10 curiosidades sobre Michael Jordan

O filme Air: A História por trás do Logo mostra os bastidores da contratação de Michael Jordan pela Nike e com isso despertou muitas curiosidades sobre esse jogador de basketball que fez história nos quadras e nos negócios. Confira agora 10 curiosidades sobre Michael Jordan

10. Peso e Altura
Michael Jordan tem 1,98m e pesa 98kg.

9. Salto
Uma pulga consegue saltar 50 vezes o seu próprio tamanho. O grandalhão Michael Jordan, que mede 1,98 metro, tem 1,20 metro de impulsão. Para repetir a marca da pulga, ele teria que saltar 246,1 metros, quase a altura da Torre Eiffel.

8. Pontos
Michael Jordan nunca fez mais de 100 pontos numa partida (seu recorde é de 96). A jogadora brasileira Hortência já marcou 124.

7. Aposentadoria do Chicago Bulls
Em 6 de outubro de 1993, poucos meses depois de levar o Chicago Bulls ao seu terceiro título consecutivo de campeão da NBA, Michael Jordan anunciou que estava deixando o basquete. Nos nove anos de carreira, terminou sete como o maior marcador de pontos da temporada – um recorde só igualado por Wilt Chamberlain, outra lenda do basquete profissional americano. Michael Jordan descumpriu a promessa, voltando às quadras 17 meses depois.

6. Camisa 23
Quando Michael Jordan se aposentou, o Chicago Bulls resolveu prestar-lhe uma homenagem e “imortalizou” a camisa 23 que ele usou nos nove anos de carreira. Isso significa que ela não poderia mais ser usada por nenhum de seus jogadores. Uma camisa com o número 23 foi içada ao alto da United Center de Chicago. Ao voltar às quadras, em março de 1995, Jordan não ousou desafiar o mito. Passou a vestir a camisa 45, o mesmo número que usou na sua rápida e frustrada carreira no beisebol. Depois de alguns resultados negativos, no entanto, a 23 voltou à quadra, no dia 10 de maio de 1995, na vitória de 104 a 94 diante do Orlando Magic.

5. Aposentadoria definitiva
Foi só em 16 de abril de 2003, o jogador deixou definitivamente as quadras em um jogo do Washington Wizards, seu time na época, contra o Philadelphia 76ers. Esta foi a 1072ª partida de sua carreira. Jordan se aposentou com um bicampeonato olímpico e um hexacampeonato da liga norte-americana em seu currículo.

4. Divórcio

O divórcio de Michael e Juanita Jordan, em dezembro de 2006, foi considerado o mais caro divórcio de celebridades de todos os tempos – o fim do casamento de 17 anos rendeu a Juanita 168 milhões de dólares.

3. Jordan processou um restaurante

Michael Jordan entrou com um processo judicial contra um restaurante, que vendia churrasco utilizando o seu nome nos anúncios. O mesmo não havia sido consultado sobre a utilização do seu nome. O atleta acabou vencendo o processo e embolsou 10 milhões de dólares. Mas, nada perto dos 536 milhões de dólares, que a empresa arrecadou com a propaganda.

2. Nike
Em 1984, Jordan tinha o desejo de fechar com a alemã Adidas, mas foi rejeitado por não ser alto o suficiente para propagandas. Tempos depois, ele assina com a Nike e o resultado foi estrondoso: nasceu uma maiores parcerias mercadológicas de todos os tempos, com inúmeros modelos de tênis que levam o nome da lenda.

1.Primeiro bilionário da NBA
Com tantos números incríveis, natural foi que Jordan acabasse sondado por patrocinadores. E assim foi ao longo de sua carreira. Os salários, valores de patrocínio e bônus por produtos licenciados fizeram com que ele se tornasse o primeiro jogador da NBA a se tornar bilionário.
Com tanto dinheiro em caixa, ele investiu na carreira de dirigente e, desde 2010, é proprietário do Charlotte Hornets. Seu patrimônio é estimado em cerca de US$ 3 bilhões.


Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *