10 dicas de investimento para iniciantes
Ter uma segurança para o futuro, realizar sonhos, comprar imóvel ou aquele carro que você está há anos paquerando, requer dinheiro, obviamente. Seja um investidor hoje e conquistei todos os seus desejos. Confira agora 10 dicas de investimento para iniciantes.
10. Faça o seu planejamento financeiro
O primeiro para começar a investir é fazer o seu planejamento financeiro. Ele fornece o mapeamento das suas finanças, isto é, as entradas e saídas do seu orçamento.
9. Saiba quais são os seus objetivos
Tenha objetivos bem definidos. Eles serão uma motivação para você.
8. Livre-se das dívidas
Se você possui dívidas, primeiro elimine-as antes de fazer qualquer investimento. Com elas, será difícil acumular um patrimônio sólido.
7. Não invista em bancos
Eles cobram taxas que diminuem a rentabilidade final dos investimentos e a variedade de produtos costuma ser menor e as taxas de rendimentos oferecidas são baixas.
6. Conheça os principais investimentos para iniciantes
A opção mais segura é a renda fixa. Basicamente, ela é um título de dívida emitido por uma instituição como, o governo ou bancos.
5. Faça uma reserva de emergência
O primeiro foco do dinheiro investido deve ser para a formação da sua reserva de emergência.
4. Diversifique os investimentos
O objetivo é aplicar o dinheiro em vários tipos de investimentos para obter bons rendimentos independente das condições de mercado.
3. Tenha paciência e disciplina
Tenha controle de si mesmo. Evite tomar decisões baseadas nas vontades momentâneas e nas emoções. Priorize sempre os seus objetivos.
2. Avalie investimentos de renda variável
Após ter formado a sua carteira de investimentos com renda fixa e se tornar um investidor mais experiente, pode ser interessante reservar uma parte do capital para investir em renda variável.
1. Acompanhe os seus investimentos e o mercado
Não basta apenas investir o seu dinheiro, você precisa acompanhar o desempenho das suas aplicações, principalmente as de renda variável.
Portanto, o ideal é fazer uma análise dos resultados, pelo menos, a cada seis meses. Compare os retornos obtidos com as suas expectativas.
FONTE: Riconnect
Deixe um Comentário