10 erros mais comuns de investidores

Aprenda a investir e dar valor ao seu dinheiro. Confira essas dicas valiosas para você começar com o pé de meia direito. Conheça agora os 10 erros mais comuns de investidores

10. Investir na poupança
Embora seja uma das aplicações mais segura dos brasileiros, a poupança há tempos não pode ser considerada mais como uma alternativa de investimento.
Isso porque o rendimento da poupança está muito aquém do esperado, principalmente com a queda da taxa de juros no país nos últimos meses.
Quando a Taxa Selic está abaixo de 8,5%, a poupança tem a rentabilidade fixa de 70% do índice. Isso significa que ela atualmente oferece uma remuneração abaixo de 2,63% ao ano, ou seja, se você aplicar na poupança, pode estar perdendo dinheiro, ao invés de ganhar.

9. Não seguir o perfil do investidor

Esse ponto é o principal para não cair em furada porque ele é muito importante e pode fazer a diferença real nos seus investimentos.
Conhecer o seu perfil de investidor e segui-lo ao fazer suas aplicações é fundamental para o sucesso dos seus investimentos. Descubra se você pode ser investidor conservador, moderado ou agressivo.

8. Investir em negócios duvidosos

Sua avó já dizia para não fazer negócio da China. Quem nunca ouviu falar sobre algum investimento que promete ganhos rápidos e milagrosos que atire a primeira pedra. Estamos constantemente sendo impactados por anúncios e notícias sobre investimentos que prometem ganhos altos e em pouco tempo. Ninguém fica milionário de uma vez. Ganhos de 2% ao dia? Isso não existe.

7. Colocar tudo na Bolsa
Investir na bolsa é assumir que o seu dinheiro pode e vai oscilar. Afinal, trata-se de renda variável. Se você não tem estômago para ver a aplicação eventualmente cair, a bolsa está longe de ser o melhor lugar para você.
Procure investir até o máximo de 30% ou 40% de seu patrimônio em empresas de capital aberto, já que o mercado acionário é muito sujeito à volatilidade.

6. Não diversificar os investimentos

É preciso sempre diversificar os investimentos para evitar o risco de grandes perdas de patrimônio.
Quando você investe seu dinheiro em diferentes tipos de aplicações, acaba minimizando os riscos de perda e aumentando as chances de obter uma boa rentabilidade no médio e longo prazo.
A diversificação é muito importante na construção de patrimônio e deve ser elaborada de olho nos objetivos do investidor.

5. Ter um otimismo exagerado

A grande expectativa de retornos que o mercado financeiro pode proporcionar acaba sendo um comportamento nocivo muito comum.
Muitas pessoas caem no erro de achar que, porque a bolsa está em alta, os ganhos serão rápidos, constantes e garantidos. E que é possível ganhar muito dinheiro da noite para o dia.
Muitos fatores podem influenciar as rentabilidades, como o cenário político, a macroeconomia, notícias globais e afins, sendo que muitos deles são difíceis de prever.

4. Querer se tornar milionário da noite para o dia
Decisões tomadas em momentos em que as pessoas estão imediatistas, ansiosas e que querem enriquecer rapidamente podem ser extremamente prejudiciais.
Se a oferta parece muito boa para ser verdade, desconfie e pesquise bastante antes de investir.

3. Ignorar a Renda Fixa
Em época de juros baixos, o mercado de renda fixa teve grande parte da rentabilidade de seus títulos afetada.
Os cortes na Selic, a nossa taxa básica de juros, estão diretamente ligados com alguns investimentos, o que deixa um pouco menos atrativo esse tipo de ativo em termos de ganhos reais (descontando a inflação).
A Renda Fixa tem um papel muito importante na diversificação de qualquer carteira, seja do investidor iniciante ou daquele cara muito experiente. Mesmo que você tenha um perfil mais agressivo e quer maiores retornos, você pode rebalancear, porém sempre deixando uma parte dos seus investimentos em lugares mais seguros na Renda Fixa.

2. Não ter na manga uma reserva de liquidez

A liquidez, termo usado para dizer o quão fácil e rápido é o resgate de um investimento, é crucial para equilibrar a sua carteira. Afinal, nunca se sabe quando você vai precisar do dinheiro para alguma emergência.
Então, quem olha só para rentabilidade e não vê a liquidez que está embutida nas características do ativo, pode se dar mal nesses casos.

1.Fazer tudo por si só
Em vez de tentar descobrir sozinho as melhores alternativas do mercado – muitas vezes cometendo erros graves até aprender – peça ajuda a quem está por dentro do mundo dos investimentos.
A experiência de um especialista vai lhe ajudar a evitar as armadilhas do mercado financeiro.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *