10 curiosidades sobre Lampião e Maria Bonita

Cabra macho sim senhor. Confira agora 10 curiosidades sobre Lampião e Maria Bonita.

[read more] .

10. Nome de nascença
Lampião se chama Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião nasceu na localidade de Vila Bela (atual Serra Talhada, estado de Pernambuco), em 1898. Era filho do fazendeiro José Ferreira da Silva e sua esposa, Maria Lopes.
.

9. Estudo
Lampião abandonou os estudo aos 12 anos para ser vaqueiro. Tornou-se conhecido por ser “amansador de cavalos e burros bravios” e pela familiaridade com os caminhos da região.
.

8. Cangaço
As disputas de terras entre José Ferreira da Silva e seu vizinho José Saturnino terminaram algumas vezes em tiroteios. Foi quando um coronel local agiu em defesa de Saturnino, revoltando Virgulino e mais dois irmãos, que decidiram ingressar no cangaço. Vish!
.

7. Cangaceiro
Durante os 20 anos seguintes, Virgulino passou a percorrer o sertão nordestino como cangaceiro. Ele e seus companheiros usavam trajes de couro, incluindo um casaco grosso, como proteção contra os arbustos espinhentos típicos da caatinga. Todos os pertences eram carregados no corpo, inclusive sua peixeira.
.

6. Chegada de Maria Bonita
Chamava-se Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, juntou-se ao bando em 1930. Era natural do atual município baiano de Paulo Afonso, onde vivia na chácara dos pais. Teve um casamento fracassado com um sapateiro chamado Zé Nenê antes de se unir a Lampião. Foi a primeira mulher na história a se juntar a um grupo de cangaceiros.
.

5. Apelido
Virgulino recebeu o apelido de Lampião provavelmente em virtude da habilidade de atirar rápido. Essa capacidade fazia com que os tiros iluminassem a noite, lembrando em muito um lampião. Os integrantes do seu bando costumavam se referir a ele apenas como Capitão. Ele que mandava no bando com toda sua bravura.
.

4. Coiteiros
Os fazendeiros e pequenos proprietários que davam refúgio ao bando de Lampião eram chamados de coiteiros. Por sua vez, os policiais que perseguiam os cangaceiros eram conhecidos como macacos. Mas nunca conseguiam captura-los.
.

3. Network
Um dos trunfos de Lampião era a sua imensa rede de coiteiros. O bando chegou a ter cerca de 100 cangaceiros, cujos domínios se espalharam pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Certa vez, em tom de zombaria, Lampião escreveu uma carta ao então governador de Pernambuco propondo a divisão do estado em dois.
.

2. Emboscada
Lampião e seu bando foram emboscado em 28 de julho de 1938, num local conhecido como Grota de Angico, no estado de Sergipe. A tropa responsável partiu da cidade vizinha de Piranhas, já no estado de Alagoas. Eram 45 homens e diversos tipos de armamentos, inclusive três metralhadoras. Deu ruim!
.

1. O Fim
O bando foi surpreendido nas primeiras horas da manhã, quando começava a se levantar. Foram mais de 20 minutos de tiroteio, que resultaram na morte de 11 cangaceiros. Os sobreviventes foram todos presos. Os mortos, incluindo Lampião e Maria Bonita, foram decapitados e as cabeças exibidas em público como prova de que o grupo finalmente tinha sido eliminado. Esse o fim trágico dos cangaceiros mais conhecidos da história.
.

[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *