10 erros de português mais comuns que os brasileiros cometem

Português é uma língua difícil de aprender. Nossa gramática tem muitas particularidades além das gírias e dialetos locais. Por isso fizemos essas lista para os nativos e estudantes dessa língua maravilhosa não cometam essas gafes. Confira agora 10 erros de português mais comuns que os brasileiros cometem.

10. Precisa-se ou Precisam-se
Precisa-se de pessoas que lembrem: quando o “se” indica índice de indeterminação de sujeito, o verbo é sempre conjugado na 3ª pessoa do singular, nunca do plural. O índice de indeterminação do sujeito é acompanhado de verbos intransitivos, de ligação ou transitivos indiretos, como neste caso. Afinal, quem precisa, precisa de alguma coisa. Por isso, “precisam-se” está errado!

9. Anexo, Anexa ou Em anexo
A dúvida anexa é um dos erros anexos mais comuns. “Anexo” é um adjetivo, tal como bonita. Assim, foto bonita, foto anexa, certo? Foto em bonita, foto em anexa? Não, não pode ser. Então, “em anexo” está errado!

8. A ou Há
Daqui a pouco você não terá mais dúvidas, pois isto é muito fácil. Quando estiver falando do futuro deve usar “a”, mas se estiver falando do passado, você usa o “há”. Simples, né!

7. Senão ou Se não
“Senão” tem o mesmo sentido de “caso contrário”. “Se não” é uma expressão que impõe condição. Se não aprender agora, ficarei desapontado. Senão podemos tentar de outra forma.

6. Onde ou Aonde
“Onde” indica a localização de algo. “Aonde” tem o mesmo sentido de “para onde”.

5. A fim ou Afim
“A fim” significa finalidade, enquanto “afim” indica semelhança.

4. A nível de ou Em nível de
“A nível de” tem o sentido de nivelar. “Em nível de” é o mesmo que “em termos de”. Em nível de erros de português, prometo ajudar você a chegar a um nível que nunca tinha chegado antes.

3. À medida que ou Na medida em que
“À medida que” equivale à “à proporção que”. “Na medida em que” tem o sentido de “porque”.

2. Mal ou Mau
“Mal” é o contrário de bem. “Mau” é o contrário de bom.

1.Eminente ou Iminente
“Eminente” significa excelente. “Iminente” é algo que está prestes a acontecer. Vocês são eminentes alunos. É iminente o ingresso de cada um de vocês na universidade.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *