10 livros que mudaram a história da humanidade

Se o mundo é do jeito que conhecemos hoje, muito se deve aos livros, que ao longo dos anos foram responsáveis por espalhar ideias e influenciar pessoas. Obviamente, são muitos os livros que mudaram e ainda mudam a história da humanidade, e certamente não teríamos espaço para listar todos eles. Listamos aqui apenas 10 deles, que podem não ter sido exatamente os que mais mudaram a história, mas que certamente fizeram sua parte:
.

10. Bíblia
O livro mais lido da história foi (e ainda é) responsável por moldar usos e costumes em diversas regiões do planeta ao longo do tempo. Estima-se que mais de cinco bilhões delas tenham sido distribuídas desde o século 19.

[read more]

9. A Origem das Espécies
Recentemente a principal obra de Charles Darwin recebeu o título de livro acadêmico mais influente da história. Graças a ele iniciou-se o entendimento sobre como as espécies se adaptam e evoluem para seguir existindo, algo que revolucionou a ciência.

8. Alcorão
Assim como a Bíblia sempre foi importante para as sociedades majoritariamente cristãs, o mesmo se pode dizer do Alcorão (ou Corão) para os muçulmanos, que já somam mais de um bilhão de adeptos no mundo todo e são diretamente influenciados por ele.

7. O Capital
Goste-se ou não da teoria de Karl Marx, é inegável que sua maior obra (junto com O Manifesto Comunista) influenciou – e ainda influencia – o pensamento de muita gente desde 1867. Foi o livro que lançou as bases para o surgimento do Comunismo.

6. A República
O mais famoso escrito de Platão praticamente moldou a filosofia ocidental como conhecemos hoje. Além disso, é nesse livro que Platão apresenta a alegoria da caverna, provavelmente sua ideia mais conhecida.

5. O Príncipe
Em 1513 Nicolau Maquiavel escreveu um livro contendo recomendações ao príncipe sobre como conduzir a política e os negócios do Estado. Embora seja mais conhecido por dizer que “os fins justificam os meios”, todo o livro ainda é bastante atual e muito utilizado até hoje para estudos de política e administração.

4. Crítica da Razão Pura
O livro do filósofo Immanuel Kant foi um dos responsáveis pelo início do que ficou conhecido como idealismo alemão. Ele ainda foi muito importante para o Direito, ao abordar juízos sintéticos e juízos analíticos, além das ideias que ligam o Direito e a moral.

3. A Arte da Guerra
Escrito pelo general chinês Sun Tzu no século 4 a.C., o livro é um conjunto de aconselhamentos estratégicos para levar seu exército à vitória numa guerra. O curioso é que as táticas descritas servem para uma infinidade de situações, por isso o livro é bastante usado ainda hoje, principalmente por homens de negócios.

2. Odisseia
Provavelmente o primeiro livro “pop” da história, a saga de Ulisses tentando voltar para casa após a Guerra de Troia foi peça fundamental na formação da literatura ocidental. E até hoje, milhares de anos após ser escrito, ainda continua sendo influente.

1. Mein Kampf
O livro escrito por Adolf Hitler era leitura mais que obrigatória na Alemanha nazista. Foi principalmente através dele que o Führer espalhou seus ideais antissemitas para a população alemã. Durante muito tempo o livro foi banido de vários países, mas hoje encontra-se bastante acessível.

[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *