10 invenções da Nasa que revolucionaram o nosso dia a dia

A ciência precisa constantemente de novas ferramentas para aprimorar seus estudos. E, com elas, surgem objetos que facilitam o nosso cotidiano. A revista Forbes fez uma listagem dos produtos que foram criados pela NASA e que acabamos incorporando no nosso dia a dia. Confira agora 10 invenções da Nasa que revolucionaram o nosso dia a dia

10. Câmera para celular
Na década de 1990, uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) trabalhou para criar câmeras com qualidade científica e pequenas o suficiente para caber em espaçonaves.

9. Precisão do GPS
Desenvolvido nos anos 1970, o sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS, foi uma importante invenção, mas que ficou ainda melhor com a NASA, que, na década de 1990, criou um software para corrigir erros nos dados transmitidos na rede global de receptores de GPS.

8. Calçados atléticos
Neste caso, em particular, a fala de Neil Armstrong, sobre “um enorme salto para a humanidade” vem totalmente a calhar. Os tênis Nike Air não existiriam se não fosse pela tecnologia de construção de trajes desenvolvida pela NASA.

7. Aspirador portátil
A NASA abordou a Black & Decker para desenvolver um dispositivo leve para coletar amostras na lua. A empresa então usou tal tecnologia para criar o Dustbuster em 1979. O aspirador portátil obteve sucesso imediato – vendendo mais de um milhão de unidades no primeiro ano. Barato, leve e conveniente, foi projetado para limpezas rápidas de sujeira e respingos superficiais.

6. Lentes resistentes a arranhões
Também devemos à agência espacial norte-americana a possibilidade de optar por lentes resistentes a arranhões em nossos óculos. Para evitar, por exemplo, que pó e partículas pudessem danificar as viseiras dos capacetes dos astronautas, a Nasa desenvolveu um processo para criar lentes anti-riscos.

5. Espuma de memória
É o famoso “travesseiro da Nasa”? A tecnologia desse produto é consequência de um material criado pela Nasa na década de 1970. A incrível espuma com elevada dissipação de energia, chamada viscoelástica, foi criada com o intuito de ajudar a tornar os assentos dos pilotos de aviões mais confortáveis. Quando a patente passou a ser de domínio público, ganhou o mercado de travesseiros, colchões e acessórios esportivos.

4. Fones de ouvido sem fio
A NASA, sendo uma das precursoras da tecnologia de comunicação, desenvolveu os fones de ouvido wireless para permitir que os astronautas ficassem com as mãos livres.

3. Mouse de computador
Na década de 1960, um pesquisador da NASA estava tentando tornar os computadores mais interativos quando foi sugerida uma ideia sobre a melhor forma de manipular dados na tela do computador, o que levou a criação do mouse.

2. Próteses artificiais
As inovações da Nasa em materiais de absorção de choque, juntamente com atividades robóticas e veiculares, ainda são adaptadas para criar próteses de membros artificiais funcionalmente mais dinâmicos.

1.Computador portátil
O computador de bordo portátil foi criado adaptando o GRiD Compass, o primeiro laptop portátil desenvolvido pela Nasa. Durante sua criação, o hardware e o software tiveram que ser modificados, o que impulsionou o mercado comercial.


FONTE: Forbes

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *