10 dicas preciosas que evitam o câncer

avatarAtitudes simples de serem incorporadas ao dia-a-dia são fundamentais para prevenir o câncer, que atualmente é a segunda maior causa de morte entre a população, por isso, o Icesp elaborou dez dicas importantes que podem auxiliar a prevenir o surgimento da doença, veja à seguir:

  1. Não fume. Mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago.
  2. Não abuse de bebidas alcoólicas, principalmente se estiver violando a regra número um.
  3. Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos por via sexual, como o papiloma vírus humano e o HIV podem desencadear no surgimento de alguns tipos de câncer.
  4. O sexo seguro é caminho, ainda, para evitar os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.
  5. Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas.
  6. Na mesma linha da dieta saudável, vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio e conservantes, como é o caso dos enlatados, embutidos e fast foods em geral.
  7. Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Na praia ou na piscina, lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol.
  8. Pratique atividades físicas todos os dias. Recomendação de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos.
  9. Mantenha-se atento à sua saúde. Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo.
  10. Faça um check-up anual e realize todos os exames de diagnóstico precoce (screening) indicados pelo seu médico. Esta também é uma atitude fundamental.

Fonte: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Deixe um Comentário

Comments

  1. Puts …

    Vou agora para o hospital, provavelmente já tenho cancer !

  2. Faça um check-up anual e realize todos os exames de diagnóstico precoce (screening) indicados pelo seu médico. Esta também é uma atitude fundamental.

    a pessoa que dá uma dica dessa vive muito fora da realidade, se soubesse da grande dificuldade de se conseguir um médico na rede publica principalmente,nunca daria uma dica dessa.

  3. Puut’z, no 10º ítem eu li rápido porque eu tinha que ir pro colégio eu li “CHUPAO ANAL”

  4. Resumindo, abstenha-se de 90% das coisas prazerosas da vida! acho que prefiro arriscar mesmo

  5. Ramon, quando estiver com câncer numa cama de hospital, você vai se arrepender, fumar não faz sentido algum, quem fuma quer aparecer, beber é para idiotas que querem ser igual ao seus amigos adolescentes imbecis que nunca amadurecem, e sem contar na crueldade que matam os animais pra fazer o seu hamburguer, o seu fast food, ou seu lanche feliz que não deveria ter esse nome, essa maldita McDonald

  6. conheço varias e varias pessoas que nunca fumaram, e não bebiam que tiveram cancer do mesmo jeito, essa doença é uma desgraça e não ha como evitar.

    portanto fume e beba.

  7. Soa a vegan essa lista .
    Um dia vou morrer mesmo , entao nao me importo!
    Seguindo essa lista não deixará voce imortal.
    Ta certo que nao pode abusar tambem.

  8. Esqueceu de botar “Não envelheça”, já que a morte natural é causada pelo acúmulo de células que vão morrendo, ou seja, cancêr.

  9. É acho que eu ja devo ter câncer !!

  10. Tem umas coisas que tem na lista que não são verdadeiras.
    Verduras são mais perigosos que carne? As carnes, se assadas de modo que toda ela chegue à 70°C vai ter todos os patogêneos mortos, já em verduras ninguém come alface cozido à 70° por isso uma colega minha, mesmo sendo viciada em esterilisar alimentos acabou pegando um parasita que não me lembro o nome e quase ficou cega, muitos dos pesticidas, sobretudo os usados em maçãs são cancerígenos e as que não usam correm o risco de disseminar doenças como no caso da E.Coli na Europa.
    Açucares, Sal e bla bla bla, meu pai não gosta de doces sempre usou adoçantes mas ele tem o habito de comer Sal puro, resultado? Ele tem diabetes mas a pressão dele sempre foi normal.
    Indice de Massa Corpórea (I.M.C.) se tem coisa mais errada que isso não sei, esse cálculo leva em conta uma área e não um volume, com isso segundo o IMC eu deveria pesar 120kg por ser muito alto porém o cardiologista me falou que se eu pesar 155kg já quase não vou ter problemas por peso e se consigo manter nos 150kg vou estar perfeito.
    Como peso cerca de 155kg não posso usar nenhum equipamento de Academias e não é recomendável que eu faça exercícios pesados como corrida pelo impacto que as articulações sofrem.

    Lembrando sempre Cada pessoa é uma pessoa, e o que vale pra 99% delas pode não valer pra você.

  11. Avatar for Thales Azamor kaive vinícius : 1 de agosto de 2011 at 8:57 am

    O comentário de Freakafreude está equivocado, porque as celulas cancerígenas elas não vão morrendo e sim multiplicando descontroladamente, se fosse morrendo o câncer seria estirpado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *