10 dicas simples para organizar sua vida financeira

Somos estimulados todos os dias ao consumo. Mas será que estamos jogando nosso dinheiro fora e adiando sonhos importantes?! Confira agora 10 dicas para você guardar seu dinheiro e passar pela crise financeira ileso.

.
[read more]

10. Atenção com o orçamento
Para começar a economizar é preciso se organizar, e isso significa fazer contas. Em uma planilha organize todas as entradas (que significa a quantia que você ganha mensalmente) e depois enumere tudo o que representa os gastos, inclusive os gastos variáveis. Tem que contabilizar até aquele cafezinho inocente na padaria.
.

9. Reveja seus gastos
Quando nós tomamos ciência de tudo que consome o nosso dinheiro fica mais fácil para administra-lo e não ter surpresas no fim do mês. O próximo passo é rever tudo que pode ser reduzido e até mesmo eliminado. Será que você precisa ter todos os serviços ou produtos que te oferecem?
.

8. Se não puder eliminar, reduza
Sim, é isso mesmo. Pequenas economias irão fazer toda a diferença no fim do mês. Como? Reduza o tempo no banho, cuidado com as luzes acesas à toa. No supermercado compre o consumo da semana e olhe no rótulo a validade dos produtos. Se vc tem TV a cabo faça o pacote dos canais que vc realmente assiste. Você verá que em pouquinho e pouquinho, você irá economizar um montão.
.

7. Repense seus hábitos de consumo
Se você tem sonhos maiores como comprar uma casa ou uma carro, você terá que estancar o consumo desnecessário. Vale a pena fazer essas três perguntas antes de fechar qualquer compra: Eu preciso disso? Eu realmente preciso disso? Isso é maior do que meu sonho?. Se a resposta foi não para uma dessas perguntas, desista.
.

6. Convoque a família a economizar
Quando todos compram a ideia de que economizar pode ser divertido, fica muito mais fácil. Cada membro da família terá que ter seu próprio cofrinho para realizar um desejo pessoal, mas terá que comunicar ao grupo para que todos acompanhe a evolução. Compre um outro cofre maior para uma meta em grupo, pode ser uma viagem, um jantar. O objetivo é que todos tenham a responsabilidade coletiva de cumprir com um valor fixo por mês para alcançar o propósito acordado.
.

5. Faça uma lista de compras certeira
Sempre que for sair às compras, cheque armários e a geladeira. Verifique tudo que está em falta, e anote em sua lista. Adotar este hábito elimina as idas de última hora ao mercadinho do bairro, onde os preços em geral são mais caros. E nunca vá as compras de barriga vazia porque o olho cresce.
.

4. Nem tudo é promoção, as vezes é pegadinha
Sim, pesquise, consulte, peça desconto. Mas cuidado com as promoções leve três pague dois, promoção relâmpago e descontos muito altos. Acompanhe sempre a média de preço dos produtos nos supermercados, divida sempre o preço pela quantidade fornecida para saber o custo unitário do produto e muito cuidado com as datas de validade. E aqui vai mais uma dica importante: as melhores datas para fazer compras costumam ser os dias finais do mês, e entre segunda e quinta-feira.
.

3. Evite comer fora
Claro que você precisa de um momento de prazer. Mas se você é daqueles que come 28 dias no mês fora de casa, cuidado. No cotidiano, prefira fazer a comida de todos em sua própria casa, além de muito mais saudável e muito mais econômico. Deixa aquela ida ao um restaurante maravilhoso em uma ocasião especial.


2. Escolha formas baratas de lazer
Que tal visitar lugares históricos de sua cidade? E ir a Praia? Parques ou jardins? Topa uma trilha?. Para economizar, o ideal é planejar programas do tipo catraca livre, ou bem perto disso. Consulte a programação de lazer de sua cidade e cheque os centros culturais locais: você verá que existe muita coisa bacana para se fazer gastando pouco e se divertir muito.
.

1. Coloque mais dinheiro em seu mês
Já pensou em aproveitar seus talentos e, com eles, aumentar seus ganhos? Pense direitinho naquilo que você faz bem, e que pode se transformar em uma fonte de renda complementar.

[/read]

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *