10 Perguntas para Philippe Bertrand

banner-lista-entrevistas

Philippe Bertrand é gerente de planejamento da agência DM9DDB e recentemente criou junto a artistas e comunicadores multimídia independentes da C.A.O.S. Coletivo de Amor e Ódio em Segundos, um livro com atualizações automáticas pelo Twitter, intitulado de “Instantes de amor e ódio”.
Nesta entrevista, Philippe ainda fala sobre o atual cenário do mercado publicitário.

1. No que consiste seu novo projeto Amor e Ódio?
Criamos um livro vivo chamado “Instantes de amor e ódio”. É um livro vivo porque se atualiza automaticamente com conteúdo do Twitter.
Ele é 100% escrito em QR codes  – códigos 2d que só podem ser lidos pelo celular. Ao decodificar os QR Codes, o celular lê um waplink que direciona a um wapsite com o conteúdo do livro.

2. Dê onde surgiu a ideia de criar este site?
Nosso coletivo foi criado a pedido de uma agência de propaganda, numa estratégia para divulgar uma livraria online (editorasonline.com.br). A proposta era criar um “livro como a internet”, que só pudesse ser encontrado na editorasonline. Depois de muito pensarmos, chegamos nessa solução de um livro de conteúdo auto-atualizável, viabilizada com uma tecnologia já existente, mas nunca utilizada para esse propósito.

3. Como você vê hoje as mídias socias no mercado publicitário?
Agências, anunciantes e empresas de pesquisa, todos estão procurando entender o que são as redes sociais, como funcionam e como interagir com elas. É um tremendo desafio. Mas parece sim existir um caminho interessante para essa relação. As marcas podem oferecer conteúdo, entretenimento, ferramentas aplicativos. Funcionalidades que vão melhorar a experiência do usuário. Mas o que existe de mais interessante nas redes sociais é: lá quem manda e desmanda são as pessoas. É o espaço delas. Não existe controle. E isso fomenta um novo jeito de pensar comunicação.

4. Com a crise do New York Times, você acredita que o jornal possa ser extinto em breve?
Tudo indica que não serão extintos, mas precisam reinventar seu modelo de negócio. A internet quebrou estruturas comerciais relacionadas ao “direito autoral” e isso precisa ser revisto. A diferenciação pela qualidade da informação provavelmente é o caminho para a sobrevivência. Outra grande mudança é a da velocidade da informação. Hoje o jornal impresso sofre por ter notícias do dia anterior, mas por que não conectá-lo à internet através do celular ?(como fizemos com nosso livro)

5. No futuro uma mídia poderá ser substituída por outra?
Difícil dizer. Hoje o que vemos é uma complementaridade nos meios cada vez maior. A experiência que se tem com uma Televisão não é a mesma que se tem com uma TV de Internet. Mas tudo dependerá do grau de desenvolvimento tecnológico que os meios atuais atingirem (ou se surgirem novos meios de comunicação).

6. Atualmente, qual o meio mais eficaz de se chegar ao público alvo dos clientes?
Ouvindo, respeitando a opinião das pessoas, respondendo, se relacionando. Um bom jeito de começar é não mais tratar os consumidores como público-alvo. Atingi-los com uma mensagem talvez não seja suficiente. É preciso criar uma experiência.

7. Depois da crise econômica, quais as estratégias que os grandes anunciantes têm adotado em relação a publicidade?
Notamos um crescimento considerável nos meios digitais. Esse parece ser um caminho cada vez mais forte na mídia.

8. Há quanto tempo você trabalha no mercado publicitário?
Somos um coletivo de diversas pessoas, com bagagens diferentes. Alguns mais ligados à publicidade, outros ao design, outros à cinema. Cada um com uma quilometragem rodada diferente.

9. Quem foi seu grande mestre?
Um grande mestre é Hakim Bey, escritor do livro TAZ – Zona Autônoma Temporária.

10. Qual foi o momento mais curioso que você já passou em sua carreira?
Eu diria o mais interessante. Foi ter criado um livro vivo. Uma idéia que teria como objetivo divulgar uma livraria online, mas que se mostrou muito maior do que esse propósito. Uma idéia que aponta novas possibilidades para literatura, educação e jornalismo. Isso foi uma surpresa para todos nós.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Avatar for Thales Azamor anderson ganguilhet : 2 de junho de 2009 at 11:31 pm

    CARIIINHA DO LISTA 10! POR FAVOR ME AJUDA !
    FAÇA UM POST AI PROS OUTROS ENTRAREM NESSA COMUNIDADE,
    É UMA MARATONA DO COLÉGIO! POR FAVOR, FAÇA UM GESTO DE COLEGUISMO. NÓS SOMOS A PIOR TURMA DO COLÉGIO, SEMPRE FICAMOS EM ÚTIMO, ESSE ANO É O ÚLTIMO ANO QUE PARTICIPAREMOS! POR FAVOR, APENAS UM POST! EU JA DEI 377 VIISITAS ESSE ANO AQUI(eu axo muito)! POR FAVOR! CASO VOCê QUERIA ME AJUDAR TA AI O LINK:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=90528972

    obrigado

  2. Avatar for Thales Azamor anderson ganguilhet : 2 de junho de 2009 at 11:31 pm

    ah! eu uma coisa, nao pode entrar fakes!!!

  3. Avatar for Thales Azamor anderson ganguilhet : 5 de junho de 2009 at 10:55 pm

    e eu sempre vim aqui pelo google! (eu axo que ganha dinhero)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *