Os 10 melhores e piores países no retorno à sociedade dos impostos pagos

O brasileiro é o cidadão que mais paga impostos e o que recebe os piores serviços públicos em troca. A conclusão é do “Estudo sobre Carga Tributária/PIB x IDH”, realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que compara informações de 30 países com maior arrecadação tributária do mundo em relação ao retorno de benefícios à população. Confira os dez melhores e os piores:

*OCDE 2009
**IDH 2010
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário

– Num país onde você além de pagar impostos altos você ainda tem que pagar por plano de saúde, escola, seguro e etc, não poderia estar em outra posição a não ser primeiro.

Deixe um Comentário

Comments

  1. Como diria Boris Casoy “Isso é uma vergonha”

  2. O importante é construir estádio pra Copa…

  3. É…
    isso é meio relativo.
    A Dinamarca tem uma qualidade de vida das melhores do mundo e no entanto se encontra como a terceira pior.

  4. Já entrei aqui sabendo que nosso Brasil estaria em 1º nos piores… não sei porquê.

  5. “Num país onde você além de pagar impostos altos você ainda tem que pagar por plano de saúde, escola, seguro e etc, não poderia estar em outra posição a não ser primeiro”.

    Isso não justifica de forma alguma a posição do Brasil no ranking. No Japão, por exemplo não há nada de graça. Não há SUS, nem escola pública muito menos seguro. Nem que te cobrem barato, mas sempre cobram. O fato de não retornar ao povo é culpa exclusiva da corrupção.

  6. bom se levarmos a sério esse ranking, o Brasil está muito perto de Dinamarca, Suécia e Finlândia…oque não é nada mal! e outra entre os 10 melhores tem 3 países mal das pernas (Irlanda, Grécia e Espanha) hehehe

  7. vejam pelo lado bom: finalmente estamos perto de países de primeiro mundo em alguma lista kkk

  8. Já entrei aqui sabendo que nosso Brasil estaria em 1º nos piores… não sei porquê.²

  9. olha so o Brasil na frente de paises de “primeiro mundo”

  10. Já entrei aqui sabendo que nosso Brasil estaria em 1º nos piores… não sei porquê.³

  11. Avatar for Thales Azamor Ranniere Farias : 5 de julho de 2011 at 6:43 pm

    É assim mesmo, as únicas coisas que aumentam no Brasil são os impostos e os salários do políticos! =)

  12. Eu to rindo até agora! Pq parece mesmo piada! Tb já sabia do Brasil em primeiro lugar! Não me importaria em pagar todos os impostos se tudo funcionasse e não tivesse depois q pagar Plano de Saúde, Escola, Transporte… Nós pagamos tudo duas vezes. E mesmo assim, existe pessoas que não conseguem tratamento para as doenças, vagas nas escolas e creches e nem o Transporte Coleto (que vc paga) funciona!!!

  13. Por isso o Brasil não vai pra frente. O Pior de todos. Puta merda como um pais desse tamanho pode deixar isso acontecer. Isso é por causa desse políticos sem vergonha na cara que só pensa em roubar.
    E os piores não são os politicos não, é o proprio povo que coloca eles lá dentro. Isso mesmo que o brasileiro merece, não sabe escolher na hora de votar é nisso que dá.
    Parabéns Brasil 1° Lugar dos Piores
    Uhuuullll Number One =)

  14. Olha só, essas listinhas de raking dos países são muito tendenciosas… Prestem atenção nas características de cada país…

  15. Avatar for Thales Azamor Eduardo Rodrigues : 5 de julho de 2011 at 7:03 pm

    Já entrei aqui sabendo que nosso Brasil estaria em 1º nos piores… não sei porquê.?

  16. Pois é né ?
    É assim no Brasil, a maior parte dos impostos pagos estão é no bolso dos políticos, e enquanto as pessoas trabalham e ralam pra pagar contas todos os dias, e os políticos dando risada e desfrutando do din din.

  17. Eles pensam da seguinte forma..pra que escola e hospital quando podemos ter estádio pra copa…da-he futebol neles pra ficarem felizes e “vamo que vamo”…grande massa da sociedade é isso aí..tem o futebol de domingo e o churrasquinho com cerveja de sábado..tah bom demais…e por ai vamos alcançando esta marca “espetacular” ….

  18. É incrível, mas todas as vezes que resolvem falar ma do Brasil, citam países que tem ótima qualidade de vida, políticos não ganham nada para trabalhar, não existe corrupção, etc; e citam países como Filnlandia, Dinamarca e Suecia. Pelo que podemos observar, essa “qualidade de vida” tem um custo muito alto, bem próximo ao do Brasil, onde todo mundo reclama da alta carga tributária. Isso não dá o que pensar ???

  19. Devemos ainda nos lembrar que o Brasil pem 190 milhões de habitantes, dimensões continentais, pouco mais de quinhentos anos, enquanto os acima citados são milenares, população que cabe inteira na cidade de São Paulo e milhares de anos de civilização. Não sou a favor da carga tributária, da corrupção ou falta de desenvolvimento, mas quero crer que alguns críticos ferozes o fazem com suas contas bancárias bem abastecidas ou, o que é pior, com dinheiro no exterior e sem pagar os impostos, os quais existem em todo o mundo.

  20. Políticos comentando: “Pelo menos a gente é 1º em alguma coisa…”

  21. No final o que importa é assistir os jogos do brasileirão e da copa que o brasileiro ta feliz, acorda bando de burro!

  22. Não é novidade que o Brasil não dá bom retorno em contrapartida ao que pagamos, mas este índice não tem pé nem cabeça. A simples utilização do IDH não diz muito sobre gasto social do Estado, que no caso dos EUA não é grandes coisas comparado à países como Noruega ou Dinamarca. Faria sentido um índice que levasse em conta estes elementos, arrecadação e gasto social. Se vocês tem dúvida sobre como o governo gasta nosso dinheiro vejam isto, https://diplomatique.uol.com.br/upload/editor/grafico_pag7_ed47_gra.jpg

  23. Essa metodologia ta meio estranha. Me recuso a acreditar que o Brasil esta praticamente igual a Dinamarca em alguma coisa.

  24. É muito fácil dizer que o Estados Unidos está em primeiro lugar! Eles têm baixa carga tributária, mas em compensação estão com um dos sistemas de saúde pública mais precários do mundo! Isso porquê não há saúde PÚBLICA. vc tem q pagar pelo atendimento hospitalar. O que acaba salvando o estadunidense é o seguro social, que lhe é concedido quando está empregado.
    Esse seguro social ainda se trata de entidades PRIVADAS que tentam ao máximo isentar-se das suas responsabilidades!
    Resumindo: Carga Tributária versus IDH NÃO eh um parâmetro para tirar essas conclusões!

  25. essa informação é totalmente mal formulada. Carga tributária tem haver com políticas de Estado e de governo. IDH tem haver com a trajetória histórica. Tá pegando “fluxo” e comparando com “caixa”…
    Nesse caso, vendo o terceiro melhor e terceiro pior, por exemplo: entre morar na irlanda e na Dinamarca, é preferível morar na Irlanda? Penso que temos um problema sério. Porém não é a carga tributária, mas uma dívida pública imoral, injusta e provavelmente ilegal, que engessa qqer política econômica, tanto de crescimento quanto de desenvolvimento, séria

  26. Que lista chifrim….. Eles simplesmente criaram um indice p/ o brasil ser o pior na comparação… Mas se for para ser desonesto, que sejam pelo menos competentes….
    Tanto os melhores quanto os piores na lista não são países ruins de se viver…. Com excessão do Brasil todos têm alto IDH….. Pelo menos coloca o paraguai ou a bolívia junto c/ o brasil p/ os poderem reclamar e falar bobagem aí……

  27. O Brasil está atrasado historicamente. Um dos últimos a se tornar república, um dos últimos a abolir a escravidão. A maioria ainda é católica e semianalfabeta. IDH tinha que ser uma merda mesmo. Cobrar altos impostos pra tirar o atraso é uma coisa positiva, mas temos que continuar cobrando educação de qualidade… e um dia a coisa vai andar sem precisar de tanto imposto.

  28. pelo o que eu entendi tem paises com maior carga tributaria que o Brasil ? LOL

  29. na moral, como conseguirão fazer um negocio tao ridiculo?? nao digo isso pelo brasil estar em primeiro, com isso até concordaria.Porá, suécia, dinamrca,finlandia e frança nos piores??? qualquer babaca sabe que todos esses países proporcionam uma das melhores qualidade de vida a sua população. E, estados unidos em primeiro?? sem comentarios….

  30. Carga tributária de 34,41 no Brasil? Certeza desse número?

  31. vai toma No cú Congresso e senado !!

    puta roubo do caralho.

  32. Essa merda de país só está crescendo agora por causa da COPA! Ou seja porque tem interesses por tras deste evento!
    Duvido que estariam falando de construir avenidas, metrô, hoteis, aeroportos nas cidades se isto fosse apenas pelo bem da população!
    Sinceramente, achei ótimo quando anunciaram a Copa para o Brasil, mas hoje revendo os conceitos, torço para que logo a FIFA acorde e veja que não vai dar certo a Copa aqui e cancele esta palhaçada que vai sugar o dinheiro que pagamos de impostos!

  33. Por isso que quando eu crescer eu vou morar nos Estados Unidos u.u

  34. E SABE O QUE OS BRASILEIROS VÃO FAZER EM RELAÇÃO A ISSO? XINGAR NO MUIITO NO TWITTER!
    E DEPOIS RECLEMAM QUE “PAGAM PAU PARA OS ESTADOS UNIDOS” SÓ QUE ENQUANTO ELES ESTÃO EM 1º LUGAR DOS MELHORES NÓS ESTAMOS EM 1º DOS PIORES.

  35. Na Dinamarca voce paga quase metade de imposto, mas diferentemente do Brasil, esse valor retorna para a populacao em servicos publicos.

  36. ahh não .. O BRASIL É HEXA !

  37. Nos salve Felipe Neto..LOL

    Eu acho o Brasil um dos piores paises do mundo, os impostos extremamente altos que não são usados corretamente como nas arquiteturas das casas, no combate ao crime, e na exportação e importação da técnologia e da agroindustria.

    Só tem 2 “profissões” (É sim, são profissões neste pais) que se valem no Brasil, que são Bandidos (Assasino, estrupador, pedófilo) e Politicos, o que são basicamente a mesma coisa.

    Com certeza um governo mundial irá solucionar o problema.

  38. @Justoeffect, “governo mundial”? Vai tomar no cú!

  39. Mas oq importa mesmo é q a copa vem ai…Viva o brasil pais da hipocrisia e impunidade!!!

  40. Medir retorno de imposto usando o índice IDH é estupidez!

  41. O que me dexa triste e como NÓS (sociadade) nao nos revoltamos nem um pouquinho… (porque chinga no twitter e mole né?!?!) queria que um dia todo esse povo fosse para as ruas e se manifestasem como os bombeiros fizeram, mais realmente e uma pena =/

  42. Ontem ouvi na “voz do Brasil” que será criado um novo tributo, a CSS, que vai ser uma espécie de substituto da CPMF, e o arrecadado deste novo tributo será investido na saúde…
    alguém realmente acredita nisso?

  43. Esse estudo é furado. França e países nórdicos q
    têm ótimo padrão de vida aparecem mal no rancking.Enquanto, EUA, q não tem uma boa saúde pública é campeão.

  44. Avatar for Thales Azamor Henrique Ferreira : 8 de julho de 2011 at 11:56 am

    E o incrível é que te gente que ainda defende o Brasil…

    Imagino que quem defende o SUS nunca na vida passou perto de um hospital público…

    E realmente pra que retorno justo de uma carga tributária altíssima??? Temos a Copa…e temos como comprar pãozinho…

    Está perfeito…de ao povo “pão e circo” e está tudo bem…

    Affe…cada dia mais decepcionado com o Brasil…

  45. “pq nunca na historia desse pais as coisas andaram tao bem…” Pq a Dilma nao fala desse ranking na tv??? Acorda Brasil, Kd os caras pintadas que tiram o Collor? estao trabalhando no governo do PT? ou so erm influenciados pela midia???

  46. O povo é culpado, fica em casa assistindo novela e o que dá, eles deitam e rola, o mais importante é o meu time, E oh Timão Eoh Timão, nossa fico louco.

  47. se a grecia fosse o 6º melhor n taria como esta hj 😀

  48. Que o Brasil iria mal em uma pesquisa dessas eu não tenho dúvidas!

    No entanto, a lista me fez questionar MUITO os critérios adotados.
    Primeiro lugar, os EUA figuram em 1º não porque tem o melhor serviço público, mas tão somente porque é uma equação simplista “Cargatributária/PIB X IDH”.

    A carga tributária dos EUA é baixíssima para a população consumista. No entanto, creio que todo mundo aqui sabe que eles detém um política externa forte e grande avanço sobre mercados extrangeiros que lhes garante o maior PIB do mundo. Fora isso, eles têm uma boa qualidade de vida, que lhes garante um bom IDH. Não teria como não serem os primeiros nesse cálculo, mas isso NÃO QUER DIZER QUE OS SERVIÇOS PÚBLICOS AMERICANOS SEJAM BONS.

    Como podem figurar na frente da Finlândia e Suécia, que, aliás, estão entre os dez PIORES (isso inclui Congo, Malawi, Afeganistão, etc)?
    O fato é, esses dois países tem uma altíssima carga tributária, mas o retorno é grande para a população, que não paga por escolas, por saúde, por assistência social, por NADA. E, apesar de estarem bem atrás dos EUA no PIB, não são países com PIBs pequenos.

    Sinceramente, não vim aqui dizer que o Brasil não tem um retorno ÍNFIMO dos impostos, em comparação ao que poderia ter, mas que esse estudo está mal formulado e é tendencioso, eu não tenho dúvidas!

  49. Avatar for Thales Azamor É vedado o anonimato : 20 de julho de 2011 at 9:01 am

    Eu não tenho dúvidas que o Brasil é péssimo nesse critério, mas como eles chegam a conclusão de que os EUA estão tão bem?
    Não consigo ver como gastar fortunas colossais com forças armadas genocidas e sair jogando bombas no mundo inteiro é um “bom retorno” às vítimas dos impostos…

    E bom, nenhum provedor de nenhum serviço terá incentivos para trabalhar bem se ele puder obrigar seus clientes a comprar dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *