drudge Report, o website de um particular, ganhou os principais meios norte-americanos ao divulgar em primeira mão um dos maiores escândalos da história. Este site deu origem ao que hoje se conhece como blogs, ou diários pessoais.

3. Jeff Bezos, da Amazon, é eleito homem do ano pela revista Time (1999)
As férias no hemisfério norte de 1999 marcaram um novo rumo quando os consumidores deixaram de lado as complicadas compras nos shoppings. Os vendedores de artigos on-line viram nesse ano como suas vendas aumentarem em 50%. A Amazon, sem dúvidas, foi a precursora dessa tendência e por isso Bezos ganhou o ansiado posto na revista Time.

4. Eleições 2004
Na chamada revolução laranja da Ucrânia, a Internet e os telefones celulares foram usados para fazer campanha e conclamar protestos. No EUA, Howard Dean, ex-governador de Vermont, situou-se como um dos principais candidatos democratas às eleições presidenciais ao usar a Internet e a distribuição de software livre entre seus colaboradores. Conseguiu uma arrecadação recorde. Isto trouxe à democracia em todo mundo uma arma muito poderosa.

5. 11 de setembro (2001)
Os conflitos modernos são definidos pelo uso dos meios. Assim, a Segunda Guerra Mundial se seguiu pela rádio, a guerra do Vietnã pela TV e a primeira do Golfo Pérsico por cabo. Para a Internet, foi o 11-S. Nesse dia, milhões de pessoas ao redor do mundo prostaram-se frente ao computador para informar-se, enviar mails e ao mesmo tempo mobilizar-se contra o terrorismo. O ICQ, pioneiro nos serviços de mensagem instantânea, inclusive permitia acender uma vela para recordar aos mortos no World Trade Center.

6. O tsunami da Ásia (2005)
Enquanto os canais de televisão e as agências de notícias corriam para o lugar do desastre, foram as pessoas comuns armadas de suas câmeras digitais que contaram ao mundo a magnitude da tragédia. Da mesma forma, os ataques terroristas a Londres e o furacão Katrina fizeram surgir um novo fenômeno o “jornalismo cidadão”, quase sempre mais imediato, apaixonado e detalhado que o profissional. Na contramão da história um jornal de circulação nacional se voltou contra os blogs brasileiros ao ver seu espaço cada vez mais dividido.

7. Fechamento da Napster (2001)
Seu nascimento marcou uma nova tendência. Seu fechamento em 2001 também, já que deu espaço aos programas para compartilhar arquivos de maneira paga. Sem dúvidas, sua saída do ar marcou um novo rumo para a experiência do usuário ao escutar música e ver filmes em seu PC.

8. Live 8 em AOL (2005)
Mais de 5 milhões de pessoas acompanharam os concertos ao redor do mundo através de seu computador, convertendo-o num poderoso centro de entretenimento.

9. O boom da Match.com (2002)
Entre 2001 e o 2002, o site para buscar parceiros cresceu mais de 175%, provando que as paqueras on-line eram mais aceitas que nunca entre os usuários. Comprovado isso, hoje ganha espaço este tipo de portal e outros dedicados a colocar as pessoas em contato direto com amigos, a busca de emprego como o Orkut.

10. O SARS é descoberto através da Internet (2003)
Quando o fatal e novo vírus apareceu, a Organização Mundial de Saúde usou a web para conectar cientistas de 14 países diferentes. Eles trabalharam em tempo real compartilhando informação e resultados de exames. Num mês descobriram o SARS. Hoje, diversos sites e fóruns demonstram como estar conectado ajuda a colaborar em diversos projetos.

Direto do excelente: MDIG

Deixe um Comentário

Comments

  1. O próximo que vai entrar nessa lista vai ser algo do tipo: “Google termina seu plano e realiza a conquista mundial”.

    o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *