10 dicas para controlar o ciúme

Aff…tem hora que é difícil manter o controle do ciúme em algumas ocasiões. Sentir ciúmes é totalmente normal, o problema é quando esse ciúme se descontrola e atrapalha a vida social, amoroso, os relacionamentos em si. Confira agora 10 dicas para controlar o ciúme

10. Analise a razão dos ciúmes
Questione-se sobre o motivo dos ciúmes. Qual é a situação que despertou o sentimento? Por que você está com ciúmes? Aconteceu algo no passado para você se sentir assim hoje? Se houver, é uma questão que deve ser conversada com seu companheiro.

9. Deixe as suas intenções claras
Logo no início do relacionamento já deixe as suas intenções claras. Se elas se modificaram ao longo da relação, comunique-as ao parceiro para que não haja desentendimentos no futuro.

8. Trabalhe a confiança no relacionamento
Você confia no seu parceiro? Ou confiança tá abalada?

7. Mantenha o diálogo em dia
Esta dica é um complemento das duas anteriores. Além de deixar bem claro o que você procura no relacionamento, converse sempre que se sentir inseguro, após uma discussão, e também compartilhe as coisas boas.

6. Eleve a sua autoestima
Quando a autoestima é forte, é impossível acabar com a sua segurança. Além disso, pessoas com autoestima elevada confiam em si mesmas. Conseguem distinguir quais condutas merecem atenção e quais devem ser ignoradas, pois sabem o que é melhor para elas.

5. Combata o comportamento controlador
É impossível controlar a liberdade do outro. As pessoas são diferentes, portanto, vivem, pensam e agem de forma diferente. Quando você não respeita isso, demonstra que não confia totalmente no seu parceiro.

4. Não viva no passado
Se você já sofreu uma traição, é normal ficar com alguns receios. No entanto, em algum momento, precisará se libertar do passado.
Não traga as inseguranças oriundas de outro relacionamento para a relação atual. Se não conseguiu superar o trauma e sente que é uma constante negativa em sua vida, já pensou em procurar ajuda profissional para curar a ferida?

3. Racionalize o sentimento
Quando a crise aparecer, veja os ciúmes com os olhos de um cientista. Faz sentido não querer que o parceiro encontre os amigos? Todo mundo sai para se divertir com quem ama e confia, então, qual é o problema? Esta dica é especialmente eficaz para quem sofre com crises recorrentes.

2. Aprenda a demonstrar o amor de forma diferente

Os ciúmes, ao contrário do que muitos pensam, não são uma expressão de amor. São uma forma de possessão.

1. Não se compare com os ex-companheiros
Assim como você não deve cair em devaneios sobre relacionamentos passados, não precisa se comparar com os ex-parceiros da outra pessoa. Afinal, cada um é cada um!

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *