10 autoras que você deveria ler

Se você gosta de leitura é provável que já tenha ouvido falar de algumas das autoras listadas aqui, ou até mesmo lido alguns de seus livros. As autoras desta lista não são necessariamente as melhores (o que é subjetivo) ou as mais vendidas, mas apenas 10 ótimas escritoras que vale a pena conhecer.

10. Svetlana Alexijevich
Nascida na Bielorrússia, foi a ganhadora do Nobel de Literatura em 2015. Seu trabalho é focado nas histórias reais de pessoas da União Soviética e sua relação com guerras ou incidentes como o desastre de Chernobyl. Um de seus principais livros é O Fim do Homem Soviético.

9. Marjane Satrapi
Nascida no Irã, sua principal obra é a história em quadrinhos Persépolis, que fala sobre as mudanças ocorridas em seu país durante e depois da Revolução Iraniana. O romance virou animação e foi premiado em Cannes.

8. Alice Walker
A escritora norte-americana alcançou a fama graças ao seu romance A Cor Púrpura, que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer em 1983. Dois anos depois o livro ganhou uma adaptação cinematográfica que foi indicada ao Oscar.

7. Banana Yoshimoto
A romancista japonesa fez um estrondoso sucesso logo em seu primeiro livro. Ex-garçonete, tem em Stephen King uma de suas maiores referências, embora não escreva terror. Seus livros Kitchen e Tsugumi estão disponíveis em português.

6. Donna Tartt
A norte-americana é uma das principais escritoras pós-modernistas da atualidade. Sua principal obra, O Pintassilgo, ganhou o prêmio Pulitzer de Ficção e chegará aos cinemas em 2019.

5. Hélia Correia
Ao longo de sua carreira a escritora nascida em Lisboa colecionou diversas honrarias. A principal delas foi o Prêmio Camões em 2015, o mais importante prêmio para escritores de língua portuguesa. Dentre suas principais obras destacam-se Casa Eterna e Adoecer.

4. Alice Munro
Considerada uma das principais escritoras contemporâneas em língua inglesa, a canadense foi a vencedora do Nobel de Literatura em 2013. Especializada em contos, tem como livro mais famoso A Vista de Castle Rock.

3. Chimamanda Adichie
A jovem nigeriana já figurou em diversas listas de escritores mais influentes e é uma das principais escritoras africanas da atualidade, além de figura importante na luta dos direitos das mulheres. Seus principais livros contém tramas emocionantes tendo a África como pano de fundo.

2. Margaret Atwood
The Handmaid’s Tale, uma das séries mais aclamadas da atualidade, é baseada no seu principal livro (O Conto da Aia, em português). Além de romances, a canadense também escreve contos, poesias, livros infantis e até não-ficção.

1. Conceição Evaristo
A escritora mineira cresceu na favela junto com nove irmãos e foi empregada doméstica até se mudar para o Rio. Começou a escrever em 1990 e hoje é Doutora em Literatura. Sua principal obra é o romance Ponciá Vicêncio.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *